Resenha :Mafalda vol. 1 a 10, de Joaquín Salvador Lavado- Quino

13 maio 2015











Edição: ***
Editora: Martins Fontes
ISBN: ***
Ano: 2001
Páginas: ***
Sinopse: O caráter universal das tiras de Quino faz com que, no mundo inteiro, as crianças de hoje e as que sobrevivem em cada um de nós se identifiquem com a personagem na oposição às injustiças dos homens, no inconformismo com o absurdo das ditaduras, na perplexidade diante do irracional cotidiano. Nesta edição, os álbuns são encadernados e em cores feitos para colecionadores. Os títulos foram dados pela própria Martins Fontes inspirados em algumas tiras de cada volume.



Minha opinião:

Há muito tempo eu venho tentando fazer fusquinha da minha coleção da Mafalda (Velha, suja e arrebentada, de tanto que já foi lida.) pra vocês.


E acho que só isso mesmo, porque quem sou eu pra meter bedelho na obra do Quino, né gente?
Se você vive neste planeta, com certeza já viu essa menininha, mesmo que não saiba bem quem ela é.
Eu sempre me espanto com a forma como as tirinhas de Quino simplesmente não envelhecem. A política, o mundo as pessoas no geral continuam tão ruins quanto eram há 50 anos atrás.


Pra quem não conhece, as tirinhas de Quino-aqui tenho as publicadas nos anos 60- são ácidas e questionadoras, e são uma crítica à política, à sociedade, à musica e até à sopa (Huauahuahauhau, é sério!) da época. O bacana é que mesmo em meio a assuntos cabulosos, as crianças da série não perdem seu lado infantil e inocente, e as tirinhas são leves e divertidas.  
Tentei tirar uma foto visível das tirinhas dos livros, mas não rola. Eu sou a pior fotógrafa do mundo, e o tremor essencial não ajuda em nada.

Tudo nos livros é uma graça, as capas são coloridíssimas e fofas, e na folha de rosto e na folha final de cada livro ainda aparecem os personagens em mais piadinhas. É muita fofura.



Se você ainda não conhece as tirinhas do Quino, é só dar um Google que aparecem várias, em uma profusão de línguas para você escolher. A quem se garantir no portunhol, recomendo também que visitem a página em homenagem a Quino e Mafalda, que conta com um sensacional e engraçadíssimo perfil das personagens.
Cara, se você ainda não é fã de Mafalda, trate de conhecê-la. Se você já conhece e não ama, eu vou aqui rezar pela sua alma. Apenas.
Hauhauhahuahahau. 
Falem comigo, vocês amam a Mafalda demais ou exageradamente? Sim ou com certeza? Hauhauhauhau

11 comentários:

  1. Achei esse post especialmente genial!
    Quem nunca viu a Mafalda por aí, com toda a sua simplicidade e sabedora, né?
    Adorei que vc tenha escrito sobre ela aqui no blog :)

    ResponderExcluir
  2. Mafalda é puro <3
    Fiquei com inveja dessa tua coleção. Quando for te visitar, vou roubar :P
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois TENTE! Hauhauhauhauhaah! Val, fica mais barato tu comprar a coleção toda do que vir até aqui, eu acho. Hauhauhauhaah

      Excluir
  3. Olá! Sempre lia as tirinhas de Mafalda nos livros da escola, mas nunca cheguei a comprar não. Realmente as tirinha são ácidas e atemporal. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De um jeito ou de outro, todo mundo conhece a Mafaldinha. Rsrsrsrs

      Excluir
  4. Louca para ler...amo gibis e acho a Malfada um estilo adulto e excelente...
    Gostei boa dica. Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lhéu, é o máximo!!! Se você conseguir comprar, faça, pq é o máximo!

      Excluir
  5. Quem não conhece realmente não vive nesse mundo, pra quem estudou em escola pública onde os livros costumam ser padronizados - pelo menos antes era, não sei agora - já deve ter visto várias tirinhas da mafalda no livro de português, haha! Eu vi. Sempre gostei dessas tirinhas, são ótimas para refletir e ensinar :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hauhauhauhau, não é verdade, Mariana? Nos livros ou no Facebook, a Mafalda sempre aparece!!!

      Excluir
  6. Olá Amanda. Eu conheci a fundo Mafalda quando comecei a estudar para ser professora. Ainda no meu ensino médio. Antes eu lia as tirinhas, mas não ligava muito. Hoje em dia, posso dizer que tenho um carinho imenso por essa personagem. Ela vem trilhando caminhos comigo ao longo de minha profissão e sempre me ajuda muito! Pena que eu não tenho ainda como comprar os livros, mas assim que tiver a oportunidade o farei!

    Um grande abraço pra ti! =D
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥