Edição: 2ª
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636795
Ano: 2015
Páginas: 440
Sinopse: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.
Resenha
Quando recebi meu exemplar em casa, suspirei pesadamente. Logo imaginei que seria mais um infanto-juvenil copiado de tantos outros.
Só de olhar a capa e ler a sinopse, a preconceituosa aqui pensou: lá vem mais uma distopia adolescente, provavelmente uma mistura sem sal de Harry Potter e Jogos Vorazes.
Não poderia estar mais equivocada (\o/ YAY!!!). A má impressão não resistiu à primeira página, e logo estava apaixonada, tamanha a habilidade da escrita do Renan.
Logo no princípio do livro, o autor deixa claro que, apesar de envolver magia, a revolta da trama é focada na luta financeira e política entre o Governo e os comerciantes que, apenas por acaso, também são magos.
... Isso confirma minha teoria: o motivo do conflito atual é muito mais financeiro e político do que algo relacionado ao controle*. Os magos estão envolvidos pela simples coincidência de que essa prática é mais comum na classe comerciante. Hoje, o controle* é a única arma que eles têm contra o governo. - Leran Yandel, capítulo 4, página 58.
*Obs: Controle é como a "magia " é chamada no livro, referindo- se à capacidade de controlar os 18 elementos naturais apresentados na história.
O fato de não ser uma disputa puramente mágica, aproxima a história de nossa realidade, ainda que Acigam faça parte de um mundo fictício. Em linhas gerais, a mensagem de Renan é clara, passada através de pensamentos do jovem Leran Yandel: a melhor forma de combater tiranos é o conhecimento, e eles farão de tudo para que as pessoas não tenham acesso a ele.
Traçar paralelos entre ficção e realidade é inevitável, ainda mais eu sendo funcionária pública da Secretaria de Educação de São Paulo. Não é piração minha, a mensagem é apresentada de forma muito incisiva, e inteligente pelo autor.
...Não parece que têm vontade de mudar as coisas. Na verdade, nem sabem que a vida pode ser diferente... mas eu sei. Essa mediocridade não é para mim. (...) Sou muito maior do que tudo isso. Meu potencial é desperdiçado dentro desse sistema. - Leran Yandel, capítulo 3, páginas 48 e 49.
Fora a inteligente crítica social, o enredo é recheado de personagens cativantes e bem construídas, e escapa da visão infantil que cria uma dicotomia entre o grupo que só tem "malvados" e o que só tem "bonzinhos". Através de duas personagens de grupos distintos, Renan nos mostra pessoas "cinzas", tornando a história muito mais interessante e real - algo como os PoV de Martin, mas que são trocados com menos frequência- ajudando o leitor a enxergar e entender a postura de cada personagem.
Cada personagem tem um elemento que o guia, Leran é impulsivo pois é um controlador de fogo, sua irmã Luana, apesar de ter habilidades com todas as energias, aparenta ter melhor capacidade com as trevas, então mesmo os bonzinhos podem ter algo obscuro dentro de si, conforme a linda fábula que Renan escreve no Prólogo , e que já me capturou de início.
Eu sei que estou enchendo de passagens do livro, mas é lindo, olhem só:
"Treva os convidou para examinar a criação com cuidado. Mostrou-lhes que, ao girar o globo, ela criara o Equilíbrio, força capaz de reger todas as energias e elementos colocados ali por eles. A partir daquele momento, a esfera teria as mesmas proporções de luz e sombra, de frio e calor, de alegria e tristeza, de bem e de mal... Sem deixar que os irmãos percebessem, ela despejou, em cada pequena parte do mundo, um pouco de trevas." -Prólogo, página 13 - A criação do mundo.
Outro fator que me fez apaixonar pelo livro foi que Leran, apesar de exercer um papel importante na Guilda, não é o centro do embate, não é o "Escolhido", não é superior aos seus pares nem no aspecto físico, nem no mágico, é apenas mais um no grupo, que representa um papel importante, mas não indispensável.
Tudo isso somado a cenas de batalha incrivelmente bem construídas e de tirar o fôlego, mostram que a série Supernova está longe de se utilizar das fórmulas batidas que andam pipocando pela literatura, e que tanto me cansam. Pelo contrário, é uma história original, surpreendente, com boas e bem construídas reviravoltas (embora não inesperadas, para os aficionados em leitura de aventura e fantasia), que realmente dão brilho e fluidez à história.
Pra fechar com chave de ouro, mais um fator que me impressionou, foi que o romance entre Judra e Leran está no ponto, sem atrapalhar a dinâmica do enredo, sem melar, sem aparecer em momentos inoportunos, coisa raríssima de se ver, mesmo. Parece que Renan deve ser um leitor tão chato como eu. Huahauhauhau.
Pra não dizer que não há nadinha a reclamar, eu que sou chata, mando duas reclamações:
Meu exemplar veio com um aviso de que possuía ilustrações inéditas, e eu logo me animei. Mas ao abrir o livro e vê-las, não fiquei muito empolgada. ( E vocês tão carecas de saber que eu sou ""A" empolgada com ilustrações.) Não é que o traço seja ruim, é lindo. Mas a história é tão energética e vibrante, que eu esperava algo de mais impacto, mais forte, colorido, sei lá. Chatice minha, mesmo.
Ó só: é bonito? É! Podia ser fantasticamente maravilhoso se fosse mais colorido ou mais marcado?
PODIA! Não podia?
Por fim, a minha reclamação de sempre: é série, e ainda está sendo escrita, e eu vou morrer até lá (George Martin feelings). Pelo menos meu exemplar veio com uma provinha de "A estrela dos Mortos" ( e também um capítulo extra de Judra), e sei onde foram parar Leran e a irmã Luana.
Paciência, pelo que vi até aqui a série Supernova vai valer a espera!
Ai Amanda, que bom que tu gostou nêga ♥
ResponderExcluirTu já me ajuda há tanto tempo e eu nunca pude te mandar nada,
fico feliz que acertei em cheio no primeiro que mandei ^_^
Como sempre arrazô na resenha, fiquei aqui louquinha pra ler, pena que tô sendo soterrada numa avalanche de livro atrasados, beijoo
♥
<3 Obrigada, Kris. Eu adorei mesmo. Que bom que você gostou da resenha, eu sempre tenho medo quando gosto muito de um livro, de parecer imparcial e imbecil. Hauhahuahauhauahuaha.
ExcluirNunca tinha ouvido falar, gostei da arte na capa! As ilustras dentro do livro realmente ficariam lindas se fossem coloridas. Agora, sobre a história, parece legal, mas não sei. Não me chamou TANTO a atenção assim e olha que gosto desses gêneros, talvez seja o momento mesmo. Haha!
ResponderExcluirBeijos.
Oi Amanda!!!!
ResponderExcluirEu li uma outra resenha do livro a algum tempo, mas adorei a sua.
O livro não faz meu gênero, mas gosto de livros que abre um espaço para critica social e isso é mais interessante partindo de um gênero de fantasia e infantojuvenil. Adorei sua resenha, muito bem escrita. Linda a diagramação do livro.
Primeira vez aqui no blog, adorei.
Beijos
http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/05/resenha-por-que-eu-sinelia-peixoto.html
Há algum tempo tenho visto dos livros da Editora (e babado neles). Esse livro está entre os que eu mais quero (o foda é que cada vez mais lançam sagas/series de livros e fica difícil financeiramente para te-los). Amo livros com magia, manipulação de elementos é fantástico!
ResponderExcluirEu também não curto esse boom de sagas e séries. Desespero de comer nossa grana, né?
ExcluirOlá! Bom, já tinha lido outras resenhas do livro mas nenhuma me mostrou tantos detalhes quanto a sua. Bom, a história faz parte do meu gênero. A capa é bonita e concordo com você na parte das ilustrações se fossem coloridas seriam maravilhosas! Vou colocá-lo na minha lista, quem sabe eu leio ele! Seguindo!
ResponderExcluirBeijão da Lari <3
Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter
Me apaixonei pelo livro, porém achei que o personagem explicava demais em meio de todo aquela correria e batalhas do livro. O jeito é esperar ansiosa sobre a continuação,
ResponderExcluirbjus
É verdade, Fernanda, mas não me incomodou pois eu achei necessário pra ambientação na história. E mesmo assim, a narrativa seguiu bem fluída, não acho que tenha atrapalhado. Beijo.
ExcluirOI,
ResponderExcluirEu já conhecia esse livro, embora nunca tenha lido me interesso por ele e ao ler a sua resenha o meu interesse só fez aumentar.
http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
Oie!
ResponderExcluirEu já tinha visto uma resenha sobre este livro, e já tinha me interessado pela premissa, mas agora você mostrando um pouquinho mais sobre ele, eu quero mais ainda. O interior dele é lindo! *-* Adorei!
Beijos
Blog Cheiro de Livro Nacional
Ola Amanda eu já amei a capa quando vi esse lançamento, adoro livros voltados para magia, as ilustrações estão tão lindas, que não vejo a hora de ler. Fico feliz que o livro te surpreendeu positivamente . beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Já li várias resenhas do livro e adorei! <3
ResponderExcluirGosto muito de leituras mais juvenis, com magia e fantasia. *-*
Amei essa capa! Vou esperar o segundo estar quase saindo para iniciar a série. rs
www.apenasumvicio.com
Nossa!Que resenha legal! Eu acabei de colocar esse livro nos meus desejados do Skoob, gosto muito de fantasia e além de me parecer um ótimo livro ainda tem ilustaração...Agora fiquei doida para ter um só para mim!!!
ResponderExcluirBeijos,
http://scraplivros.blogspot.com.br/
Oláá
ResponderExcluirSua resenha está ótima, muito bem escrita mas não tenho vontade de ler o livro apesar de ouvir tantos elogios, o enredo é bem legal e a capa está bonita, maaas, não é meu gênero favorito ;)
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olha eu sinceramente ainda nem iniciei a minha leitura, porque eu também não gosto de ficar esperando pelo próximo livro da série. Prefiro esperar pelo menos o segundo sair para poder ler tudo de uma vez só entende? Mas olha, eu gostei bastante de tudo que você abordou sobre a história e percebi que você gostou bastante. Espero poder também gostar, porque eu nem sei o que esperar pra te falar a verdade. Mas enfim...
ResponderExcluirVenha conferir minha outra resenha
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-seducao-morta-lenda-de.html
Olha eu sinceramente ainda nem iniciei a minha leitura, porque eu também não gosto de ficar esperando pelo próximo livro da série. Prefiro esperar pelo menos o segundo sair para poder ler tudo de uma vez só entende? Mas olha, eu gostei bastante de tudo que você abordou sobre a história e percebi que você gostou bastante. Espero poder também gostar, porque eu nem sei o que esperar pra te falar a verdade. Mas enfim...
ResponderExcluirVenha conferir minha outra resenha
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-seducao-morta-lenda-de.html
Não lembro de ter lido outra resenha do livro e assim não me chamou atenção, nem capa nem sinopse, nem nada. Sua resenha esta ótima, e assim, imagino o mesmo que vc antes de ler o livro, mesmo vc dizendo que não, sei lá, acho que só lendo mesmo para saber o que vou achar, coisa no momento não se encaixa.
ResponderExcluirBrubs
O Diário do Leitor
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá vi algumas resenhas desse livro, mas acho que a sua foi a mais empolgada, acho que você curtiu mesmo essa leitura!
O livro tem uma premissa interessante até, mas não faz muito o gênero que gosto e que costumo ler então não tenho pretensões de comprar esse livro! Mas achei bem bacana a relação que o autor fez da história com a vida real, também sou funcionária pública e sei bem do que você tá falando...rsrs.
Beijão :*
http://www.livrosesonhos.com/
Funcionária pública??? Me abraça. A gente sabe, a gente sabe....
ExcluirOi!
ResponderExcluirJá tinha visto a capa desse livro mas sempre achei que fosse um infanto juvenil bem simples.
Fiquei surpresa que o autor conseguiu fazer críticas interessantes inserindo-as na trama :)
É muito raro mesmo o romance em livros não estragarem a história!
Beijos!]
http://choqueliterario.blogspot.com.br/
Oi Amanda, tudo bem?
ResponderExcluirQuero ler o livro, mas não sabia sobre a questão da crítica social e gostei de saber que é feita, e também que o Leran apesar de protagonista não está num patamar mais alto como geralmente acontece.
Bjs
A. Libri
É justamente por conta de tantas séries que agora estou preferindo começar uma quando seus livro sjá estiverem lançados, Ficar nesta expectativa é de matar...
ResponderExcluirBjs, Rose.
Olá!
ResponderExcluirMuito bom quando o livro nos surpreende.
Não leio muito do gênero e acho que teria a mesma opnião que a sua rsrs.
As ilustrações ache tbm sei lá poderiam ser mais bonitas.
AAAA e adorei sua letra se postar foto da minha vc se assusta kkkkk
Adorei sua resenha
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Huahauhauhahua. Obrigada pelo elogio à minha letra, a vida td eu ouvi reclamação sobre essa letrinha tombada. Huahauhauhau.Beijos.
ExcluirOlá! Nossa senhora de todos os livros, ele parece fantástico! Eu adoro livros com uma critica social bem forte, porque acho que é muito atual! As ilustrações são lindas, eu fiquei apaixonada por elas, amei a capa e simplesmente amei por ter o meu nome no livro! UHUL! Nunca li um livrinho com meu nome, me senti especial agora!
ResponderExcluirQuero muito ele a tempos e sua resenha só me encheu de mais vontade!
Adorei viu?
Beijos
cheireiumlivro.blogspot.com.br
Huahauh, Luana, vc vai adorar a série então, pq parece que sua xará vai ter bem mais destaque nos próximos livros.
ExcluirOie! Tudo bem?
ResponderExcluirQuando o livro chegou pra mim, ao contrário de você, eu adorei! Estava super empolgada com a leitura. Porém, decepcionei-me muito... Achei tudo muito fraco: o universo, os personagens, a narrativa, a escrita... Não gostei tanto assim não.
Beijos,
Juliana Garcez | Livros e Flores
Acho que suas expectativas estavam muito altas, e as minhas, muito baixas. Hauhauhauha
ExcluirTambém recebi o livro e por mais curiosa que eu tenha ficado minha irmã aguardou ansiosamente a chegada do livro, ela já leu e eu não, hahaha, ainda. Pretendo ler mês que vem, por ser um livro grandinho creio que irá me tomar algum tempo. Adorei sua resenha! Eu, quando vejo um lançamento de juvenil, logo penso que é mais do mesmo... Bom é quando somos surpreendidas, assim como você se surpreendeu com esse livro.
ResponderExcluirBeijos
http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/
Oi, Amanda.
ResponderExcluirNão sabia que a trama política de Supernova era tão aprofundada assim. Fiquei enlouquecida para lê-lo agora. Imaginei que seria mais uma fantasia clichê sem muitas surpresas e vi que me enganei completamente.
Com carinho,
Celly.
Me Livrando || Livre-se você também!
Olá flor, que bom que a história te surpreendeu e não foi só mais um clichezinho miserável. Eu até leria o livro se ele fosse único, mas sendo serie infelizmente terei que deixá-lo passar, estou com uma lista enorme de livros para ler e resenhar no blog, fora as minhas 6 series intocadas que estão só pegando pó e me olhando da estante :( . Enfim, amo leituras com batalhas, magos e tal, mas vou ter de deixar passar,quem sabe mais futuramente eu consiga lê-lo e até lá também quem sabe a serie toda já tenha sido lançada, porque é o ó você ler um livro e ficar esperando trocentos anos para sair o próximo e assim por diante,hahahaha.
ResponderExcluirÓtima resenha.
bjs
Oi, Amanda, tudo bem? ^^
ResponderExcluirEu adoro livros que envolvem magos. hehehe.
Bem, esse contexto que vc mencionou das classes sociais me faz lembrar "A Trilogia do Mago Negro" a qual estou lendo o último livro agora, a autora abordou tb essa temática das diferenças e preconceitos dentro das classes sociais, mas, apenas isso que me lembrou. Fiquei bem interessada pela série, mas, vou esperar sair mais alguns por aqui para não sofrer com esperas.
Com toda certeza entrou para minha lista de desejados. XD
Beijo!
Livros & Tal [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]
Meu Deus, quero esse livro desde que ainda era uma publicação independente do autor. Estou tão orgulhosa de ser uma obra nacional… Sua opinião me enche de boas expectativas e espero ler Supernova o quanto antes. :D Gosto de pensar que a magia (ou o controle) torna esse livro uma fantasia, mas a organização social e o próprio enredo se aproximam da nossa realidade. Com certeza, quero ler esse livro tão bom!
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá Amanda tudo bem, a estrutura que o autor usou nesse livro é muito inteligente, gostei da resenha! As ilustrações do livro tbm é algo que chama atenção! Eu não tenho o hábito de ver uma capa assim e ler, mas fiquei curiosa lendo sua opinião! Bjkas
ResponderExcluir