Resenha: A Donzela sem Mãos e Outros Contos Populares, Adaptação de Helena Gomes

27 maio 2015









Edição: 1ª
Editora: Escrita Fina
ISBN: 9788563877802
Ano: 2013
Páginas: 112
Sinopse:
Amparadas pela refinada arte do premiado ilustrador Kako, as cinco histórias recontadas de A donzela sem mãos e outros contos populares, novo lançamento da Escrita Fina Edições traz a marca e o talento da autora Helena Gomes. Ora seguindo as versões originais, ora se afastando delas, a autora empenhou sua pena (ou, nos dias de hoje, o teclado do computador) para dar sentido às lacunas deixadas pela tradição oral e pelos folcloristas que as recolheram — sem, contudo, desvalorizar a magia responsável por conquistar gerações e gerações de leitores ao longo dos séculos.Tendo como fontes valiosas os inevitáveis irmãos Grimm, os estudos e a tradição literária de Monteiro Lobato, Câmara Cascudo, Sílvio Romero e Figueiredo Pimentel, e o olhar psicanalítico de Clarissa Pinkola Estés e Bruno Bettelheim sobre os contos de fada, Helena Gomes traz neste título histórias que, em sua esfera fantástica, espelham o mundo real: cada vez mais violento, marcado por relações de aparência, com gente sem escrúpulos para atingir seus objetivos, e situações, por vezes, sem perspectiva de redenção.



Resenha


Olá, crianças!!!!
Hoje venho com uma resenha bem sussa, que é só porque eu quero mostrar uma coisa muito linda pra vocês.
Assim como Kris tem o projeto Biblioteca da Alice, aqui em casa, rola o projeto livros da Sophia (minha futura filha não nascida) e do Pietro (meu futuro sobrinho não nascido) este projeto consiste em: eu e minha irmã completamente malucas com qualquer adaptação de contos de fadas neste mundo. Aqui rola de Monteiro Lobato a Maurício de Souza adaptando aquelas histórias que a gente tá careca de conhecer. Não importa se são os Grimm, se é Hans Christian Andersen, Perrault... a gente cai matando.
Claro, eu como sou bizarrenta, vou atrás de umas coisas mais malucas ou alternativas, ilustrações ao estilo cordel, adaptações muito sombrias, todo tipo de coisa muito doida, que eu espero que minha cria do futuro goste, por favorzinho, aprende com a mamãe.
Este aqui é EXATAMENTE meu tipo de livro.
Contando com contos menos conhecidos, numa adaptação rápida e rasteira, e com ilustrações maravilhosas de Kako, tudo meio sangrento, com contos violentos como os pais malucos de 1700 as conceberam, para assustar as crianças bem muito.
Os tons de preto, branco, vermelho e sépia das ilustrações reforçam o sombrio das histórias, fechando tudo, bem redondinho, numa edição linda, do jeitinho que a gente ama.




Os contos presentes no livro são:

  • A donzela sem mãos
  • As túnicas de urtiga
  • A rainha que sai do mar
  • O porco encantado
  • A moura torta
Eu não conhecia nenhum, o único de que já tinha ouvido vagamente era o da Moura Torta. Todos seguem a linha: "meldels, isso era pra crianças?!?!?!?!?!" E eu não poderia estar mais feliz com isso.
Quem gosta de ler bem sabe que Cinderela, Chapéuzinho Vermelho, Branca de Neve, A Pequena Sereia e afins eram bem mais mórbidos antes do tio Disney colocar suas garrinhas nas histórias, se apropriando dos contos populares da forma mais açucarada e blé possível.
Quando vi que estes ainda estavam escorrendo sangue, dei pulinhos de felicidade. HAUHAUHAUHAUHAUHAU.
Adorei essa adaptação, e a edição está mais do que perfeita. Páginas em creme, ilustrações perfeitas e condizentes com a obra, texto certeiro... apaixonante! Queria que fosse um daqueles giga livros de capa dura, com mil histórias, só assim para ser mais perfeito!!! <3 <3 <3
E vocês, gostam de contos de fada? Sonham em nerdizar futuros filhos? Me conte suas nóias!!!!
Beijos!

2 comentários:

  1. eu amo cotnos de fadas, principalmente depois que descubro a versão original deles hasuahuhausha
    Tbm tenho isso de biblioteca infantil [comecei pra mim pq gosto do gênero e agora é pra Miguelito, o sobrinho mais gotoso do mundo <3]
    Essa edição é linda, fiquei babando nas ilustrações...
    dos contos só tinha ouvido falar da Moura tb...
    bjs, Mandy ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahauhauahua. Que bom que não sou maluca, ou pelo menos não sou maluca sozinha.Huahauhauhaua. A bem da verdade, eu amo livros infantis, mas a possibilidade de passá-los pra uma criança nossa,assim, deixa td mais gostoso. Rsrsrsrsr

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥