Resenha - O Xangô de Baker Street de Jô Soares

11 agosto 2014


Edição: 2
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 8571644829
Ano: 1995
Páginas: 352
Sinopse:
Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.


Minhas opiniões sobre o livro

O Xangô é um livro interessantemente cômico e despretensioso, que consegue enquadrar num mesmo enredo Sherlock Holmes, Jack o estripador, Dom Pedro II e mais um monte de personagens históricos do Brasil do século XIX. O livro é algo que só se poderia esperar de Jô Soares mesmo.

Com seu humor inteligente e ácido, Jô consegue trazer para o Brasil ninguém menos que o Ilustre detetive Sherlock Holmes a convite (simplesmente) do Imperador Dom Pedro II, para investigar o desaparecimento de um violino Stradivarius. E em sua estadia por aqui Sherlock acaba se deparando com uma séries de assassinatos de mulheres que nos deixa perante outra figura ilustre, o mais conhecido serial Killer de todos os tempos Jack, o estripador. O enredo nos traz a comédia contrastando com cenas de mistérios típicas de romances policiais tudo isso bem ambientado no Rio de Janeiro do século XIX.

O Livro nos rende muitas e boas risadas, principalmente partindo dessa versão tão caricata do "Sherlock", coisa que fez alguns fãs mais xiitas amaldiçoarem o Jô mortalmente, pois o Sherlock de Jô é bem diferente do de Sir Conan Doyle. Enquanto o Clássico é um gênio, dedutivo e incompreendido o de Jô é um sortudo e fanfarrão. Há diversos fatos históricos reais que nos livros são apontados como "deslizes" causados por Sherlock ou por Watson (que é lógico que não deixaria de vir).

O Livro tem uma adaptação para o cinema, mas infelizmente ainda não assisti.

Recomendo a leitura é uma ótima tirada para quem gosta de dar boas gargalhadas.

10 comentários:

  1. Ai Kris, eu não consigo ter vontade de ler Jô. Eu acho ele um porre sem fim. Na resenha vc usou um adjetivo que definitivamente eu não associo ao Jô: despretensioso. (aliás, dois: cômico também.)
    Não consigo achar graça nesse cara, e ainda mais com tanto endeusamento que tem em torno dele. Enfim, esse livro acho que eu passo! Huahuahuahua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda tadinho do Jô.
      Ah sou suspeita pra falar dele, sou fã sim.
      Acho ele bem engraçado e curto muito a inteligência dele.
      Sei lá, acho que errei no termo despretensioso mesmo, mas acho que com o grau de intelectualidade dele ele tem no mínimo o direito disso. Eu sou bem menos intelectual e sou bem pretensiosa :P
      Mas, vc é chata. O livro é bom, kkkkkkkkkk
      Beijooooo <3

      Excluir
  2. Oi Kris diva,
    Assim como você eu ri muito nesse livro!
    Pra mim ele é o melhor do Jô! A leitura flui, assim como as gargalhadas, né?
    Amei sua resenha porque super me identifiquei com ela.
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, só li esse do Jô. Quero muito ler As Esganadas.
      Ri muito mesmo com a leitura.
      Obrigada por vir aqui sua linda ~3

      Excluir
  3. Kris, eu nunca disse que não sou chata, você que se enganou com a minha pessoa :-p. Huahuahuahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada minha irmã #9
      Briga comigo, não ~5
      Te ~7
      Hauhauhauha

      Excluir
  4. O livro parece ser ótimo, bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um clássico da literatura nacional, acho que vc vai gostar muito.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥