Uma Resenha Diferente:Chocolate Todo Dia - 119 Receitas para todo o mundo se derreter, de Heloísa Bacellar

26 agosto 2014

Edição: Primeira
Editora: D.B.A Dorea Books and Arts
ISBN: 9788572344135
Ano:
 2010

Páginas: 156

Fotos: Rômulo Fialdini

SinopseEste livro, em formato estojo, apresenta receitas de chocolates acompanhadas de fotos e a história das criações.

Minhas Opiniões sobre o Livro: Em primeiro lugar, olá pessoas. Hoje a Net deixou eu falar com vocês. Em segundo lugar, eu estou muito deprimida. Meu namorado mudou de Estado, e a única coisa que tem me deixado um pouco menos com vontade de me enforcar no pé de couve é cozinhar, por isso resolvi começar a resenhar meus livros de culinária, que eu amo, iniciando por este, que além de ser lindo e falar sobre chocolate, foi meu namorado quem me deu.
Preciso dizer que me frustrei demais com a sinopse que encontrei deste livro. Sério, só isso? livro em formato de estojo, chocolate, tchau. Isso a gente está vendo.
Devo confessar que nem cheguei perto de fazer todas as receitas deste livro, mas não tenho livro de receitas pra isso. Acho que desde que comecei a cozinhar, aos dez anos, dá pra contar nos dedos as vezes que eu segui à risca uma receita (a não ser bolos e pães, que eu costumo fazer mais certinho, mas até com esses já improvisei). O meu barato com estes livros é outro: Gosto de lê-los, folheá-los, admirá-los, cheirá-los, abraçá-los, até que estejam impregnados em mim, e só de olhar os ingredientes da despensa eu consiga visualizar a receita vindo em minha cabeça.
Neste quesito, este livro de Heloísa Bacelar é simplesmente perfeito. Ele não tem apenas receitas, mas conta com introduções com as quais eu me identifiquei demais ( ela é daquelas pessoas que se perdem na meada dos seus pensamentos, assim como eu), fotos que dão vontade de lamber a página, e CARINHO.


A começar pelo tal "Formato de Estojo", que Kris tentou comer quando viu a foto, pensando que era um chocolate (Huahauhauahua! Desculpa Kris, mas não podia deixar passar, isso já indica o quanto o livro é delicioso), que protege a capa, de um dourado reluzente, que a anta aqui não conseguiu captar na foto. O livro ainda vem com duas folhinhas de acetato, pra proteger as folhas daquela cacaiada que fica quando a gente cozinha. O carinho ainda se prolonga, pelos textos que Heloísa escreve, sempre se empenhando em demonstrar o trabalho que teve para que o livro fosse o melhor possível. Não se preocupe, Heloísa, dá para perceber isso em cada folha, em cada palavra, do seu livro tão gostoso quanto um chocolate.

O livro é o terceiro da coleção Cozinhando para Amigos, e eu bem que queria ter todos, mas ó, tá fácil não viu? O bicho é caro, cerca de R$130. Mas é um preço bem justo, pois a qualidade do material é incrível, e sempre me pego tentando "desgrudar" uma página da outra, e percebo que só tem uma.
Dividido em seções, esta lindeza tem caldas, bolos, biscoitos, sorvetes, tudo de chocolate, e até algumas receitas que não levam chocolate, mas que são perfeitas pra acompanhar o dito cujo, como a calda de frutas vermelhas, ou as cerejas em calda "de verdade".
Pra vocês não me xingarem ,que deu vontade e talz, segue a receita da calda de café e chocolate, da página 35 do livro.
Calda de café e chocolate (Rendimento: 1 1/2 xícara.): 1/4 de xícara de leite1/2 xícara de chocolate em pó1/4 de xícara de café expresso (pode ser um cafézão bem forte, dá certo, eu já fiz)100 g de chocolate meio amargo em pedaços
Preparo:
Em fogo baixo, aqueça o leite e o chocolate em pó, mexendo até dissolver. Quando ferver, acrescente o café, retire do fogo, junte o chocolate em cubinhos, misture até derreter e sirva ainda quente, com sorvete ou bolo. (Ou o que você quiser, tem café e chocolate gente, não precisa nem de acompanhamento! Huhuhauhauhauhauahuahu!) 

Aiai, é isso gente. Chocolate e livro, dá pra isso ser ruim???? Beijos e tchaus! 

5 comentários:

  1. Nossa, fiquei com água na boca! Concordo com você essas imagens são maravilindas!
    Confesso que sou um desastre na cozinha, eu tento, mas nunca acerto rs
    Acho que preciso fazer um curso ou algo assim, depois disso quem sabe né?
    Adorei a postagem!
    Beijos ^^
    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina abafa o caso que eu quis comer teu livro, hauhauhauha
    Mas bem que é verdade, quando eu vi teu livro pensei que era uma caixa de bombons ♥
    Adorei a resenha, gosto de cozinhar mas só coisas que não são triviais.

    ResponderExcluir
  3. fiquei com água na boca *------------------*
    amo livros de receita, mas não sou boa cozinheira TT_TT
    minha comida sai feeeia xD
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/08/iii-roda-de-leitura-em-paudalho-pe.html

    ResponderExcluir
  4. Que genial. Já marquei no skoob como desejado, quem sabe eu consigo trocar com alguém.
    Adorei

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostaram \0/ !
    Mas eu apelei também, chocolate é covardia, né!
    Eu adoro cozinhar, acho uma das coisas mais prazerosas, então espero que Maria Valéria e Francine descubram esse prazer. Beijos procês!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥