Resenha Especial: Augusto dos Anjos - Eu e Outras Poesias

18 outubro 2014

Um dos queridinhos da minha estante

Eu e Outras Poesias é o filho único do grande poeta Augusto dos Anjos. Havendo sido publicado inicialmente apenas "Eu" em 1912. Após sua morte em 1914, Órris Soares reuniu à coletânea original a produção de Augusto póstuma à publicação do livro, incluindo até o poema "A Meretriz" inacabado. Que veio a ser publicada em 1920 com prefácio do organizador e o título que conhecemos hoje "Eu e Outras Poesias".

O Mais complicado de escrever sobre Augusto é não saber muito bem como começar, ele assim como a sua obra, são de uma complexidade tão incrível que acaba sendo difícil tentar expressar em palavras o que eles representam. Ambos além de seu tempo, completamente originais, sinceros e incomparáveis. Não houve antes e nem depois um poeta que se assemelhasse a Augusto dos Anjos. Algumas vezes identificado como poeta simbolista, outras como pré modernista, para mim ele criou seu próprio gênero literário, dono de uma melancolia profunda, assimilada a um pouco de sarcasmo, filosofia e conhecimento em biologia, foi um dos poetas mais críticos de sua época, transpondo para suas obras aquilo que ele acreditava sobre vida e morte.


Essa parte vai especialmente para aqueles leitores que teimam em desvalorizar os autores nacionais, Augusto dos anjos, nasceu no Engenho Pau d'arco na Paraíba. É ele era NORDESTINO, o que me dá ainda mais orgulho. Foi um poeta precoce e compôs seus primeiros versos aos sete anos de idade. Foi educado em casa pelo pai, até ter idade de fazer faculdade. Formou-se em direito em Recife, mas nunca exerceu a profissão.

Augusto dos Anjos é sem dúvidas meu poeta favorito, tanto pela temática de sua obra, como pela forma que ela é escrita. Pela força e crueza, por mostrar o fim da ilusão romântica, por mostrar a morte como uma certeza e por falar dela de maneira incomum, exibindo em palavras o apodrecimento que de fato acontecerá com cada um, sem escapatória. A Poesia de Augusto, não é pra ser lida, mas sentida, e nada que eu fale aqui passará o que de fato ela representa. Leiam!

Seguem dois dos meus poemas favoritos e também dos mais famosos.


Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Produndissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
Augusto dos Anjos

3 comentários:

  1. Ah Kris, Augusto dos Anjos é mesmo sensacional. Embora meu preferido de toda a vida seja Ismalia, do Alphonsus Guimaraens (a loucura me persegue) e eu seja viciada em Álvares de Azevedo, Versos Íntimos é de fato o que há de mais impactante na nossa literatura.
    Fodarástico.

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer então que temos algo em comum, porque Augusto dos Anjos também é meu poeta preferido! Boa parte dos poemas e poesias que fiz foram inspiradas em suas obras e já tive, inclusive, um outro blog no qual eu postava estas poesias e claro, era muito criticada por meus versos serem um tanto melancólicos demais. Nem preciso dizer que fiquei louca com esse livro né? Resenha perfeita Kris, parabéns.

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca fui uma leitora ávida de poesias, e também em aulas de redação sofria para escrevê-las. As vezes sinto uma lacuna na minha vida literária por não lê-los com mais frequencia, mas quem sabe não venha a se torna um hábito novo. Adorei o eu post, e me fez pensar sobre essa minha 'lacuna'.
    bjks
    www.aghridoce.blogspot.com.r

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥