Erros na revisão de um livro - De quem é a culpa?

05 outubro 2014

Oi gente, hoje eu resolvi variar um pouco nas postagens e vir abordar um assunto que é um tanto que polêmico: Erros na revisão de um livro. Não se vocês perceberam, mas há um tempo atrás eu deixei uma enquete aqui na lateral com a seguinte pergunta:
Na sua opinião o que tem deixado a desejar nos livros nacionais?

  1. O Enredo
  2. A Diagramação
  3. A Revisão
E o resultado foi: 



Infelizmente tem sido algo bem comum nos últimos tempos encontrar erros durante a leitura que me fazem revirar o olhos e querer morrer.

Dramática!

Eu juro que tento nem focar nos erros, mas às vezes eles são tão fortes que é impossível se desvincular deles, no resto da leitura. Tipo: Você lê mais duas linhas e se pega pensando: "Havia trago"? Sério, como é que se deixa passar um erro desses num livro?
- Quem nunca, não é?

Mas de quem é a culpa?

Depende. E é nisso que eu quero focar aqui, pois já vi muitos blogueiros acabarem prejudicando autores por causa disso sem parar pra pensar que alguns autores são as maiores vítimas!

Em autores aqui, falamos dos nacionais, pois quando o livro é estrangeiro sabe-se que tanto a tradução, quanto a revisão ficam por conta da editora. Então nesse caso: O Veredito é Editora Culpada!

Quando um livro nacional é lançado por um autor independente sem vínculos com editora, como por exemplo os lançados pelo Clube dos Autores a culpa é do autor. Mesmo que ele tenha pago por uma revisão e essa tenha deixado os originais ainda com erros, a culpa é dele por não ter analisado o produto final antes da impressão. Então nesse caso: O Veredito é Autor Culpado!

Já em casos de livros nacionais lançados por editoras eu considero problemas de revisão sempre culpa da editora. Pois muitas vezes os autores nacionais pagam caro pela impressão de seus trabalhos e esses ainda não recebem a devida atenção nas editoras.
Eu já peguei livros com erros assustadores, tão incríveis que não há como entender como uma revisora deixou passar aquilo.
Há casos também de erros na diagramação que chegam a ser absurdos eu já vi um onde havia duas linhas inteiras de erro de digitação, repetiram as duas linhas iniciais do capítulo anterior e depois continuaram a escrever o capítulo normalmente. E isso foi algo que prejudicou bastante a autora, que vem recebendo várias resenhas negativas do seu livro que é bom, mas cuja revisão e a diagramação da editora deixaram muito a desejar.
Há casos também de autores nacionais que pagam pela revisão de seus próprios livros fora da editora, mas mesmo nesses casos eu culpo a editora pelos erros, pois ela deveria ter passado esses originais pela sua própria revisão antes da impressão. Já que a partir do momento que ela põe a sua marca numa obra ela toma para si essa responsabilidade. Então nesse caso: O Veredito é Editora Culpada!

Lógico que errar é humano, mas a edição literária é uma área que requer perfeição, ou quase isso.
A criação desse post não foi no intuito de apontar pequenos erros de digitação ou falta de acentos em todo o texto de um livro. A intenção do post  foi chamar a atenção para os erros graves que os profissionais literários tem deixado passar, prejudicando novos autores e diminuindo assim a qualidade das obras nacionais e em parte servindo de base para muitos preconceituosos que menosprezam a qualidade dos livros nacionais.

Dediquem mais atenção à revisão, por favor!

Beijos, espero que vocês gostem do post e não deixem de deixar as suas opiniões nos comentários.

10 comentários:

  1. Infelizmente, essa é a realidade do Brasil, ainda...

    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris, realmente incomoda a leitura quando os erros são grosseiros, mas acho que diminuiu MUITO nos últimos anos. Tenho lido muitos livros nacionais, especialmente desde que criei meu blog, e no começo quase todos tinham erros. Hoje, já posso contar nos dedos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia acho que você está dando sorte, viu?
      Porque é o que mais tem por aí.
      Eu mesmo dou sorte quando pego um sem :/

      Excluir
  3. Oi Kris!
    Haha estou de volta ;)
    Bem interessante olhar deste ponto.
    Muitas vezes culpamos um autor sem pensar, é bom analisar que nem sempre a pessoa que coloca o seu nome na capa é o responsável pela revisão e diagramação do livro.

    Beijos
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É e tem muitos autores que pagam uma pequena fortuna pra publicarem seus sonhos e acabam recebendo um péssimo trabalho das editoras.

      Excluir
  4. Adorei o post! rsrsrs
    Eu li recentemente um que me fez revirar os olhos mesmo. Sem contar que o que era pra ser uma coisa pra nos ensinar, acaba ensinado errado. E ops livros nacionais sempre são os com mais erros.

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É infelizmente parece que as editoras dão mais atenção ao trabalho feito nos livros estrangeiros que nos nossos conterrâneos. Lamentável.
      Obrigada pela visita

      Excluir
  5. Curti o post, é de se virar os olhos mesmo, livros nacionais são os mais prejudicados.

    Ps: seus comentários estão certinhos, mas é que como são moderados, estão moderando aos pouco, sem tempo sabe.

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥