Resenha: Perfumes de Paris - Sayonara Salvioli

26 setembro 2016





Edição: 1
Editora: Primavera Editorial
ISBN: 9788555780165
Ano: 2016
Páginas: 160
Sinopse: No romance Perfumes de Paris, o luxo e a sedução da belle époque francesa serão o pano de fundo para um amor proibido e envolvente. Junto com os protagonistas, o leitor caminhará pelo Quai des Tuileries e pela Pont Neuf; visitará a catedral de Notre-Dame e se encantará com os Jardins de Luxemburgo. Também será convidado a percorrer outros lugares marcantes da Cidade-luz, como o bairro boêmio de Montmartre e seu glorioso Moulin Rouge. Mas será fora dos círculos de glamour que a protagonista conhecerá o amor. A romântica e – ao mesmo tempo – moderna Charlotte, uma perfumista à frente de seu tempo, encontrará no pintor Pierre o maior sentimento que já conheceu. Porém, o amor chega com uma proibição causada por um antigo segredo. E, logo adiante, o casal enfrentará uma barreira ainda maior e mais severa... Com passagem também pelos canteiros floridos de Grasse – a Capital Mundial do Perfume – e pelos campos de lavanda da região de Provence, Perfumes de Paris apresenta uma história de amor em todas as suas fases: a surpresa, o encanto, o medo, a ameaça, a sensualidade e o êxtase!






     Uma história pitoresca que tem como característica a personalidade da protagonista, uma jovem perfumista boêmia Charlotte Emanuelle, é daquelas mulheres que imprimem força, modernidade, determinação e independência, poucos sabem que é extremamente romântica; Parte de uma família abastada e tradicional na região o que lhe dá a tranquilidade de não importar-se com os rótulos impostos por suas atitudes, pelo contrário, lhe permite o que mais encanta, a liberdade de exprimir a educação que seu pai Eugène Chermont fez questão de lhe deixar como legado apesar da história de sua família que, traz marcas pesadas e tristes, por consequências que trouxe o amor, o desejo e difíceis decisões que, como legado familiar, para desafiar sua força e determinação lhe atingiria também, quando a vida lhe traz o pintor Pierre Chevalier seu grande amor.

     Me chamou muita atenção e me cativou bastante, o fato da autora trazer uma leitura enriquecedora quando utiliza várias informações verdadeiras para compor a trama, trazendo desde conceitos mitológicos, passando por conceitos arquitetônicos e levando o leitor à um tour pela bela paris, àqueles que tiverem a curiosidade assim como eu tive de pesquisar os lugares que aparecem na trama, certamente ficarão extasiados com tanta beleza, em alguns momentos se fechar os olhos conseguirá inclusive imaginar um filme.



     Narrado pela protagonista na maior parte da leitura, que aliás é fácil e fluida, há também a participação dos personagens que ela julga ser importante para o momento, certamente a autora não quis trazer apenas mais um romance, mas sim apresentar os encantos da belle époque francesa e toda sua produção cultural da época, não por acaso (acredito eu) há em várias passagens uma identificação com os tempos de luta pela independência feminina, se a intenção era alcançar outros tipos de leitores, certamente ela terá êxito, pois esta que vos fala estava se forçando a romper suas fronteiras literárias e confesso que já estou ansiosa pelas próximas obras da coleção, apesar de não gostar da capa (confesso).


Não deixem de deixar a suas opiniões nos comentários. Beijos.




26 comentários:

  1. Olá
    Eu também já li esse livro e achei marafilhoso, leitura leve e cheia de encanto.. Adorei poder conferir suas impressões e ter me identificado bastante.. sobre a capa, particularmente eu gostei.
    E claro, nao posso deixar de afirmar que adorei sua resenha.. Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei mega interessada nesta coisa da belle epoque francesa, porque acho que nunca li nada com isso inserido n enredo. Amei a dica
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Também não gostei muito da capa, mas a premissa da obra é bem interessante e fico feliz que a autora não quisesse apresentar somente mais um romance. Fiquei bastante curiosa para conferir essas passagens que abordam a luta pela independência feminina e conhecer um pouco mais da ambientação feita!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Não conhecia a história mas só por ter uma protagonista com essas características já fiquei encantada rsrs
    Ótima resenha, fiquei empolgada com esse romance tão diferente :D
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas não fiquei muito interessada nele...
    Gosto bastante de histórias que se passam na Belle Époque e os lugares que são mostrados eu sou louca para conhecer. Adoro essa época, o ambiente em que se passa o livro, porém o romance em si não me agrada muito.
    A protagonista parece ser uma personagem forte, corajosa e independentes e adoro isso. E realmente a capa não é muito bonita, rsrs.
    Dessa vez passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Também não gostei muito da capa.
    Mas a premissa me pareceu incrível e suas impressões confirmaram que é uma obra bem completa e cativante. A ambientação está um luxo e com certeza me senti atraída.
    Amei a dica

    ResponderExcluir
  7. Olá Emília,
    Também não gostei da capa, mas, diferente de você, não fiquei encantada com a história tampouco curiosa para ler o livro. Esse livro me lembrou muito uma amiga, pois ela gosta dessas histórias que enriquecem e esse livro parece ser bem assim, o que é agradável. Outro ponto que agradará minha amiga - e me agradou em partes, confesso - foi saber que há uma luta pela independência feminina.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Acho que não seria o tipo de livro que eu leria, mas a proposta é bem original. Adoro quando os autores trazem uma escrita enriquecedora e esse ponto me agradou, mas ainda acho que passo a dica de leitura dessa vez, mas que ótimo que tenha gostado!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Raramente leio romances de época, apesar do amor proibido que faz parte da trama, me deixar curiosa. E as informações verdadeiras parecem interessantes, além da chance de fazer um tour por Paris.
    Bjs,

    https://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não gostei dessa capa também não... Não entendi a relação com o enredo nem o motivo da presença dessa tesoura, seria uma relação com a luta pela independência feminina? Espero que não, se for não foi uma escolha feliz. De qualquer maneira, o livro não chamou a minha atenção, não vi nada diferente que tenha me interessado.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Assim como você, eu também não apreciei a capa. Mas, o que vale é o conteúdo, certo? Parece uma história bem doce e agradável de se ler. Ultimamente tenho apreciado pouco romances, mas creio que assim que retomar ao gênero, estarei de olho nele.
    Gostei da dica
    Abs
    Ni
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  12. Oii Emilia, tudo bem? Eu também não curti essa capa :( Mas já vi muitos comentários positivos a respeito. Até eu que não sou lá a maior fã de romances de época, acabei ficando interessada.
    É bom ver uma mulher forte e independente, que não está apenas em busca de um marido. E o livro também é curtinho, algo que eu aprecio muito :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Um livro que se passe em Paris, na Belle Epóque, e que nos traz elementos arquitetônicos e mitológicos na narrativa? Já quero! Fiquei ainda mais curiosa em conferir a história depois de saber que essa narrativa em primeira pessoa, através dos olhos de uma personagem forte, é fluida e fácil. Sugestão mais que anotada aqui! Ps: Também não curti a capa!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  14. Oi, Emilia

    Assim como você, não curti a capa. Achei muito poluída visualmente, sabe? E apesar de gostar de livros que nos transportem para os lugares onde são ambientados, não entrei muito no enredo da história, por isso acho que não leria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu também não gostei da capa, mas histórias não são feitas disso, não é? E parece que no caso desse livro realmente não. Gostei muito de conferir um pouco da sua resenha e achei a premissa levemente interessante. Admiro muito autoras que conseguem nos levar ao lugar aonde se passa a história e tem causas interessantes no meio do romance, só não sei se leria agora, mas anotarei a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Emilia! Adorei a sua resenha e o seu olhar sobre o livro. Confesso que a capa também não me agrada muito mas esta ambientação é um verdadeiro convite irrecusável!rs Fiquei curiosa com as reflexões que a leitura parece trazer também!
    Desejo sucesso para a autora e parabéns pela resenha!

    Bjs
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não me interessei muito pelo livro. Mesmo tendo como principal uma personagem decidida e forte, o livo não me chamou a atenção.
    Fiquei um pouco curiosa sobre as reflexões e só.
    Quem sabe na próxima?
    Mesmo assim, obrigada pela dica.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, confesso que a premissa do livro não chamou muita a minha atenção e achei a capa bem estranha mas acho que poderia fazer a leitura somente para conferir os trechos que a protagonista passeia por paris, adoro quando livro nos leva para viagens em lugaares diferentes

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Ainda não conhecia essa história, mas adorei saber sobre ela! Gosto muito quando autores ambientam muito bem as narrativas e o leitor pode quase se sentir dentro do livro. Além disso, Paris é uma cidade maravilhosa e, quando bem colocada em um livro, pode deixar a narrativa encantadora, como você disse :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    A personagem parece ser bem decidida e faz o que quer, apesar da época que vive. Amei saber que o livro retrata sobre a luta feminina e que a personagem vai encontrar o seu grande amor. O que seria a vida sem amor? Vazia eu acho.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Eu não conhecia o livro, mas achei a história bem promissora. Gostei de saber que a protagonista é forte e decidida e isso é muito bom. Achei essa capa muito feia mesmo sem atrativo nenhum, mas pelo menos a história é mais do que isso, né? Amei sua dica.

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nhem... Também não gostei dessa capa. Mas tirando isso a história me chamou a atenção, principalmente por se passar em Paris. É o meu sonhou conhecer a França então eu amo livros que tenham essa temática. Fiquei curiosa em relação a essa personalidade forte da Charlotte.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá, que bacana cara a historia me chamou bastante a atenção, apesar da capa não colaborar né achei ela meio méah. Adoro quando o autor coloca fatos reais onde podemos buscar e nos deliciar com as informações, é quase como um intercâmbio cultural. Fiquei bem instigada em conhecer a Charlotte. Adorei a resenha.
    Beijos.


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  24. Olá Emília,
    Quando li a sinopse desse livro não dei nenhum crédito. Sabe quando vc olha é simplesmente não bate, foi assim. Mas admito que sua resenha despertou minha curiosidade, gosto desse empoderamento feminino e de conseguir visualizar os lugares que estou lendo.
    Quem sabe agora dou uma chance.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  25. Olá...
    Achei a capa muito feia, mas, ao ler a sinopse e sua resenha fiquei imensamente interessada, ou seja, mais uma prova que não devemos julgar pela capa, né?
    Acho que nunca li sobre um personagem que fosse perfumista e confesso que isso me atraiu muito... Adoro protagonistas forte e com personalidade!
    Quero ler.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥