Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ranson Riggs

30 setembro 2016



Edição: 3
Editora: Leya
ISBN: 9788544104552
Ano: 2016
Páginas: 336
Tradutor: Edmundo Barreiro, Marcia Blasques
Sinopse: Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. 
“Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!”

RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos.

“Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.”

JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. 

“Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” TIM BURTON




Resenha

       SOCORRO! - Procrastinei tanto a resenha que o filme foi lançado e eu ainda não a publiquei.

       Oi gente, hoje eu venho com vários meses dias de atraso, trazer pra vocês a resenha desse livro que eu já li há algum tempo e por não ser de parceria, fui enrolando, enrolando e atrasei séculos a publicação da resenha, que é O Orfanato da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares, que está em cartaz nos cinemas com a adaptação do Tim Burton.

       Como vocês devem suspeitar a história é mágica, mas não poderia ser diferente pra conquistar de jeito esse tubarão do cinema fantástico, chamado Tim Burton, ao ponto dele dizer que gostaria de ter escrito a história. Só isso já é razão pra fazer o livro vender mais que picolé em Copacabana e foi justamente por isso que quando eu tive a oportunidade, fui lá e garanti o meu exemplar. 

       A trama nos apresenta ao jovem Jacob, um garoto aparentemente comum que cresceu ouvindo as histórias fantásticas do avô sobre uma ilha, onde ele (um judeu) refugiou-se nos tempos de guerra e essa ilha era habitada por crianças com poderes especiais e para justificar suas histórias o velho senhor tem até uma caixa recheada de fotos desse lugar. Como era de se esperar de uma criança, Jacob é fascinado pelo assunto, até o momento que passa acreditar que tudo aquilo não passa de uma história da carochinha inventada pelo avô. E assim como uma criança que descobre que Papai Noel não existe, frustra-se completamente e rompe de uma vez com os elos emocionais que ele criou com o avô e aquela ilha. O tempo passa e Jacob cresce, sendo um jovem meio esquisito, sem muitos amigos e nem expectativas, porém ele vê todo o seu mundo mudar no dia da morte do seu avô, pois ele vê algo que não deveria estar ali e isso passa a tormenta-lo, sendo motivo para que os seus familiares questionem a sua integridade mental. Sendo assim ele acaba convencendo seus pais que a única maneira de se curar é visitando a ilha em que o avô cresceu e assim parte para lá, junto com seu pai, onde ele irá descobrir que as histórias do seu avô sempre foram verdade...

       Inicialmente o orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares seria um fotolivro, uma vez que o autor é um doa maiores colecionadores desse tipo de fotografias vintage chamadas "Snapshots" que nada mais são do que fotografias amadoras, criadas de forma espontânea e sem nenhuma intenção artística ou jornalistica e na sua maioria imperfeitas (fora de foco ou mal compostas). Só que seu editor lhe deu uma brilhante ideia, porque não escrever um romance inspirado nas fotos e foi daí que nasceu a ideia do orfanato, onde todos seus personagens são as pessoas que estrelavam aquelas fotos. Pra mim só essa história por trás da composição da obra já seria o bastante para me fazer ler, porém aliando isso a premissa maravilhosa e a escrita completamente arrebatadora do Ranson, não restam motivos pelos quais não ler. 
       Acho que toda a história do Orfanato da Srta Peregrine, foi composta de maneira a nos cativar, os personagens são densos e ao mesmo tempo encantadores, cheio de uma carga de poder pessoal que é capaz de cativar completamente o leitor. A trama é interessante, original e intensa o que torna a leitura uma experiência única. Porém ao final da leitura eu achei, que eu acabei indo ao livro com muitas expectativas e isso me frustrou um pouco. A Obra é maravilhosa, não me entendam errado, porém eu li comentários tão grandiosos sobre ela, que eu acabei fazendo a leitura esperando encontrar muito mais.

       A Escrita do Ranson é fluída e clara, nos proporciona total entendimento e envolvimento com a obra. A atmosfera do enredo transpira magia e nostalgia e nos faz mergulhar mais uma vez nas aventuras que vivemos tantas vezes quando eramos crianças e/ou adolescentes e assistíamos as aventuras da sessão da tarde. Por isso mal posso esperar pra ver o que Tim Burton nos reserva. Pelos Trailers eu já pude notar que o filme será bem adaptado e trará um roteiro bem diferente da história do livro, e essas características foram facilmente notáveis apenas de vermos os protagonistas na obra, eu ouso até mesmo dizer que pelo que percebi comparando os dois, Burton acrescentou uma boa dose de fantasia e surrealismo, na parte em que Riggs havia deixado resquícios de puro realismo. E nisso eu sou bem suspeita pra falar, pois sou uma apaixonada pela fantasia do Burton, então que venha o cinema para que eu possa tirar minhas próprias conclusões. Será que esse vai ser um dos poucos casos em que eu direi que a adaptação superou a leitura? Não sei, mas quem viver verá. Assim que eu ler, venho aqui contar pra vocês.

Enquanto isso acompanhem mais um trailer de divulgação:


       Vocês já leram ou querem ler o livro? Já foram no cinema conferir o filme? Quais as suas impressões? Não deixem de me contar tudo nos comentários.

Beijooos peculiares :*


16 comentários:

  1. Oie!
    A cada resenha a vontade de ler é maior! Quero ler antes de ver o filme mas parece ser muito bom ambos, mesmo sabendo que o filme não é uma cópia idêntica.
    O livro aparenta ser muito diferente, é isso o que mais atrai nele.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh... Essa semana mesmo estava falando com uma amiga sobre a vontade de ler esse livro e sobre o lançamento do filme e ai você me vem com essa resenha linda, a vontade aumentou ainda mais!

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    To negligenciando a leitura desse livro desde setembro do mês passado, e nem eu sei o porque rsrsr
    Sua resenha me deixou bem animada e estou pensando até em colocar ele na pilha de livros para o Mês do Horror..!
    Ótima resenha :D
    Beijos, Isa

    ResponderExcluir
  4. Estou doida para ver o filme e agora depois de ler essa resenha " peculiar" 😂 Quero ler o livro, confesso que essa capa é feia kk Eu acho desculpa kkk Mas quero muito ler, dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Essa é a minha atual leitura e estou fascinada com este universo e com os detalhes que o autor inseriu na trama. Mega concordo com você quando disse que a narrativa é repleta de magia e nostalgia.Sinto isso a cada página.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li, mas quero ler antes de ver o filme rsrs Eu desejei esse livro desde que o vi pela primeira vez, e sou tb apaixonado pela obra do Tim Burton. Adorei a resenha e geralmente começo um livro livre de expectativas e não me deixo levar muito pelas críticas, até porque são tão pessoais que normalmente o gosto próprio acaba prevalecendo.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Olá Kris,
    Ainda não li esse livro, mas minhas expectativas são altas, como as suas foram quando pegou o livro para ler.
    Não tenho dúvidas que a história seja original e bem trabalhada, mas fiquei com o pé atrás em relação ao que encontrarei no livro :/
    Um ponto que gostei muito que li em sua resenha foi que os personagens são densos e encantadores, achei legal a junção dessas duas características.
    Espero ler esse livro logo para assistir o filme, mas vou tentar abaixar as expectativas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já vi muitas pessoas dizendo que esse livro era bom, e fico feliz em saber que você compartilha a mesma opinião, ainda que o desfecho não tenha sido tão incrível para você, que estava com as expectativas altas. Na primeira vez que ouvi falar do livro imaginava que o principal gênero abordado seria o terror, já que a capa passa essa primeira impressão. Mas mesmo terror sendo meu gênero favorito, fiquei feliz em saber que se trata de fantasia e já estou curiosa para conferir a história e em como Jacob irá lidar com as descobertas da ilha.
    Ah, e não duvido nem um pouco de que Tim Burton arrasou no filme, ele é incrível.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Já li tantas impressões sobre este livro que tenha uma hiper curiosidade de lê-lo, pena que ainda não tive oportunidade. Adoro livros que nos trazem esse sentimento de nostalgia, é tão gostoso não é? Sua resenha me fez querer ele ainda muito mais...

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu quero ler esse livro já há algum tempo, confesso! :) Mas nunca li ate porque espero a publicação da totalidade dos volumes! :)

    QUe bom que gostaste e que achaste um mundo cativante e envolvente, no meio de uma escrita fluida. O que eu acho que e muito importante! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu já discordo da Paula aqui em cima e acho a capa bem interessante, levando em consideração a trama.
    Ainda não iniciei a leitura dos livros da série, mas quero muito fazê-lo antes de assistir ao filme.
    Todas as resenhas que vejo da obra são bem positivas e isso só me faz ter mais vontade de ler. Adorei saber algumas curiosidades acerca da obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kris, tudo bem? Sua resenha saiu atrasada e eu que nem li o livro ainda é agora não sei o que faço se vou conferir o filme antes de ter lido o livro. Se assisto só depois de ler o livro. Sei que estou completamente ansiosa com essa leitura e preciso fazer ela o mais rápido possível.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Kriss,
    Ainda não li esse livro (mesmo, acredita?!), já vi o trailer do filme, e estou louca para lê-lo! Odeio ver filme sem ter lido o livro antes, e saber que foi o Tim Burton que produziu, me deixa ainda mais ansiosa! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Vou te confessar que nunca me atrai muito por esse livro e nenhuma resenha conseguiu me animar em realizar a leitura até ler a sua, que conseguiu me cativar por conta da história por trás do livro que é muito interessante e me deixou curiosa demais pra ver essas fotos. Eu pretendia assistir ao filme antes pra me decidir quanto à leitura e acho que não conseguirei me segurar e manterei esse plano mas agora sei que realizarei essa leitura num futuro próximo. É uma pena que suas expectativas tenham sido altas demais, ao menos você gostou do livro e conseguiu aproveitar a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Tudo bem?
    Adorei sua resenha você trouxe alguns fatos que eu não conhecia ficou bem bacana já li o livro amei demais fiquei apaixonada e essa semana vou começar o segundo da serie fui ontem ao cinema ver a adaptação e sinceramente eu não gostei algumas coisas que o Tim mudou me deixou extremamente irritada. Ele tirou a essência do livro praticamente mais não vou me prolongar.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros assim, mas fiquei curiosa com esse desde a primeira vez qud o vi e grande parte por conta dessas fotos, pois elas são bem curiosas, né? Bom, a história parece ser bem diferente, e pelo visto o autor soube trabalhar bem os personagens, o que é ótimo. Enfim, uma pena que você tenha se frustrado um pouco, mas quase sempre acontece isso mesmo quando estamos cheias de expectativas, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥