Resenha: Depois do que Aconteceu - Juliana Parrini

22 setembro 2016




Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 8581053009
Ano: 2015
Páginas: 344
Sinopse:"O vazio deixado por Alex está sempre comigo, e isso é bom, porque essa dor me dá a certeza de que a sua existência em minha vida foi real. E o mais difícil nessa batalha que se estende dia após dia é ficar longe de quem você mais queria estar perto."
Isabel passou o último ano fugindo. Depois do que aconteceu, a jovem não acredita que conseguirá ser feliz novamente. O que ela não esperava era que o destino colocaria Daniel Clark em seu caminho. A atração entre os dois é imediata e irreversível: ao voltar para casa, a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena avenida Paulista.
A partir desse dia, a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará a sua vida. Ficar presa ao passado vale mesmo a pena? Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?


Resenha


    Olá leitores, 
hoje eu trago para vocês uma resenha que eu publiquei no blog Surtos Literários, quando eu estava como colunista por lá e como essa foi uma leitura que eu curti, achei que seria legal, publicar a resenha do livro aqui também, espero que vocês gostem.


    Quando comecei a ler Antes do que Aconteceu da Juliana Parrini, eu meio que dei um passo no escuro. É lógico que eu já havia ouvido falar da obra e da autora, mas nunca havia parado pra focar numa resenha dela a ponto de já ter alguma noção sobre o que se passaria, de fato, na história. E isso me rendeu uma maravilhosa surpresa. A Escrita da Juliana me encantou com esse seu romance tão permeado de emoções, surpresas e desencontros, tão comuns na vida real que é capaz de fazer o leitor dividir-se em suas opiniões. Pra completar tudo isso a leitura ainda é marcada por uma trilha sonora fenomenal.

      Depois do que aconteceu, nos apresenta Isabel, uma jovem fotografa que mora no Rio de Janeiro e luta para sair de uma forte depressão, que já dura um ano, devido a uma avassaladora desilusão amorosa. E é só depois de muito incentivo das melhores amigas e do pai que ela decide sair de casa e dar mais uma chance a vida. É assim que numa viagem para São Paulo ela acaba conhecendo o misterioso Daniel Clark e a química entre eles é imediata, a fazendo sentir o seu coração "bater novamente" quando ela pensava que não seria mais possível. Porém, quando a viagem acaba, ela volta para casa achando que nunca mais o encontrará, nem imaginando as surpresas que o destino os reserva. Não vou me aprofundar muito no resumo da história, para não roubar de vocês a oportunidade de descobrir, tudo o que acontece.

    A Escrita da Juliana é espetacular, de uma clareza incrível e completamente limpa de gírias e/ou vícios de linguagem (salvo quando esses são intencionais, é claro.). Outra coisa que me encantou foi como a história foi muito bem amarrada, nos mínimos detalhes. Os elementos foram justificados, por exemplo, o sobrenome de Daniel é Clark, e essa escolha da autora é justificada pela origem americana do personagem, afinal Clark não é um sobrenome nacional (caramba isso ganhou muitos pontos comigo.). 
A ambientação da obra também foi maravilhosa, ser ambientada no Brasil deu a possibilidade de descrever os lugares com primazia tamanha, que somos capazes de quase visualizar o cenário de algumas partes da narrativa. 

    Os personagens foram muito bem desenvolvidos, bem caracterizados, complexos, marcantes e com histórias de vida muito fortes. Todos extremamente elaborados, desde as melhores amigas Lúcia e Luana, responsáveis por divertir a Isabel e a nós, quanto os personagens que não chegamos a conhecer nessa leitura, como é o caso de Alex, o ex noivo de Isabel, que carrega consigo uma história surpreendente, mas nos faz ficar dividida demais com as suas ações.
Nossos protagonistas Isabel e Daniel, são dois personagens completamente cativantes. Ela foi capaz de fazer com que eu me identificasse muito com a leitura, em muitos momentos. Afinal quem nunca padeceu de uma desilusão amorosa que pensou que não iria mais se reerguer que atire a primeira pedra, né não? Ele é um personagem que vai fazer você se dividir em opiniões ao longo da leitura, primeiro você ama, depois você odeia, depois volta a ama-lo e por ai seguimos... Em alguns momentos da leitura eu tive vontade de bater a cabeça de um na cabeça do outro, pra ver se eles deixavam de burrice coletiva, mas acredito que isso é comum, nas melhores leituras. 

     Se eu recomendo a leitura?
    É lógico que sim! Eu comecei a fazê-la as duas da madrugada, com o pensamento de "Vou ler só um capitulo pra ver se curto a escrita da autora", quando dei por mim eram oito e pouca da manhã e eu estava virando as ultimas páginas. Agora estou aqui escrevendo a resenha e cogitando se devo dormir ou começar a ler a sequência, porque eu amei a história e o final me deixou sem chão e muito ansiosa. Quero saber no que essa trama vai dar.

Ouça a Playlist do livro:



Espero que vocês tenham curtido a resenha, amanhã eu solto a resenha da continuação.
Não deixem de deixar suas opiniões nos comentários.
Beijos

19 comentários:

  1. Olá
    Eu tenho muito interesse em ler esse livro e não tenho dúvida de que a escrita da autora é maravilhosa. Claro que adorei poder conferir suas impressões por aqui e fiquei bem curiosa diante do desenvolvimento. Com certeza preciso conhecer o estilo de escrita da autora logo!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tenho curiosidade em ler essa obra, pois,,mesmo não fazendo meu estilo de livro, eu curti muito a sinopse e, assim como essa, só vejo resenhas empolgantes sobre o trama e tudo mais. Acho cessa capa muito linda e a diageaamcao é super fofinha. Espero poder ler o livro em breve. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie, em primeiro lugar vou começar comentando o final da sua resenha. que trilha sonora linda é essa? tem as duas músicas da cássia eler que mais amo na vida, e a por enquanto é minha música favorita de sempre para sempre, então só a trilha já me ganhou. Outra coisa que me chamou atenção foi você ter dito que é bem escrito e que quando usou um sobrenome americano a autora não usou só por achar bonitinho e sim porque o cara realmente era americano, esse tipo de explicação realmente faz muito a diferença. Bom, eu já tinha ouvido falar dessa história mas nunca me interessei em dar uma chance, mas depois da sua resenha definitivamente quero ler

    ResponderExcluir
  4. Oie, em primeiro lugar vou começar comentando o final da sua resenha. que trilha sonora linda é essa? tem as duas músicas da cássia eler que mais amo na vida, e a por enquanto é minha música favorita de sempre para sempre, então só a trilha já me ganhou. Outra coisa que me chamou atenção foi você ter dito que é bem escrito e que quando usou um sobrenome americano a autora não usou só por achar bonitinho e sim porque o cara realmente era americano, esse tipo de explicação realmente faz muito a diferença. Bom, eu já tinha ouvido falar dessa história mas nunca me interessei em dar uma chance, mas depois da sua resenha definitivamente quero ler

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    A trilha sonora é mesmo uma belezinha, né? Eu também não sabia o que esperar deste livro quando o comecei, e até gostei, mas não totalmente. Algumas coisas na história me incomodaram, e eu só engatei na leitura mesmo mais para o final, e, por sorte, quando o desfecho chegou (que final, gente!) eu tinha a continuação aqui, então a devorei...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quando li a sinopse não me senti atraída em nada, mas a sua resenha foi super apaixonante e empolgante, me fazendo mudar de ideia. Não conheço a autora, mas os pontos positivos que você destacou da sua escrita me deixaram com mais vontade ainda de ler esse livro. Já está anotado na minha listinha de próximas leituras. Obrigada. Bjs

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também nunca tinha parado para focar em uma resenha dessa obra, e agora que eu li a sua confesso que fiquei bastante empolgada pela leitura. Adoro personagens que me fazer ter uma relação de amor e ódio ao mesmo tempo, rsrs. Curti você explicar que o sobrenome do personagem tem um motivo e tal. Bacana demais!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Kris,
    Estou com vontade de ler esse livro desde o lançamento, mas estava bem com o pé atrás, pois tinha lido muitas resenhas negativas, infelizmente.
    Estou muito grata por ter lido a sua resenha, pois trouxe aquela vontade de ler logo o livro e a impressão de que não devo me importar com as críticas negativas, pois a obra pode me agradar.
    pelo visto a escrita da autora te envolveu muito e você aproveitou muito a leitura. Acho a ideia de a obra abordar a depressão ser bem interessante e outra coisa que me agrada é ela ser ambientada no Brasil.
    Vou tentar encaixar essa leitura entre as próximas. Obrigada por reacender a chama.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar nesse livro, mas como você, nunca parei pra ler uma resenha, a sua é a primeira.
    E se eu já tava curiosa pra ler essa história, depois da sua resenha o livro foi pro topo da lista de que tenho que ler, HAHA.
    Se você não conseguiu parar de ler, vai acontecer o mesmo comigo, pois tem todos os elementos que gosto num livro. Fora essa playlist maravilhosa!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Que bom que repostou a resenha, trazendo para nós essa ótima dica. Os cuidados da autora com os detalhes e a ambientação no Brasil alguns dos motivos que me faz querer ler. Sem citar Cássia Eller, Vaness da Mata e Bruno Mars na playlist do livro, que delícia.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Nossa, o livro te pegou de jeito! Uma madrugada inteira lendo? Que maravilha né?
    Gostei muito da sua resenha. Deu para sentir o quanto você gostou. Tenho vontade sim de conhecer a escrita maravilhosa que todos comentam. Sem contar que a ambientação é incrível.
    Espero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Estou super ansiosa para fazer a leitura desse livro, pois desde que ele lançou ja era meu desejado mesmo não lendo nada da autora sempre vejo resenhas positivas.A premissa me encanta muito, amo vê o desenvolvimento dos personagens.Fico feliz que a escrita da autora e Boa a leitura parece ser bem fluida e isso é algo que eu conto muito. A capa está a coisa mais linda do mundo eu amei.Adorei ler seus comentários por aqui ❤

    ResponderExcluir
  13. Os livros da Juliana já estavam na minha lista a um tempinho, nas acho que faltava uma resenha como a sua pra me convencer de vez que devo lê-lo, amei todos os pintos que destacou e fiquei ainda mais encantada com essa playlist. Com certeza já esta na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Eu tenho a autora no meu face mais até hoje não li nenhuma obra dela e vi que estou perdendo a oportunidade de conhecer uma escrita maravilhosa. Adoro quando as pontas não ficam soltas e o escritor não te deixa dúvidas para a história que está sendo contada.
    Já vou adicionar esse livro nas minhas próximas leituras.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas nunca parei para saber mais sobre ele. Bom, eu fiquei curiosa com a premissa, para saber mais sobre o que aconteceu na vida da personagem e como vai se desenrolar esse romance. Além disso gostei de saber que a ambientação do livro é boa e os personagens são bem construídos. Enfim, vou marcar a dica para algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro. A história parece ser incrível e quero muito conhecer a Isabel e o Daniel. Sua resenha me deixou empolgada para conhecer a escrita da Juliana. Falar sobre o tema depressão não é fácil.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Já li várias resenhas desse livro, e mesmo todo mundo falando coisas maravilhosas dele, não me chamou muita atenção, eu meio que cansei de romances e estou focando em outros gêneros no momento, mas sua resenha está maravilhosa e eu adoro quando o livro se passa no brasil, os cenários são bem melhores de visualizar na nossa mente

    ResponderExcluir
  18. Olha até então eu ainda não tive a chance de fazer a leitura desse livro e nem tive muito interesse também. Li a resenha de minha colaboradora que gostou, mas não me chamou tanta atenção a história. Acho que também ando meia cansada de romances viu? Mas mesmo assim acho a capa desse livro lindissima e espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim que puder.

    ResponderExcluir
  19. Oie!!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada dessa autora e olha que ouço falar muito bem dela!
    Nossa agora está mega na moda o livro ter uma playlist! E eu gostei bastante desta!
    Sua resenha ficou ótima e o fato de você ter colocado essa playlist de amostra enriqueceu ainda mais legal!
    Valeu a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥