Olá fiotes!
Saudade docês.
Ando conversando e estudando mais do que lendo, então é com grande pesar que aviso a vocês que a maioria dos meus próximos posts será de escritos, e reflexões da minha pessoa que ninguém quer saber.
É, eu sei, que chato, mas a Kris continua lendo a uma velocidade absurda por segundo, então não chorem.
Estou de ressaca literária. E por mais que a gente brinque sobre ela, a ressaca literária é um mal necessário.
Tenho uma ressaca que já dura seis anos, e hoje no Facebook ela foi reavivada.
Seis anos depois, só de pensar na obra me faz ter dores de cabeça, e sensação de ressaca. Não consigo resenhar Lolita, não consigo expressar Lolita, está aquém da minha capacidade humana dosar entre o nojo pelo assunto do livro e o fascínio pela capacidade narrativa do autor.
São seis anos de ressaca literária, ressaca moral, que talvez nunca passe.
A ressaca literária é necessária, pois é o mal estar que ela nos gera que faz com que absorvamos a obra, e que à nossa maneira possamos entendê-la. Sem ela, apenas engolimos o ponto de vista de cada autor, passando ao próximo sem digerir o assunto.
Uma das sensações mais agradáveis é a ressaca literária (eu também curto uma ressaca alcoólica, mas aí é doideira minha) pois ela é a prova palpável de que a obra lida transformou nossa forma de pensar e destruiu paradigmas consolidados, nos mostrou nossa própria face desagradável, entre outras coisas terríveis e prazerosas que a literatura pode nos proporcionar.
Vi muitas pessoas questionando se a problematização da obra não é uma forma de censura, e fiquei um pouco assutada com essa visão simplista.Enquanto a literatura é um espaço livre, onde horrores podem e devem acontecer, é obrigação do leitor digerí-los e problematizá-los, contextualizando- os com a vida real.
No fim das contas, a ressaca literária não é só uma brincadeira de leitores aficionados, mas é essa absorção da toxicidade da obra lida que nos torna leitores conscientes.
É necessário primeiro essa sensação de sofrimento e expurgo, para depois compreendermos e analisarmos cada obra.
Lolita é minha ressaca eterna. Você tem alguma?
Olá; algumas vezes já terminei um livro e tive que dar um tempo de leituras, descansar um pouco para me recuperar de uma trama intensa, mas passaram-se alguns dias e eu não resisti e voltei a ler novamente. Eu já li "Lolita" e só o resenhei um bom tempo depois.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirDe vez em quando eu passo por ressacas literárias, tem semanas que não quero ler nada, quero fazer qualquer coisa menos ler...rsrs
Nunca li Lolita, mas sei do que se trata e é realmente uma temática muito difícil de digerir!
Beijos ;*
http://www.livrosesonhos.com/
A maioria dos blogueiros que ando vendo por ai se enquadra na área de 'leitura que não me faça pensar'. O que ando lendo de resenha lixo que não traz contextualização é de foder a alma... Como tu tinha falado, fazem piada com o termo 'ressaca literária', sem nem saber do que se trata... Lolita me deixou assim tbm, mas até o momento, não em vem na cabeça alguma leitura que seja minha eterna ressaca...
ResponderExcluirÉ bem difícil, Val. Pessoal num geral anda pecando na contextualização. Não só na área literária, mas em tudo. Bolsonetes e Olavetes que o digam...
ExcluirO livro dos negros é minha ressaca eterna, acredita que sou louca pra ler lolita? mas tenho receio por causa da história, não sei se teria estomago pra chega ao final e nao pirar.
ResponderExcluirPaac, quero muito ler O Livro dos Negros, e acho que ele vai ser outro da minha lista de ressaca eterna.
ExcluirLolita é bem difícil também, mas no meu caso foi pelo contrário do que a gente pensa. Não tive nojo da história, tive nojo de mim, pq entrei no olhar do Humbert, de que a menina era um pequeno demônio. Depois tive que me recompor e contextualizar e problematizar e etc... Bizarrão
Oi! Tudo bem?
ResponderExcluirConcordo com você. Ressaca literária é um mal necessário! E eu não curto a alcoolica não, hahaha deuzolivre as dores do dia seguinte! =( Eu nunca li Lolita... Vou procurar para ler e saber quelé que é. E não tenho nenhuma ressaca literária "eterna".
Beijos,
Juliana Garcez | Livros e Flores
Oi Amanda, ressaca literária é uma droga né? Sabe que nunca me interessei em ler Lolita, seilá mas o livro não chama minha atenção. Felizmente eu não tenho nenhum livro específico que eu possa dizer que é minha ressaca literária, não por enquanto pelo menos.
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Eu não acho assim uma droga, Kétrin. Acho mesmo um mal necessário como disse no título. Às vezes o choque é uma coisa boa.
ExcluirOi!
ResponderExcluirAchei muito interessante o post, e concordo com você que a Ressaca Literária é algo necessário, pois as vezes terminamos um livro e já começamos outro, e isso muitas vezes acaba prejudicando nosso entendimento da história anterior, porque não temos nem tempo para digerir os fatos.
Beijos
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/
Livros que não causam uma boa ressaquinha literária não merecem o meu respeito lol. Morro de vontade de ler Lolita por causa da música Lolita da Lana Del Rey. Sei como funciona a história e já ouvi falar que o foi livro mais causador do século passado "uuuuuh, girl! I like it".Eu estou lendo o The Bell Jar que também foi bem causador no século passado, mas acho que não tanto quanto Lolita. Estou com uma montanha de livros pra ler e talvez eu só leia Lolita ano que vem :/
ResponderExcluirMEU DEUS :O
ResponderExcluir6 anos de ressaca ????? Bateu todos os recordes.
O ruim é que quando fico de ressaca literária eu não consigo ler nada.
Estou a quase 1 mês sem consegui ler kkkkkk, mas vou ver se amanhã eu tento.
Amei o post
MEU DEUS :O
ResponderExcluir6 anos de ressaca ????? Bateu todos os recordes.
O ruim é que quando fico de ressaca literária eu não consigo ler nada.
Estou a quase 1 mês sem consegui ler kkkkkk, mas vou ver se amanhã eu tento.
Amei o post
Não tenho uma obra específica que tenha me deixado em ressaca eterna.
ResponderExcluirMas nos últimos 3 meses estou de ressaca literária, desde a Maratona Literária de Inverno que ando lendo a passos de tartaruga, nada me motiva o suficiente e isso é horrível, mas espero melhorar.
Também espero que você se livre de Lolita.
Lisossomos
Oi Amanda!
ResponderExcluirEu fiquei aqui pensando na minha ressaca eterna e acho que não tenho uma tão longa quanto a sua. Sempre que estou de ressaca, procuro ler um livro que eu gosto, de um tema que eu amo, ai a coisa vai andando e passando. Sempre quis ler Lolita, mas agora não quero mais tanto assim, já pensou se eu fico como você?! MEO DEOS!
Beijos
LuMartinho | Face
Lolita esta um livro dificil, eu tentei ler e não consegui, abandonei, não por ser chato, é um livro foda! Mas eu não estava amadurecida para concluir tal leitura, concordo e entendo vc, Lolita será meu abandono eterno haha, mentira vou tentar ler ano que vem e se conseguir acho que será minha ressaca eterna assim como vc
ResponderExcluirhttp://odiariodoleitor.blogspot.com.br/