Resenha: Vozes Transcendentes - Larissa Ibúmi Moreira

22 março 2018


Desde Liniker, passando por Johnny Hooker, as Bahias e a Cozinha Mineira, Linn da Quebrada, Rico Dalasam, Luana Hansen e outros artistas com grande destaque, o cenário musical LGBTQI nunca esteve mais em evidência. Porém, o entretenimento não é o único objetivo desses artistas ao subir nos palcos. Suas letras, seus gestos e atitudes vêm em defesa de algo muito maior: o respeito às questões de gênero.Nesta coletânea de entrevistas, o leitor poderá mergulhar no universo desses artistas e conhecer as nuances da fama, as dificuldades, preconceitos e barreiras que eles enfrentaram para conseguir chegar ao mercado massivo da música brasileira.
A função do artista é questionar seu tempo, usar sua arte e o espaço que lhe é concedido para agregar em questões como o preconceito, em todas as suas vertentes, cravar minha bandeira no coração dos machistas, lutar pela liberdade sexual, liberdade de expressão, uma nação livre é uma nação feliz! Encorajar as mulheres, gays e negros a seguir em frente apesar das adversidades.

Edição: 1
Editora: Hoo Editora
ISBN: 8593911110
Ano: 2018
Páginas: 160

" Se eu tivesse poder eu curaria a mentalidade dos que nos oprimem. Tenho em meu coro vozes de grandes artistas da nova geração que perpetuarão a minha luta! Eles também me representam, assim como eu a eles. Com cabeça erguida, coluna ereta e orgulho no peito sigamos em frente!" 
- Elza Soares


" A importância de se sentir representado em vida na literatura está em saber que o conhecimento é espelho das abruptas transformações que estamos vivendo, e que a consciência pode - e deve - acompanhar o ritmo." 
- Gloria Groove


Olá, olá, resenha saindo atrasada por motivos de apagão no Nordeste, mas saindo, o que é mais importante!

Recebi Vozes Transcendentes como cortesia da Hoo Editora (Selo da Universo dos Livros) completamente de surpresa e amei, pois estava louca pra fazer essa leitura. Quem me conhece sabe o quanto essa questão de gênero me interessa e por isso sempre que posso aprofundar o meu conhecimento no assunto, não penso duas vezes.

Vozes Transcendentes é o tipo de livro que a gente pega pra ler esperando se deparar com uma leitura de cunho acadêmico, cheia de linguagem formal e termos difíceis e acaba se surpreendendo, ao se deparar com uma escrita moderna e fluída que nos faz ler a obra como se estivéssemos participando da conversa e ouvindo tudo da boca do próprio entrevistado.

Para compor o livro a Larissa Ibumi entrevistou 14 artistas que além de música usam suas vozes pra fazer militância por diversas causas, entre elas a racial e a de gênero. Alguns desses artistas eu já conhecia, como a Liniker, o Rico Dalassan e o Jhonny Hooker, outros ainda não, como é o Caso das meninas da banda As Bahias e a Cozinha Mineira e a Linn da Quebrada, mas que já estou correndo atrás de corrigir isso no Spotify.
Através dessas entrevistas a autora compôs uma obra capaz não só de esclarecer melhor do que se trata essa militância, assim como mostrar exemplos reais de pessoas que vivem isso na pele, contando sobre as suas vivências, suas dores, seus medos, seus traumas, os preconceitos que sofreram. Vozes transcendentes é um livro muito intenso e que com certeza vai despertar a empatia, em quem tiver a capacidade de "sentir" essa dor do próximo.

Os relatos do livro são bastante variados, pois os entrevistados compõem um grupo bastante heterogêneo, há homens trans, mulheres trans, gays, lésbicas, héteros, brancos, negros, nordestinos,  alguns nascidos pobres, outros nascidos em classe média, e com mais oportunidades, entre outras características. E sendo assim, vocês podem supor do quão variadas são as narrativas em relação à infância, descoberta da sexualidade, aceitação familiar, etc., que encontramos nessa obra, mas um dos pontos que mais me chamou a atenção durante a leitura, foi um fato citado na maioria das narrativas e bem recorrente  - A Solidão - Como o fato de ser diferente faz com que as pessoas se afastem ou abandonem. Como lutar para ser aceito ou aceita te coloca na mira da intolerância. Esse é um tipo de coisa que faz desanimar um pouco do mundo. Queria poder abraçar cada um dos que se sentem abandonados por lutarem pelos seus direitos, estamos juntos. ♥

Vozes Transcendentes é uma obra extremamente necessária, não só por ser esclarecedora, mas também por motivos de representatividade. A obra proporciona a um ou uma jovem que se identifique num desses artistas, que ele se veja ali, que ele veja que o destino dele não foi traçado, que por mais que hajam dificuldades no mundo ele não está só e que ele tem a chance de lutar pelos seus ideias e ser quem ele quiser. Vozes Trancendentes entrega ao público LGBTQI uma mensagem de que ainda há esperança, que tem muita gente lutando por dias melhores e que juntos somos mais fortes.

Podem perceber que essa obra além de instrutiva tem o grande potencial de agregar valor pra vida, né? Tocar o coração, expandir horizontes aos que se propuserem a tal. É um grande livro, que me deu um imenso prazer de fazer a leitura e que eu recomendo a todos. Leiam de coração aberto, permitam-se aprender e sentir um pouco mais sobre a questão do próximo.

Eu tente, mas acabei não conseguindo ser imparcial e não colocar sentimento nessa resenha, eu não sou assim, gosto de indicar livros com o coração, ainda mais quando os livros falam direto com o meu. Ainda assim, espero que tenham gostado da resenha e caso reste alguma dúvida quanto ao conteúdo da obra, deixem nos comentários que terei o imenso prazer em complementar as informações sobre ela.

E mais uma vez, se tiverem a chance de ler, leiam!
Beijos ♥

14 comentários:

  1. AH-MEU-DEUS! Amei essa resenha!! Adoro Liniker e também me interesso muito sobre questão de gênero e o movimento GLBTQ+ como um todo! Nossa, preciso ler esse livro já, todos devem lê-lo!
    Obrigada pela dica! *_____*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, obrigada pela visita, tenho certeza de que você vai amar a leitura, terminei encantada e emocionada. Beijoos

      Excluir
  2. Olá
    Nossa fiquei doida para ler esse livro, eu amo o Rico Dalassan as musicas dele são maravilhosas fora que ele é destruidor de preconceitos né? ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, sim! É bem isso, mesmo, uma destruição de preconceitos. O Livro leva a gente a conhecer o lado real das pessoas trans, ultrapassar essa margem de noticias falsas e ideias preconcebidas que tem sido muito pregadas nesse período intolerante. Tenho certeza de que você vai amar.

      Excluir
  3. Eu to chocada que não fiquei sabendo do lançamento dessa obra, que sensacional! Eu acho super importante a representatividade e quando isso é colocado em livros eu sinto que a intenção é realmente propagar essa coisa boa. Adorei ver Liniker ai no meio, quero pra ontem!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia as pessoas citadas no livro, mas achei interessante a quantidade de assuntos atuais e importantes sendo retratados, além da diversidade de gêneros e opções sexuais, eu adoro esse tipo de leitura porque sempre tiro grandes ensinamentos sobre o ser humano.
    Dica anotadíssima!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do tema. Só fiquei com uma dúvida, que até li de novo sua resenha, mas não consegui ter certeza: o livro traz as entrevistas completas com alguns comentários ou é mais em formato de "documentário", com algumas partes das entrevistas? Não sei se consegui me expressar direito heheh

    Beijos,

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, então, a autora transcreveu as entrevistas em forma de uma crônica narrada pelos entrevistados. Então, não tenho certeza se encaixa na concepção de "documentário", mas não tem comentários da autora, não. São só os relatos contados pelos entrevistados, mesmo.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Sigo o trabalho da Hoo e acho maravilhoso <3 Eu vi esse lançamento e fiquei com muita vontade de ler, especialmente porque leio muito pouco sobre a temática T. É a primeira resenha, inclusive, que leio desse livro - o que é meio triste. Mas fiquei muito feliz por saber sua opinião. Quero demais ter a oportunidade de fazer essa leitura, ainda mais com tantos nomes que conheço :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Quando o livro lançou, tive exatamente esse pensamento: um livro técnico, cheio de termos que me deixariam com sono na primeira página. Fico feliz em saber que ele é muito mais do que isso, e sobre a visibilidade, fico mais feliz ainda de saber que existem pessoas no mercado que se importam com isso e mostram pro mundo a importância dessas vozes. Quando minha lista gigantesca abaixar, com certeza lerei <3

    Bjs, Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu não conhecia o livro, acho que só vi uma publicação da editora mas não sabia muuuuito bem sobre o que era. Sua resenha foi esclarecedora. Livros assim são necessários para que a gente possa aprender mais e consiga ter mais empatia pelo próximo! Gostei.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  9. Olá, amei conhecer essa obra através da sua resenha. Me parece ser uma publicação com uma mensagem importantíssima e de grande diversidade.

    ResponderExcluir
  10. Olá Kris, tudo bem?
    Eu já vi essa capa muitas vezes na internet, mas não tinha parado para ler nada sobre ela até então. Gostei muito da forma como o livro parece ser construído e com todos esses relatos que parecem nos instigar a ser alguém melhor.
    Achei muito legal você ter dito que é um livro essencial e, sem dúvidas, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia os cantores e confesso que não tenho interesse em ler esse livro, eu passo essa dica

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥