Resenha: Mais Lindo Que A Lua - Julia Quinn

06 março 2018


Sinopse:Foi amor à primeira vista. Mas Victoria Lyndon era a filha do vigário, e Robert Kemble, o elegante conde de Macclesfield. Foi o que bastou para os pais dos dois serem contra a união. Assim, quando o plano de fuga dos jovens deu errado, todos acreditaram que foi melhor assim.
Sete anos depois, quando Robert encontra Victoria por acaso, não consegue acreditar no que acontece: a garota que um dia destruiu seus sonhos ainda o deixa sem fôlego. E Victoria também logo vê que continua impossível resistir aos encantos dele. Mas como ela poderia dar uma segunda chance ao homem que lhe prometeu casamento e depois despedaçou suas esperanças?
Então, quando Robert lhe oferece um emprego um tanto incomum – ser sua amante –, Victoria não aceita, incapaz de sacrificar a dignidade, mesmo por ele. Mas Robert promete que Victoria será dele, não importa o que tenha que fazer. Depois de tantas mágoas, será que esses dois corações maltratados algum dia serão capazes de perdoar e permitir que o amor cure suas feridas?
Título: Mais Lindo Que A Lua (Irmãs Lindon #1)
Autor: Julia Quinn
Gênero: Romance de Época
Editora: Arqueiro
Páginas: 272



Hoje eu trago para vocês, mais uma resenha que já foi ao ar na minha coluna no blog Fundo Falso. O Livro da vez é Mais Lindo que A Lua, "novo livro" da Julia Quinn publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Novo está assim, entre aspas, porque o livro foi de fato lançado em 2009.


Nessa história nós conhecemos Robert Kemble, conde de Macclesfield, no exato momento em que ele se apaixona a primeira vista pela jovem Victoria Lyndon, a filha do vigário.
Após esse primeiro encontro os jovens passam a se relacionar durante algum tempo, sem uma corte adequada, tendo seus planos românticos atrapalhados por intervenção dos pais de ambos. O pai do conde, não aceita o relacionamento por que Victoria é de uma casta inferior. E o pai de Victória, não aceita o relacionamento por achar que um conde só se envolveria com uma mulher de classe mais baixa com a intenção de desonra-la e não assumir a responsabilidade. Isso faz com que eles se separem e só voltem a se encontrar anos depois em Londres. 
Victória agora é uma jovem preceptora trabalhando num emprego que odeia para conseguir se sustentar, e Macclesfield quer se vingar da mulher que um dia "quebrou" seu coração.


Pela primeira vez, após tantas leituras da Julia Quinn, devo dizer que esse livro me surpreendeu e não foi de uma maneira agradável. A autora errou em tantas coisas ao longo desse livro que nem parece ser uma história dela, talvez isso deva-se ao motivo que, ao escrever esse livro ela decidiu tentar algo novo apostando nesse tal amor à primeira vista, mas não convenceu.

Primeiro ponto: os personagens simplesmente não cativam, na maioria de livros que li da Julia, mesmo que a história estivesse monótona os personagens me faziam querer prosseguir na leitura, mas nessa não. A rapidez com que eles se envolveram perdidamente na primeira fase do livro, me deixou com a impressão de dois parvos. Na segunda parte eles mudam, Victória melhora um pouco, mas ainda é uma personagem morna e Macclesfield um embuste romantizado. Definitivamente não gosto de mocinhos que planejam vingar-se "desonrando" as mocinhas, e ainda mais quando eles não se arrependem pelo motivo certo (não posso explicar esse ponto sem dar spoiler, mas quem ler/leu, creio que vá entender).

Segundo ponto: os argumentos do livro não convencem. A Julia se valeu de um dos clichês mais velhos do mundo para construção da história: casal com diferença social. Nada contra o uso do clichê se ele não tivesse jogado por terra o "amor a primeira vista". Nas primeiras páginas do livro o casal está tão perdidamente apaixonado, mas logo na primeira contenda, acabou-se o amor - eu vou-me embora - sendo essa mais uma cagada pra conta do conde de Macclesfield.
Tá bom, sem isso não teríamos história, eu sei, mas só isso não é justificativa.
Na segunda parte do livro temos os personagens mais adultos, Victoria com certeza cresceu e teve de tornar-se uma mulher independente, devido à acontecimentos da primeira fase, mas Macclesfield parece ter regredido.

Terceiro ponto: o conde de Macclesfield. Deus me defenderay que eu não tenho mais saco pra romantizar macho embuste e olha, é completamente o caso desse aqui. Já li muitos livros com "libertinos magoados" e sei que dá pra construí-los de outra maneira. É muito chato ler um romance e não gostar dos protagonistas, o que foi o meu caso aqui, passei a leitura torcendo para que Victoria fugisse para as colinas.

(Essa parte pode ser tida como spoiler, então se preferir não saber, pule)

Alguns exemplos do porque achei ele mala: Ele invade o quarto da Victoria, ele agarra a Victoria em lugares indevidos no intuito de expô-la, ele não aceita um não e vê isso como um desafio, ele persegue a Victoria, ele sequestra a Victoria para protegê-la e convenientemente convencê-la de que eles devem ficar juntos. Quando ele descobre o motivo que os separou anos antes, ele joga a culpa toda para cima do pai dele. E em momento algum assume a sua parcela de culpa por ter partido, sem dar sequer a chance para que a mulher "que ele tanto amava" lhe desse alguma explicação.

(Fim dos prováveis Spoilers)


Enfim, o que sustenta a leitura é a narrativa, afinal de contas Julia Quinn é a escrita fluída e divertida em pessoa. Porque se não fossem os risos que eu dei ao longo da leitura, de uma piada aqui e um personagem coadjuvante acolá, eu teria passado muito mais raiva. 
O desfecho dessa obra foi bem arrastado, a autora poderia ter dado um final mais prático, mas preferiu se estender. Enquanto lia, estava meio que atribuindo esses defeitos ao fato desse ser um dos primeiros livros da autora, mas na sequência li outra obra dela da mesma época que achei infinitamente melhor, apesar de o final ser meio arrastado também.

No fim das contas Mais Lindo Que A Lua proporciona uma leitura divertida e de entretenimento, mas definitivamente não chega nem perto das melhores obras da autora. Então se você ainda não leu nada da Julia, por favor não comece por esse. Esse livro é um daqueles que a gente curte, só porque já gosta muito da autora. 

Espero que tenham curtido a resenha! Já leram a obra? Concordam ou discordam? Me conte nos comentários.

Beijos

14 comentários:

  1. Achei uma pena a leitura não ter sido tão boa pra você. Esse foi o terceiro livro da Julia que li (havia lido a duologia "Agentes da Coroa" antes) e pra mim foi uma leitura bem legal. Infelizmente te pontos que ela remoeu muito sem necessidade, porém contunuei curtindo o livro. Talvez por eu não conhecer tanta coisa da autora eu tenha gostado mais desse livro que você. Obrigado por expressar sua mais sincera opinião. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai?
    Essa capa é muito linda e a sinopse do livro parece ser muito clichê, mesmo antes de ler a sua resenha e saber que ele não te agradou, já não leria esse livro tão cedo, porque estou na vibe de ler livros clássicos e selecionando alguns YA's para ler.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Kris

    Praticamente 90% das resenhas que li desse livro tem sido bem negativas, parece que faltaram muitas coisas pra que a história e seus personagens realmente funcionassem e agradassem o leitor. Uma pena, a capa é linda e a sinopse até nos instiga a querer ler, mas acredito que por todas as opiniões que li essa obra não é pra mim então vou deixar passar.

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Kris, sua linda, caramba! Achei que esse livro fosse bem legal, mas já de cara no seu primeiro ponto vi que não pq vingança de mocinhos "desonrando" as mocinhas realmente é algo que me incomoda demais, é machismo elevado a uma potência muito alta, aí leio os dois outros pontos que você elencou e não sei vale a pena investir na compra desse livro, ainda que seja divertido.
    Como sempre resenha comprometida e sincera, amo isso em você, parabéns.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já li outras resenhas desse livro e ele divide bastante as opiniões.. Mas a maioria pensa como você: que não rolou muito esse negocio de amor a primeira vista e o que salvou foi a narrativa da autora.
    Eu nãos ei opinar por que nunca li nada da Julia Quinn mas esse eu já fico com o pé atrás pra ler haha.. mas a resenha ficou muito boa, sincera e bem desenvolvida <3

    beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Olá, apesar de amar romances de época, especialmente os da Julia, eu ainda não li esse livro. Uma pena que a história não lhe tenha cativado, vi mesmo que esse mocinhos não agradou a muitos leitores.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kris. Eu tenho muita vontade de ler os livros da autora, é cada série melhor que a outra. Esse livro eu até achei a premissa interessante, mas, seguindo o seu conselho, eu provavelmente só vou ler depois de ter lido outros livros dela, até para não criar uma primeira impressão não tão boa.

    ResponderExcluir
  8. Eu li e concordo com seus pontos, mas acabei gostando do livro. É realmente um dos mais fracos da autora e o mocinho é um embuste na maior parte do tempo mesmo. Mas a Victoria não ajuda muito também.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kris, tudo bem? Não gosto das capas dos livros da Quinn e acho que foi por isso que não dei nenhuma chance para eles até hoje, apesar de ficar curiosa por algumas sinopses... Este livro que você nos apresentou não gostei também do título e ainda tem o agravante da história e todos os pontos negativos, realmente eu não lerei. Apesar de gostar muito de romance de época, definitivamente não gostei desse. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kris!
    Ainda não li nada da Quinn. E com certeza vou seguir seu concelho, quando for ler algo da autora começarei por outro livro, pois ainda fugindo de mocinhos embustes, que são verdadeiro machistas, abusadores, violentos embrulhados em papel brilhante.
    Adorei ler sua resenha. Ela, realmente, proporciona uma visão da narrativa. Quinn errou a mão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu também me decepcionei com o livro, mas em alguns pontos que você levantou minha opinião é o oposto da sua. Eu não senti melhora nenhuma na Victoria, muito pelo contrário. Quando tem a passagem de tempo, ela até parece mais madura e independente, mas com o tempo ela vai se tornando indecisa, birrenta e inconsequente. Achei ela tão insuportável que o Robert até ficou em segundo plano Quando eles se reencontram, ele era realmente um embuste, mas achei que da metade para o fim ele melhora e se torna até mais engraçado.
    No entanto, concordo com você que os argumentos do livro não convencem. A impressão que eu tenho é de que se os protagonistas fosse minimamente maduros, com uma conversa honesta eles teriam resolvido tudo.
    Enfim, não achei uma leitura ruim, mas foi o mais fraco da Júlia que eu já li.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi kris, uma pena que você não gostou. Eu não gosto muito de amor a primeira vista, mas gostei deste. Meu problema maior foi depois que as coisas foram esclarecidas e o rancor continuou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece conter uma história muito linda e envolvente. Quanto mais resenhas eu leio, mais curiosa eu fico em conferir a escrita da Julia Quinn haha. Amei a sua resenha, bjss!

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Concordo super! É um livro ok, mas nada demais! Achei os personagens bem fraquinhos e fiquei incomodada com diversas partes, porderia ser bem mais legal. Gostei da sua sinceridade!

    Bjs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥