Resenha: Nilue - Thais Lopes

05 março 2018


Tamisa sabe o que é ter tanto medo a ponto de parar de sentir - e é apenas por isto que ainda está viva. Uma escrava fugitiva, ela encontrou refúgio na cidade das sombras chamada Nilue, e deixou o passado para trás.

Até que ela rouba um artefato escondido pelo Rei, e todo o Nilue começa a pagar por suas ações. Tamisa se vê no meio de um conflito com raízes no passado do seu mundo - aquele passado tão bem apagado que poucas lendas sobreviviam.

Vista como uma heroína por boa parte do Nilue, caçada pelos homens do Rei e por aqueles que usam magia, Tamisa não tem muitas opções. Para tentar salvar sua vida e o lugar que é um lar para todos os fugitivos, ela traz de volta um poder tão antigo quanto a cidade das sombras, e tão letal quanto elas. O mesmo poder que salvara sua vida, uma vez, e que agora pode significar sua destruição.

Edição: 1
Editora: Senhor da Lenda
ISBN: B00YQUPWTU 
Ano: 2016
Páginas: 490



Roberta Krutzmann @apenas.um.trecho

Oi, gente! Como não só de livros ruins vive a literatura nacional, vim hoje trazer pra vocês a resenha de um dos meus favoritos de toda a vida! Nilue é um livro que foi postado na íntegra no wattpad, e ganhou alguns extras e ilustrações lindas do Felipe Colombari quando foi pra Amazon, em dezembro de 2016.


Para os que não acompanham meus surtos e/ou nunca recomendei esse livro, aqui vai um pequeno resuminho sem spoilers críticos: Durante um terremoto, Tamisa, uma escrava das casas de prazer, consegue fugir em meio ao caos e encontra refúgio em Nilue, a cidade das sombras. Ela não esperava ser bem recebida. Não esperava sobreviver. Na verdade, ela não esperava nada. Então, foi uma surpresa para todos quando as sombras a acolheram e a transformaram na Caminhante das Sombras. Impulsionada por lendas antigas e um instinto que a dizia que era a coisa certa a se fazer, Tamisa rouba alguns artefatos que o Rei mantinha escondidos (my precioooousssss) e atrai a fúria do monarca (e consequentemente destruição) para a cidade que aprendera a chamar de lar. Pega no meio da guerra, Tamisa é forçada a enfrentar algumas questões de seu passado enquanto tenta evitar que tudo e todos que ela conhece e ama ardam em chamas.



Atenção: Esse post contém vários ataques de fangirl. Se em algum momento eu discuti literatura nacional com você, é certeza que eu devo ter comentado sobre a Thais Lopes e muito provável que eu também tenha recomendado algum livro dela. Se você não quer nenhum spoiler, pula pro trecho depois da *, lá no final do post.

"A benção de Aven para você que escuta esta história."



Primeiramente: O QUE FOI ESSE LIVRO, PELO AMOR DE DEUS? Parece que quanto mais eu surto com um livro, mais difícil é escrever algo coerente sobre ele depois. Tudo que você quer é berrar em capslock sobre cada capítulo, cada cena, cada personagem... SOBRE ABSOLUTAMENTE TUDO. Até crossover com cenas de outros livros. Mas vou tentar me orientar pelas resenhas anteriores e falar um pouquinho do que achei de cada personagem antes de resumir.


Tamisa foi uma que me cativou no começo e especialmente no fim. A garota quebrada, com um passado cruel, mas que aprendeu a lidar com isso e continua (sobre)vivendo. Mais pro meio, eu me irritei um pouco com as repetições de argumentos mentais dela como, por exemplo, as mil vezes que ela explicou que as sombras a acolheram porque ela estava vazia (eu contei pelo menos três vezes a mesma frase durante as explicações), e a lerdeza dela em aceitar a natureza do Vokrin ou descobrir os segredos do Rei. Mas no final, não tem como não amar a garota. A evolução dela é sensacional. Ver ela virando a esperança de toda uma cidade, a heroína e também lembrando sobre coisas do seu passado que estavam na hora de serem lembradas, a relação dela com as sombras... Eu poderia até relacionar com a Katniss se transformando no Tordo, mas eu prefiro a Tamisa e não quero descer ela no patamar de personagens pra fazer essa comparação.

"Às vezes o monstro que você vê na escuridão só é o que é porque a luz o fez assim. E às vezes... Às vezes a escuridão é o que vai manter os monstros à distância."



O Vokrin... AI MEU DEUS. O VOKRIN. Quando Thais me mandou uma prévia da ilustração dele, eu senti no fundo da minha alma (que ele pode consumir, se quiser) que tinha um novo crush. Eu não sabia nada sobre ele, nem mesmo o seu nome, na época, mas o surto aconteceu mesmo assim. Ele definitivamente leva o selo de "Homão da porra" e muito provavelmente está no top5 crushs da vida. Quando ele sorri, ou diz algo fofinho, meu coração para um pouco e perde o ritmo das batidas. Todas as cenas que ele aparece são maravilhosas: seja lutando, cuidando da Tamisa, expondo seus feelings ou simplesmente existindo. Vou guardar esse crush pra sempre no coração (E O CAPÍTULO 14 TAMBÉM).

"Alguns poderes deveriam ser abandonados e esquecidos. Não importa qual seja sua intenção, eles vão te corromper, tomar sua vontade e sua vida."



E aqui temos Kihamari e Erain. Kihamari é uma nascida-bruxa que mora no Nilue e uma das ameaças ao povo dessa cidade. Tudo que ela mais quer é controlar as sombras, custe o que custar, e uma vez que essas sombras são o Vokrin, vocês imaginam o meu desgosto com essa mulher, né? Mas eu gostei do desenvolvimento dela, em como a sede por poder tornou alguém neutro (não vou dizer que ela era uma mocinha, porque seria forçar demais a barra) em um dos vilões da trama, e mesmo depois disso ninguém conseguia odiá-la completamente. O que não foi o caso de Erain, o Rei, que desde o início se mostrou um filho da mãe de marca maior. E logo do pior tipo: aquele que quando você se vê cara a cara, se mostra uma boa pessoa, te trata bem, faz joguinhos mentais sutis para tentar te controlar, antes de mostrar sua verdadeira face e partir pro ataque. Eu amei também a dualidade Sol/Trevas, Erain/Aven, os dois amantes e toda a referência às lendas e criação do mundo e coisa e tal (até li recentemente algo parecido, com Dia/Noite e Sol/Lua). 

"O passado pode ser esquecido, mas jamais pode ser apagado. E as memórias carregam seu próprio poder, uma força com raízes tão profundas que nunca serão desenterradas."



Agora que eu já externalizei parte da minha empolgação com alguns personagens, vamos comentar um outro ponto importante que eu comecei a valorizar mais depois de ser influenciada pela chatice literária da autora: a construção de mundo. Chega a ser impressionante como as coisas se encaixam no final das contas. As lendas dos deuses, as guerras do passado, a formação da sociedade como um todo, os reinos esquecidos e os mais diversos povos. 


Um surto especial aqui para os sikrans, que carinhosamente apelidei de avatares hipsters, e quem desejo conhecer um pouco mais nas próximas histórias. Os Naaren também é outro povo que me deixou na curiosidade eterna por mais. Espero encontrar a Dama Carisa de novo algum dia. Amei aquela velha. 

E falando em encontrar no futuro, temos aqui também o Selir, o feiticeiro que me fez ficar com um pé atrás e não confiar nele em momento algum, nem mesmo depois dele ajudar diversas vezes a Tamisa e os moradores do Nilue e provar o seu valor. Não vejo ele como um dos mocinhos. Pra mim, ele está na iminência de se tornar um dos corrompidos pela sede de poder (mas por enquanto é só surto de leitora treteira mesmo). O fato dele ter fugido com os livros, mesmo que por uma boa causa, só fez aumentar mais a minha suspeita.

"As lendas nascem quando a verdade é demais para a crença.
Elas nascem quando o impossível acontece, quando o reino mortal toca o imortal."



*


EU. SIMPLESMENTE. AMEI. ESSE. LIVRO. 
EU. PRECISO. DELE. NA. MINHA. ESTANTE.
(Figurativamente falando, por enquanto, porque eu não tenho uma estante de verdade)

Nilue é um incrível. Com uma pegada mais dark, e um pouquinho de romance, mas um foco maior nas tretas envolvendo o passado/presente dos personagens, Thais conseguiu me cativar do primeiro trecho de abertura até o epílogo. É um daqueles livros que começa a ler e não quer terminar nunca mais. Os capítulos vão passando muito rápido e quando você menos espera já está virando a última página e chorando por ter lido tudo de uma vez (se você for do tipo de gente que relê os livros, esse com certeza vai entrar na lista). A autora tem uma narrativa gostosa de ler e cheia de frases de impacto para guardar pra vida (meu arquivo de notas do kindle tem o tamanho de quase 1/3 do ebook original), quotes maravilhosos que vão atiçar o lado escritor que há escondido em você, e tretas mirabolantes que vão te deixar de queixo caído. E também agrada os dois maiores grupos de leitores: aqueles que preferem a construção de mundo e aqueles (como eu) que são os "loucos por ships", então recomendo a leitura pra todo mundo <3

"Nem tudo pode ser explicado de forma simples, ou mesmo clara.
Pois os sonhos não são feitos de luz nem de trevas, mas sim de algo que é ambos e nenhum dos dois"



Isso é tudo, pessoal.

Beijos e até a próxima!

10 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro! :) Ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :)

    Enfim, essa capa esta ma-ra-vi-lho-sa!!! :) Que ótimo que as personagens fisgam assim o coraçao do leitor!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo, né?! Meu sonho ter o físico desse livro. Espero que a autora consiga fazer esse ano <3

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Nossa, que capa linda! Nunca tinha visto este livro, mas fiquei mega curiosa para lê-lo depois de ver tua resenha super empolgada, hahaha. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequenos achadinhos maravilhosos da Amazon. Chega dá um calorzinho no coração quando encontro algum <3

      Excluir
  3. Olá!!!
    Adoro esse tipo de livro e digo que sua resenha me deixou com muita vontade de ler e conhecer o trabalho da autora!! Dica mais que anotada!!
    Parabéns pelo Blog!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, se prepara pras tretas e surtos que são esses livros! Vai ter resenha de mais alguns deles, entao cola por aqui pra ver se mais algum te agrada ;)

      Excluir
  4. Olá
    não sou fã de livros fantasiosos, é uma pegada que acaba não me prendendo muito mas ainda assim sempre vejo enredos muitos criativos e esse é um exemplo, tenho amigas que adoram e vou indicar a elas, bela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, dá uma nova chance pra fantasia. Foi algum livro que te traumatizou, ou você só não gosta do genero mesmo?

      Excluir
  5. OIiii,

    Todas a se vezes que eu leio um livro da Thais eu tenho a mesma reação “O que foi este livro pelo amor de DEUS!” Além de berrar ela no whats pra dar mais milhões de surtos! Más admito q estou enrolando pra ler Nilue a algum tempo, porque sei que eu vou me apegar tanto a leitura que não vou conseguir fazer mais nada da vida que não seja ler, por isto estou do adiando a leitura dele pelo ou menos a ate minhas férias rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O apego é real, Aninha. Melhor deixar pras férias mesmo. É surto atrás de surto <3

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥