Resenha: Bem Atrás de Você - Lisa Gardner

08 fevereiro 2018



Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos.
Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.
_________________________________________

“Gardner sabe como fisgar o leitor emocionalmente com sua trama, e a descrição dos procedimentos policiais é magistral… Ela é uma das mestras do thriller psicológico.”
Jeff Ayers, Associated Press
“Com um enredo elaborado sobre um drama visceral, além de reviravoltas geniais, Gardner mais uma vez nos entrega um suspense sem igual.”
Jill Smith, RT Book Review
“Reviravoltas diabolicamente engenhosas conduzem essa trama de Lisa Gardner.”
Publishers Weekly
Edição: 1
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582354964
Ano: 2018
Páginas: 352
Tradutor: Eric Novello
Compre na Amazon: Bem Atrás de Você - Lisa Gardner




Oi pessoas,
No fim de semana passado eu recebi, de surpresa, o livro Bem Atrás de Você da Lisa Gardner , Publicado recentemente no Brasil pela Editora Gutemberg e como amo o gênero e essa sinopse me intrigou, ele pulou a fila entre as minhas leituras e eu não me arrependi.



A trama começa nos mostrando o evento chave para o desenvolvimento desse enredo, duas crianças são criadas por pais relapsos, viciados e muitas vezes violêntos em um ambiente completamente hostil. O que leva com que a criança mais velha, Telly, um menino de apenas 9 anos tome para si a responsabilidade pela crianção e proteção da criança mais nova, Sharlah, uma menina de 4 anos. Até ao dia que tragédia iminente na vida dessas crianças acontece, num surto de fúria provavelmente devido ao abuso de drogas, o pai que sempre foi violento atenta contra a mãe e em seguida se vira contra os filhos. 
A história então passa para anos depois, onde os irmãs foram separados pelo sistema de adoção dos EUA e Sharlah acabe indo parar sob a tutela do casal de detetives Quincy e Rainie. E então uma série de assassinatos começa a acontecer na pacata cidade de Bakersville, e é atribuida a um Spree Killer. E a câmera de vigilância de um dos lugares atacados dá a identificação do suspeito, um garoto de 17 anos chamado Telly Ray Nash, o irmão mais velho de Sharlah.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Lisa Gardner e só posso classificar o Thriller como eletrizante. O enredo desde o inicio é intrigante, crimes envolvendo crianças são sempre um assunto muito interessante.
No inicio da leitura nos recebemos toda uma história já montada. Nos é dado o crime e o criminoso, só falta a certeza da motivação. Não, porque não haja uma, mas por haver tantas possibilidades que a polícia fica sem saber qual é a certa. 
Haveria algo no lar temporário despertado de novo o instinto de defesa em Telly e servido de gatilho para essa onda criminosa? 
Teria sido o garoto um sociopata desde a morte dos pais e enganado o sistema, voltando agora ativa? Será que descobrir que Sharlah estava perto despertou em Telly o sentimento de abandono e a sua fúria é em busca de querer se vingar da irmã?
Várias questões vão sendo levantadas ao longo da trama, porém sempre ficamos com a sensação de que há algo errado ali. falta algo importante.

A Narrativa do livro é feita de duas maneiras, em terceira pessoa por um narrador indeterminado e em primeira pessoa por alguns personagens, isso é algo que de cara incomoda um pouco, acho que porque foge do usual, mas que não atrapalhou a minha leitura e eu até me acostumei rapidamente. Acho que inclusive esse detalhe na narrativa influenciou no que eu senti, enquanto estava lendo, que foi uma sensação de dúvida sobre os fatos apresentados, que me impeliu a ler o livro mais rapidamente. 
A escrita da obra é completamente fluída e um fato te empurra a outro e outro o que faz com que você queira acabar a leitura logo pra descobrir todos os mistérios, ou seja, um bom Thriller. Surpreendente para mim em alguns pontos e nem tanto em outros.
Gostei muito da construção dos personagens, pessoas comuns e complexas, nem de longe perfeitas ou perto de sê-lo, cada um carrega suas dores e seus transtornos e foi muito legal como a autora estruturou isso. Colocando na história dos seus personagens questões importantes e levantando ao longo da narrativa, não uma, mais diversas críticas sociais, todas muito bem estruturadas. 

Uma delas se refere, ainda que sutilmente, a cultura armamentista americana, onde em algumas casas existem mais armas que o numero de moradores e o quanto isso é algo perigoso. Acredito que isso faça de Bem Atrás de Você, uma leitura bastante reflexiva já que estamos passando por esse momento no Brasil, onde existem pessoas que acham que o problema da violência será sanado, colocando armas nas mãos de civis despreparados. Coisa que basta apenas uma pequena pesquisa sobre países onde o porte de arma é banalizado e ver as consequências drásticas.

Então, voltando ao assunto literatura, eu recomendo muito a leitura da obra. Para mim ela funcionou perfeitamente e não houveram pontos negativos, pois até mesmo a variação da narrativa achei que corroborou com a absorção do texto. Espero que vocês tenham curtido a minha resenha e se interessado por fazer a leitura. E espero que aos que fizerem, curtam tanto quanto eu.

Pelo que vi nos agradecimentos do livro a autora tem séries estreladas por personagens diferentes: D.D. Warren, Tessa Leoni e o casal Quincy e Rainie e eventualmente faz enquetes em sua página no Facebook para pedir aos fãs que escolham por quais deles seus próximos livros serão estrelados. Uma interação autor - leitor que eu acho muito interessante. 
Acesse a página da Autora Lisa Gardner

Por favor não deixem de dar suas opiniões nos comentários e bom Fim de semana pra vocês! ♥

7 comentários:

  1. Oiii Kris tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em ler esse livro menina, diante do suspense que ali é abordado e com assassino, dica anotada e achei a edição linda demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa temática, me faz querer devorar o livro e o fato da narrativa fugir do usual só me chama atenção, assim como as criticas sociais feitas pela autora. Não conhecia o livro, mas anoto a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem ?
    Ainda não conhecia a obra e fiquei bem curiosa irei adicionar na minha lista, nunca li nada desse tipo e vai ser uma aventura nova.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Kris, sua linda, eu estava louca para ler esse livro e comecei a fazer isso agora pouco. Tenho minhas suspeitas, mas histórias assim sempre nos surpreendem. Eu adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas, apesar de parecer ser mesmo um thriller eletrizante como você falou, eu acredito que não o leria. O primeiro motivo é que não gosto de suspense em que os crimes envolvem crianças, acho muito perturbador imaginar uma criança como um sociopata. Segundo que acho que a forma como a história foi narrada me incomodaria um pouco, por alternar entre terceira e primeira pessoa (e com ponto de vista de mais um personagem).
    De qualquer forma, adorei sua resenha e só não descartei totalmente a leitura, pois a forma como você falou sobre o livro me deixou curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adoro livros com crianças, e realmente, esse parece ser um enredo completamente instigante e marcante, daquele estilo que realmente nos prende. Fiquei bem intrigada com o criminoso, e se posso duvidar de algo, mesmo sem ter começado o livro, é que não é o menino o criminoso, risos. Bom, preciso conferir para ter certeza, né, então vamos a esse livro, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha visto esse livro por aí, mas ainda não havia lido nenhuma resenha. Fiquei muito curiosa. A narrativa parece instigante mesmo, pelo o que você pontuou. A escolha por uma narração não habitual é também um dos pontos que me deixou com vontade de ler. Gosto de livros com estruturas diferentes.

    Beijos

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥