Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581638430
Ano: 2016
Páginas: 224
Sinopse:Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.
Resenha
Ciao lettori,
hoje eu os saúdo em italiano em homenagem ao livro que vou resenhar, que é nacional e se passa um pouco no Brasil e um pouco em nada menos de Roma, na Itália. As Letras do Amor é uma obra escrita pela estreante autora Paula Ottoni e publicada pela editora Novo Conceito, no selo Novas Páginas.
O trama é um Young Adult em sua mais clássica essência, e relata a história de um triângulo amoroso protagonizado por personagens jovens e imaturos. Nela somos apresentados a Bianca, uma jovem de 19 anos, que em meio a uma crise familiar, devido a problemas conjugais entre os pais, decide embarcar com seu namorado Miguel, que precisa viajar a trabalho, para uma temporada em Roma. Lá, o casal acaba dividindo apartamento com Enzo, o melhor amigo de Miguel.
Após pouco tempo em Roma, o relacionamento entre Miguel e Bianca começa a oscilar, como era de se esperar o convívio diário com o namorado, acaba a deixando perceber facetas nele, que ela ainda não conhecia e isso começa a incomoda-la. Paralelamente ela acaba passando muito do seu tempo com Enzo, que está de férias da faculdade e entre eles laços começam a se estreitar, até que um sentimento novo começa a surgir. Porém isso é algo proibido e que assusta os dois.
No início da leitura Miguel é um cara legal e doce, mas quando eles se mudam para a Itália, ele muda completamente de figura e acaba se mostrando um cara mimado, machista, egocentrico e infantil, enquanto Enzo desde o primeiro momento, mostra-se completamente o oposto de tudo isso, então acaba fazendo com que o leitor não tenha dificuldade de escolher ao lado de quem vai ficar.
Porém, Bianca mostra-se o tempo todo extremamente imatura, o que de fato ela é, por isso acaba se prendendo a convenções, opiniões externas e a um relacionamento em clara ruína, o que acaba a levando a tomar atitudes erradas. Isso é um clichê clássico em romances do gênero, mas realmente acontece.
Quantas mulheres não sustentam-se em um relacionamento desgastado com triste esperança de que vai melhorar? O lado bom nessa premissa é poder acompanhar o crescimento pessoal da personagem e vê-la amadurecer, ainda que só um pouco.
A Escrita da Paula é boa, organizada e de fácil entendimento, os personagens foram bem construídos e o enredo é muito bem desenvolvido, todo bem amarrado. Porém o que me fez falta durante a leitura foi um pouco mais de emoção, um clímax mais forte, algum diferencial, qualquer coisa que tirasse a leitura da monotonia, mas infelizmente não aconteceu. "As Letras do Amor" é uma obra simples, que dá pra prever o final já nos primeiros capítulos e isso acho que é um problema para alguns leitores, talvez isso aconteça justamente porque o livro é voltado para um publico mais jovem, que se identificará mais do que eu com a trama e com os personagens.
Portanto, recomendo a leitura especialmente para adolescentes e para os jovens que estejam buscando uma leitura mais rápida e menos complexa. O trabalho gráfico da Novo Conceito está muito bem feito, a capa do livro é bonita e faz jus a história, a diagramação proporciona uma leitura agradável e a revisão aos meus olhos se manteve impecável.
Espero que vocês tenham curtido a resenha. Não deixem de me contar o que acharam nos comentários.
Beijos. Baci. :*
Enviamos um convite para o teu email :)
ResponderExcluirOlá Kris!
ResponderExcluirO enredo parece ser bastante legal, apesar de não ter um clímax muito bom. Porém como gosto bastante de leituras juvenis, acho que daria uma chance para o livro, mesmo sabendo que ele é monótono e um clichê.
Adorei como desenvolveu a resenha, mesmo não se identificando tanto com a leitura, cativa o leitor quer ler o livro.
Beijos
Eu estou enrolando a leitura desse livro desde que ele chegou aqui em casa... Se bem que os ultimos meses foram meio conturbados para ler e preferi acumular um pouco do que ler sem muito tempo e não poder aproveitar...
ResponderExcluirAcho que o fato de notar o crescimento da personagem, mesmo que não seja muito é o que mais me chama a atenção. E claro, estou empolgada para ler algo que se passa também em Roma :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Olá, parece bem fofinho e fácil de ler, mas ultimamtente estou buscando leituras mais emocionantes e que nos deixam presas e sem fôlego hehe Adoro!! Pelas suas impressões parece aquele livro de se ler uma " sentada" e apesar da mocinha ficar na dúvida o final é previsível, sua resenha ficou muito boa, mas não me atraiu a leitura, bjs e até mais!
ResponderExcluirOlá, o livro realmente traz a tona essa ideia de que muitas mulheres realmente continuam em um relacionamento com esperanças de que ele possa melhorar. Gostei da escrita da autora, e gostaria de ler a obra.
ResponderExcluirOii, tudo bem?
ResponderExcluirEstou aqui com o meu exemplar do lado da cama no momento.Eu gosto de um bom livro levinho e um tanto previsivel, espero gostar bastante desse.
Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
Abraços Mary do blog Leituras da Mary