N° 01
Editora: Hoo
ISBN: 9788593012006
Ano: 2016
Páginas: 104
Sinopse:Este primeiro volume de Décio, intitulado Crise, mostra o mundo do investigador particular no início dos anos 1980. Vivendo o final da ditadura brasileira, na São Paulo que cresce aos olhos de paulistas, nordestinos, mineiros, cariocas e gaúchos, e ainda mistura os bairros decadentes com imensos prédios do centro da capital paulista. Décio é bombardeado de informações e vai apresentando, um a um, seus amigos, familiares e inimigos. O que pode acontecer quando o jornalista Julio Augusto, um dos grandes nomes do jornal Social News, paga para que Décio o ajude num furo de reportagem que envolve um nome conhecido do cenário político brasileiro? Endividado e com a pensão de Mirtes, a ex-esposa, vencida, resta aceitar. Acompanhe Décio em sua Graphic Novel inserida numa sociedade brasileira prepotente, discriminatória e, ao mesmo tempo, fruto da própria existência cultural.
Resenha: Décio - Crise de Rodrigo Belato
Olá leitores,
Hoje eu trago para vocês a minha segunda resenha em parceria com a Hoo Editora. E a obra da vez é Décio. Crise. uma grafic novel escrita pelo autor e ilustrador Rodrigo Belato. Essa não é uma obra basicamente LGBT, pois o protagonista Décio é um homem heterossexual de meia-idade, mas vários dos personagens secundários representam o público LGBT.
A trama se desenvolve pelo submundo de São Paulo, nos anos 80 e nos apresenta um personagem bem interessante, simples, cheio de conflitos e bastante desconstruído para a época em questão, que acaba se envolvendo numa trama eletrizante e perigosa.
Por se tratar de uma grafic novel a leitura de Décio é relativamente rápida, a trama é muito interessante e bem construída, o que faz com que nós leitores imerjamos dentro da história, que é intensa, questionadora e ao mesmo tempo divertida. Em algum ponto da leitura, me lembrei bastante da escrita de Bukowski em Pulp, talvez pelas duas histórias serem protagonizadas por detetives que sub-existem às margens da sociedade, mesmo que o Décio do Rodrigo, seja inúmeras vezes mais sensato do que o Belane do Buk. Tudo isso regado com a eterna nostalgia do que foi os anos 80 no Brasil.
A parte gráfica da HQ também está incrível, a diagramação está muito bonita, organizada e cheia de identidade, o que era de se esperar, para fazer jus ao estilo extremamente original que tem a ilustração do Rodrigo Belato, que mescla realismo e cartoon, produzindo algo novo e único.
Essa é sem dúvidas uma obra que eu recomendo, Principalmente aos fãs de quadrinhos, essa é uma obra nacional que vale a pena conferir. Não posso deixar de mencionar que é a obra indicada a um público maior de 18 anos por conter cenas de sexo e violência.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi. Ainda não li nada da Hoo Editora, gostei da indicação, do personagem a ambientação na década de 80. Fiquei curiosa para saber como é a desconstrução que você ressalta para um personagem da década de 80. Dica anotada.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirGente... fiquei super interessada nesse livro, pois trata de política, que eu adoro, e no cenário da minha amada São Paulo.
Não conhecia o HQ e já vou procurar para adicionar na minha enooorme lista de leitura.
Abs e valeu pela dica ^^
Não conhecia a GN, mas já ouvi falar da editora, então achei legal encontrar uma resenha com imagens que deixam a sensação de que o livro foi feito com cuidado e carinho. Isso, junto com sua indicação na resenha me deixou curiosa e querendo conhecer a história. Estou numa fase que preciso ler mais Grafics, elas sempre vão ficando de lado e estou super atrasada nesse ponto...
ResponderExcluirDica anotada!
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Ola! Sou o Rodrigo Belato, criador do Décio e quero, primeiramente, agradecer a resenha e as palavras!
ResponderExcluirTambém me coloco a disposição para responder aos leitores do blog que queiram sugerir temas, elogios ou críticas para a continuidade do projeto. Foi um ano de intenso estudo sobre o tema e ainda tenho muito a conhecer mas o resultado inicial foi muito positivo!
Conto com a ajuda de vcs! Um grande abraço e sucesso ao blog!!
Oi Rodrigo,
ExcluirParabéns pelo excelente trabalho, obrigada pela visita e por avisar o erro de digitação, mil desculpas. ^_^