Resenha: Presságio - O Assassinato da Freira Nua de Leonardo Barros

20 abril 2015



Ficha Técnica
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576798040
Ano: 2012
Páginas: 224
Sinopse:  
Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.

Resenha

Olá leitores, hoje eu trago a vocês mais uma resenha de livro nacional. E dessa vez o livro é um Thriller que mescla suspense e fantasia, num enredo sensual, ousado e misterioso que acaba por proporcionar uma leitura fluída e bem interessante.

A História começa com uma ocorrência policial, onde a vítima é uma freira, a irmã Bianca. Ela foi violentada e brutalmente assassinada, as investigações começam e o provável suspeito do crime fica bem claro. Na sequência outro crime acontece e é aí que conhecemos Alice, uma jovem de 26 anos que carrega um estranho fardo. Ela é uma espécie de oráculo que tem visões quando alcança o êxtase. Ela procura inúmeros psicólogos e em todos recebe sempre o mesmo diagnóstico, porém consciente de que não está louca, ela nunca os aceita.


Alice está presente na festa onde acontece o segundo crime, mas acaba sendo drogada e fazendo sexo inconscientemente num banheiro e é durante esse sexo, que ela tem flashes do crime sendo cometido. Ela vê um homem vestido de diabo estrangulando uma mulher vestida de freira durante o ato sexual.
Ao acordar no dia seguinte ela se depara com a noticia e a identidade da vítima, tenta então, contar a sua versão para a policia e acaba se tornando motivo para piada entre os policiais que alegam que ela é uma viciada em delírio.

O que a faz assim, partir em sua própria investigação, não só para solucionar esse crime, mas também para provar a sua sanidade mental. No meio dessa investigação, muita coisa louca acontece, tem horas que a gente ri, tem horas que a gente se assusta e tem horas que a gente pensa: "Essa menina é doida mesmo", mas a partir do momento em que os fatos começam a se esclarecer, percebemos o quão intrincada é a trama do livro. O que torna a história bem interessante e seu final bastante surpreendente.



Eu particularmente gostei do estilo da escrita do autor, de como ele nos prende numa teia de mistério que nos faz querer chegar logo ao final e descobrir o desfecho que ele preparou para nós e da maneira que ele mesclou vários elementos para compor a sua história. Não é algo comum, mas acaba por tornar o livro ainda mais original e dinâmico.

Vale ressaltar que o autor ainda aborda outras questões em sua trama, como por exemplo, a violência sexual da qual são passíveis as internas em instituições mentais (gostei muito do desfecho dessa parte da história, lavou minha alma) e como é possível para a policia manipular uma investigação.
O livro terminou de uma forma interessante e deu um gancho para uma provável sequência. Da qual, eu gostaria muito, pois achei Alice uma personagem bem interessante.

Eu recomendo a leitura, pra quem curte o estilo que o livro aborda e acho que não preciso ressaltar que a história é uma ficção né? Então não há nada de mal em conter nela elementos fantásticos.

Beijos e não deixem de comentar!

11 comentários:

  1. Eu iria gostar muito de um livro, talvez eu esteja precisando gostei muito da resenha e como sempre estou me surpreendendo muito com os novos autores brasileiros.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que já falei isso antes, mas esse tipo de história eu curto mais quando é em filme. Não consigo me prender tanto enquanto leitura, sabe. Talvez seja a falta de costume, sei lá. Mas se fosse um filme eu veria, hehehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. história policial com sobrenatural realmente duas junções incríveis, deve ser muito bom e me deixou na vontade de ler. Parabéns pela resenha :*

    http://armazemdochef.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Interessante mesmo, e muito curioso para saber como vai ser o final
    Não sou muito de leitura, mas confesso que estou começando a gostar
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tenho visto muitas resenhas bem legais sobre esse livro, mas infelizmente, por mais interessante que seja o enredo, literatura policial nunca foi a minha favorita. Acho todo o mistério e o suspense muito melancólico, não consigo ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kris! Eu gostei muito de Presságio.............. Achei que o Leonardo abordou o suspense com elementos de fantasia de uma forma que os dois estilos casaram muito bem. Eu também iria adora ver uma possivel continuação do livro. bjs
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Kris.

    Primeira resenha que leio de Presságio. Achei interessante a premissa do livro. Adoro quando os personagens querem provar algo. Que nem a Alice que quer provar que não está louca. Apesar de não curtir muito livros de suspense eu faria essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Já ouvi falar muito do livro pelos blogs e adorei a premissa e o tema do livro, parece ser muito interessante, fiquei mais curiosa por ler a sua resenha, que por sinal, está ótima.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kris, tudo bem?
    Gosto muito da premissa do livro e quero ler assim que possível, principalmente por prender o leitor, gosto de narrativas assim!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Oi Kris,
    Vi muitas resenhas desse livro e todas me chamaram a atenção, assim como a sua...
    Estou muito curiosa com a historia e assim que eu tiver a oportunidade irei tentar comprar esse livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Ola tudo bem, ja li um tempo atrás uma resenha desse livro, e tinha me esquecido sobre o que era, e lendo sua resenha me despertou a curiosade novamente! Gostei do enredo!
    Bjkas
    Livros, a Janela da imaginação

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥