Resenha: O Poeta da Madrugada - Alceu Valença

23 abril 2015




Ficha Técnica

Edição: 1
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895127726
Ano: 2015
Páginas: 108

Sinopse:
O Poeta da Madrugada - Um dos mais expressivos representantes da música popular brasileira, Alceu Valença faz agora sua estreia como autor em O Poeta da Madrugada, simultaneamente lançado no Brasil e em Portugal.
A publicação reuni poemas escritos desde 1969 até os dias de hoje, além de letras de músicas como Cambalhotas e Sino de Ouro.

Quando O Poeta da Madrugada chegou, foi como se ele tivesse trazido dentro de si o brilho de uma manhã de primavera. Assim que abri o envelope, meus olhos se encheram de luz e a minha alma de viço. Larguei tudo o que eu estava fazendo para devora-lo!

Sentiram a poesia???
Pois, é. Essa resenha vai ser toda assim, porque O Poeta da Madrugada é poesia pura, em sua forma mais brutal, encantadora e avassaladora. Esse livro é Música Pros Olhos.

Vem comigo...

Resenha

Primeiramente eu não posso deixar de expressar o prazer inenarrável, que foi pra mim poder ler o primeiro livro desse autor, poeta, músico, que é um dos meus maiores motivos de ter orgulho de ser nordestina e pernambucana. Obrigada, Chiado Editora pela oportunidade.

Agora vamos a resenha.

O Poeta da Madrugada é um livro de poesia cantadas, nele há letras de algumas músicas, ou melhor dizendo hinos, do fabuloso Alceu Valença. Mas, também há muitos poemas inéditos (ao menos pro público), porém até nesses a musicalidade é algo que não se consegue, não notar.


O livro prende completamente ao leitor, em sua teia de palavras e nos nina como se estivéssemos balançando-nos em uma rede, da qual só poderemos sair, após lermos a sua ultima palavra. Até o prefácio escrito por José Eduardo Agualusa já nos pega pelo pé, tamanha a paixão que ele demonstra em suas palavras e após ele nos aprofundamos nas palavras de Alceu, escritas pelos mais diversos anos, nos mais diversos estados de espírito, mas que encantam e cativam da mesma maneira. Por vezes era como se eu o ouvisse cantando para mim as suas próprias poesias.

 O Livro se divide em duas partes. Uma chamada Quase uma Biografia, onde as poesias, creio eu são mais recentes. E a outra chamada Poeta das cidades, da solidão, do amor, do tempo e da saudade, onde foram compiladas várias poesias de desde 1967. Nas poesias ele fala de amor, fala da beleza, das cidades por onde andou e das coisas que lhe encantaram. E fala de uma forma que nos faz sentir lá e ver, e sentir aquilo que ele relata.

Eu não preciso falar aqui sobre a escrita de Alceu, né? Quem nunca ouviu Alceu cantar? Então, ele escreve como canta, com paixão, com furor. Tirando o fôlego, despindo as palavras. É impossível, descrever o prazer dessa leitura em palavras, só você lendo pra me entender.

É lógico que eu recomendo! E além do livro ser maravilhoso, a edição da Chiado Editora, está incrível. A Capa é maravilhosa e super criativa, tirei até uma foto temática quando o livro chegou, rsrsrs
A Diagramação do livro está perfeita e não percebi falhas na revisão, outra coisa que não me canso de ressaltar em relação a editora é a qualidade do papel usado, ele é levemente amarelado o que facilita a leitura e tem uma textura agradável e que facilita o manuseio, além de ser super leve. (Amei o cheiro das folhas também).




Enfim, fiquei In Love, pelo livro.
E Vocês o que acharam, já conheciam a obra? Interajam conosco pelos comentários é sempre um prazer ler as suas opiniões. Beijos!

10 comentários:

  1. Livro lindo e textos tbm, só as provinhas que tu mostrou já fiquei encantada! Parabéns!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Kris lindona confesso que nem sempre leio poesia mas sua resenha me conquistou . Como não ser conquistado pela alegria de Alceu Valença. Gostei muito da capa e já estou correndo para comprar o livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Alceu Valença é pura poesia. Fiquei interessado em ler o seu primeiro livro, as poesias que li aqui na sua resenha são lindas! Também sou pernambucano. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Livro de poesia <3 Guardando o nome pra depois ler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Kris.
    Apesar de não ser muito a minha praia, a poesia, não deixo de admirar um belo trabalho.
    Ainda não li nada do autor mas fiquei curiosa porque acho ele um ótimo músico. E isso é um motivo de orgulho mesmo, não só para seu estado mas para todo o Brasil.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kris, tudo bem?
    Quando vi no catálogo da editora achei que o livro fosse uma biografia (não li a sinopse na ocasião), estava enganada.
    Não conheço o trabalho do Alceu como cantor mais profundamente, acho que já ouvi uma música dele.
    Não costumo ler poesia, mas já vi que este é um livro que vale a pena ser lido e sentido.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. Olaáá
    Não conhecia o livro, não sou fã de poemas e poesias, mas o livro trás umas bem bonitas pelo que vi e tal, acho que leria caso se tivesse oportunidade, que bom que gostou tanto do livro e sua resenha está ótima.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Kris!!!!! Esse foi o livro que eu solicitei para ler. Quando bati o olho fiquei encantada com a capa e a curiosidade foi lá nas alturas. <3 Você acaba de confirmar minhas expectativas e agora estou torcendo para que chegue logo o livro! =D Louquinha para ler, mais do que antes! (=

    Um abraço e sua resenha está mega linda!
    Bjus!

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  9. Oi que linda, amei a sua resenha apaixonada, mas sinceramente eu não leria esse livro porque eu tenho um certo problema com a poesia que eu sei que preciso corrigir. Mas as fotos dos trechos que passou posso dizer que são lindos os poemas.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia que o Alceu escrevia bem assim, sério mesmo já fui a vários shows dele, Artista fantástico mesmo;.
    www.oserlivre.com.br

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥