Resenha: Heróis da Internet - Renan Carvalho e Italo Matheus

02 março 2017




Edição: 1
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581634760
Ano: 2016
Páginas: 192
Sinopse:Italo Matheus possui a Imaginação Alpha, um tipo de mente capaz de alterar a programação do Mundo da Nuvem. Quando Patrono, um programa de computador, sai do controle e aprisiona praticamente todas as crianças no mundo virtual – inclusive o irmão mais novo de Italo –, ele é escalado para salvar a internet e reestabelecer a ordem nessa outra realidade. Para isso, Italo contará com a ajuda de um grupo nada comum: uma cadeirante especialista em artes marciais,
um velocista com asma, um obeso que pode carregar toneladas e uma míope com pontaria invejável. Crianças que aparentam ser nerds desajeitados, mas que no Mundo da Nuvem, são verdadeiros heróis. Agora eles precisam aprender a trabalhar juntos para vencer os jogos de Patrono. E durante a sua maior aventura, Italo perceberá que seus companheiros, apesar de diferentes, poderão ensinar a ele muito mais do que imaginava. 


Olá pessoas, hoje eu estou aqui para trazer para vocês a resenha desse livro que me foi uma grata surpresa. Confesso que faço parte da leva de leitores que não são muito chegadas a livros assinados por YouTubers, e é por isso que digo que realmente me surpreendi com Heróis da Internet.
Como é facilmente notável não estamos diante de mais uma biografia de um jovem famoso e sim de uma história de ficção, onde esse jovem YouTuber tornou-se o personagem e nos conduziu nessa aventura por uma nova versão da terra e da Nuvem.

Heróis da Internet - A Ameaça de Patrono se passa numa versão futurista da Terra, onde a Internet e o universo digital que conhecemos como "Nuvem" evoluíram e se tornaram quase que um universo paralelo e é lá que muitos jovens passam boa parte do seu tempo. É importante frisar que assim como a estrutura da Nuvem mudou a forma que os humanos interagem com ela também muda e acaba se dando de acordo com a criatividade de cada um. Os classificando como: Imaginação Delta - pessoas pouco imaginativas, que tem uma imaginação deficiente; Imaginação Gama - os que tem uma imaginação mediana; Imaginação Beta - Pessoas muito imaginativas e criativas; e por fim, Imaginação Alpha - Um grupo seleto que possuem uma imaginação super-dotada.
E devido a esses fatores de criatividade, a maioria dos jovens passa a passar muito tempo na nuvem, pois lá eles podem modificar suas próprias aparências e assim se encaixarem aos "Padrões Socialmente Impostos" e conseguem assim evitar bulling, discriminação, entre outras coisas. Porém esse excesso de dedicação, muitas vezes exclusiva, a essa identidade virtual, também os faz se distanciar da realidade. E é pensando nos problemas que isso pode causar que a Professora Giordana após anos de estudos do comportamento dos jovens na internet, desenvolveu Patrono, uma inteligência artificial, para gerenciar a nuvem e encorajar esses jovens a passar menos tempo lá. Porém algo dá errado e Patrono acaba distorcendo os fatos que são armazenados dentro dele e acaba assumindo uma vontade própria, que acredita que a terra não é um ambiente propicio para o bem estar desses jovens e crendo que a sua forma de protegê-los é mantendo-os dentro da nuvem para sempre. E assim ele começa a aprisionar a mente das crianças e adolescentes no mundo digital e é ai que o Ítalo, entra na jogada. 
Como o único Alpha restante no mundo real, ele recebe a missão de ir a Nuvem com um grupo de Betas, para resgatar os que lá estão presos e combater a ameça que Patrono tornou-se.

Heróis da Internet é uma aventura frenética e muito bem escrita. Que visa claramente um publico mais jovem e aficionado por games e pela internet, mas que também é capaz de prender a atenção dos leitores mais velhos (como eu - hauhauha). A trama é muito bem estruturada e completamente original, os personagens são bem desenvolvidos e cativam ao leitor com as suas histórias de vida. A trama ainda traz à tona questões muito importantes e que valem a reflexão, para todas as idades, como por exemplo o excesso de dedicação que damos a nossa imagem no mundo virtual e nos esquecemos de dá-la ao que tem mais importância que é o Mundo Real. 
Até que ponto isso é aceitável?
Eu já havia ouvido falar muito bem da escrita do Renan através da Amanda Larissa que acompanha e ama a sua série Supernova (que tem resenha aqui no blog) e eu também gostei bastante do que acabei de conhecer. O Ítalo eu confesso que não conhecia, pois não acompanho muito o YouTube e menos ainda canais voltados para jogos, mas é bem provável que a minha filha Alice, já tenha assistido aos seus videos, pois ela adora videos de Minecraft, mas eu gostei muito do personagem a quem ele deu vida.

O enredo é narrado em terceira pessoa, de forma clara e atual que facilita o entendimento de um público bem jovem, acredito que crianças a partir de uns 9 anos já podem fazer essa leitura.
O trabalho gráfico da Novo Conceito está maravilhoso desde a capa que exibe os personagens da trama, até a diagramação que propicia uma leitura agradável, devido a sua organização e ainda traz ilustrações dentro dos capítulos, algo que ajuda a prender a atenção das crianças.



Essa é sem duvidas uma leitura que eu recomendo, pois acredito que é uma obra que pode ajudar muito no despertar esse gosto para a leitura nas crianças e que além de diversão, também acrescenta aos menores valores sociais e os induz ao pensamento crítico. Esse é mais um livro do que vou guardar para que a Alice leia daqui a uns anos. 

Espero que tenham gostado da resenha.
Beijoos


10 comentários:

  1. Parece ser uma história divertida e com bastante aventura.
    Acredito que pra quem curte esse universo da internet, essa obra seja uma boa pedida.
    Fiquei curiosa, confesso e sua resenha me deixou animada.
    A edição parece estar bem caprichada mesmo!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi. Ainda não conhecia esse livro, e apesar de sua resenha está ótima, não me interessei muito pelo livro. Talvez eu leia ele em algum momento no futuro, mas por enquanto, vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente sem ler a resenha eu passaria reto nesse livro kkk tenho certo preconceito com youtubers querendo escrever, mas também pq achei a capa infantil demais rsrs mas confesso que a resenha me convenceu, gostei dessa separação da imaginação, quero ver o que o livro mostra sobre a supervalorização da vida virtual

    ResponderExcluir
  4. Kris!
    Já conheço a escrita do Renan porque li dois livros da série Super Nova e simplesmente amei.
    Quanto ao Italo... não o conhecia, porque como você, não acompanho tantos youtubers e menos ainda os relacionados com games.
    Quanto ao livro, achei uma ficção muito bem elaborada e com temas pertinentes, porque afinal, a maioria ou muitos (para não generalizar tanto) adolescente, vivem hoje no mundo virtual e precisam de um 'freio' e talvez o livro traga essa consciÊncia e reflexão.
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá Kris, super legal esse livro, e bem diferente e claro criativo, e ainda más falando sobre o mundo da internet onde ninguém vive sem, e quase impossivel alguém se distancia da internet..achei super divertida e legal a historia, me lembrou um pouco o filme matrix, pela forma que eles ficam através dessa "nuvem"..bem interessante!!

    ResponderExcluir
  6. Eu também não sou chegada em livros de youtubers e não me interessei por esse. Achei interessante a sua resenha mas não consegui me atrair para o livro, ms acho que esse tipo de livro é indicado para um público certo e não faço parte dele.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Confesso que assim como você sou relutante em ler livros de Youtubes, e apesar de ter achado tudo muito interessante esse não é um livro para mim, não curto muito essa ambiente de jogos e etc, mas adorei a capa e fiquei feliz que gostou, isso mostra que sempre devemos dar uma chance né.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kris!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e a indiferença que senti com relação à ele logo ao ser divulgado só diminui à cada elogio que vejo sobre. Também não sou muito de ler livros de youtubers, são poucos os que ainda me interesso, mas como esse é um enredo fictício mesmo e a história parece ser realmente divertida e envolvente, pensarei com carinho em dar um chance sim. E por ser voltada à crianças é ainda mais legal porque realmente é preciso exercitar o senso crítico principalmente com relação ao mundo virtual e seus benefícios e malefícios, é preciso mesmo saber dosar o uso. Gostei muito da resenha, valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  9. Kris, também não sou muito adepta de livros de YouTube.
    Mas só por esse não ser biografia já daria uma chance.
    Achei a história bem legal, ainda mais para quem curte games, mas mesmo quem não gosta pode se deliciar com a leitura.
    Daria uma chance sim.

    ResponderExcluir
  10. Oi Kris!
    Lembro que eles vieram pra Campinas fazer sessão de autógrafos mas não fui, só vi as fotos e bombou!
    Sobre o livro, eu não sabia do que se tratava, mas gostei bastante da premissa é bem original mesmo, nunca vi nada parecido, e mais legal é trazer reflexões também!
    Bjs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥