Resenha: The 42nd St Band - Renato Russo

26 dezembro 2016




Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535926569
Ano: 2016
Páginas: 216
Tradutor: Paulo Geiger
Compre: Físico - Ebook
Sinopse:Entre os quinze e os dezesseis anos, enquanto convalescia de epifisiólise (rara doença óssea), Renato Russo — à época, ainda chamado Renato Manfredini Jr., em Brasília — criou a história de um grupo de rock formado em 1974, em Londres, a partir do encontro de ícones como Mick Taylor, dos Rolling Stones, e outros roqueiros imaginados pelo futuro líder da Legião Urbana. Da origem à separação da banda, passando por momentos de sucesso astronômico, Renato pensou em cada detalhe. A partir do personagem Eric Russell, figura central da 42nd St. Band, nasceria Renato Russo, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, que tem, portanto, sua gênese revelada neste estrondoso romance inédito.



Olá pessoal,
hoje eu estou aqui pra trazer para vocês mais uma das minhas resenhas lá do Fundo Falso que eu acabo querendo dividir com esse publico daqui também. Espero que vocês gostem.

Não é segredo pra ninguém que sou fã apaixonada e incondicional da Banda Legião Urbana e em especial do Renato Russo, ouço há muito tempo e sempre que posso estou lá na páginas deles curtindo minhas nostalgias no spotify. Então, é claro que quando a Andréa me deu a oportunidade de fazer essa leitura, através da parceria com a Cia das Letras para resenhar, lá no blog dela, eu não pensei duas vezes. Topei na hora! Vindo de alguém que escreveu Metal Contra as Nuvens, Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo e Mais do Mesmo, entre dezenas de letras maravilhosas, Ficção pura transformada em música, eu leria até uma receita de pão, escrita por ele, quanto mais uma das suas primeiras obras que me dariam o vislumbre de sua genialidade pura. Pois é isso que The 42nd St. Band é, a prova bruta do enorme potencial e da genialidade impulsiva de Renato Russo.

Ao ler The 42nd St. Band a impressão que nós temos é a de que Renato rascunhou com bastante antecedência a história (ou parte da história) que ele queria viver um dia. E conseguiu transforma-la em realidade. O livro não chegou a ser finalizado, de modo que esse resultado que temos em mãos é a organização dos  diversos rascunhos dele e assim acabamos por notar que a estruturação da obra é diferente da de um Romance comum, mas de uma maneira que facilita bastante a compreensão.
A Narrativa é feita  revezando entre textos narrados em primeira pessoa por algum dos componentes da banda, entrevistas e linhas do tempo. De modo que um dos pontos principais é o incrível desenvolvimento dos personagens, É fácil notar em todos eles nuances da personalidade do Renato, sendo claramente o Erik Russel, um dos mais parecidos. Eu ouso dizer que é como se o Renato houvesse desenvolvido vários alter-egos seus e os colocado para viver nessas páginas.

A Obra traz ainda, como era de se esperar várias nuances musicais, mostradas tanto através dos diversos jargões musicais utilizados na narrativa, quanto com os eventos da era de ouro do Rock'n Roll que ocorrem paralelamente com a obra e onde os personagens de The 42nd St. Band participam de alguns dos principais eventos históricos do milênio. É como se a obra nos mostrasse de maneira mais íntima algumas das inspirações do Renato Russo e consequentemente da Legião Urbana. Renato chegou até mesmo a escrever letras musicais dentro da obra e deixar fortes indícios de sua identidade como musicista na futura Legião Urbana. Mas, o melhor fica pro final, a cereja do bolo, um retrato visceral e cru da personalidade, dos sentimentos e da sexualidade do adolescente que aflorava desse ídolo `a frente do seu tempo, que nasceu para quebrar tabus.
Talvez, alguém que não seja fã da persona "Renato Russo"  veja o livro como nada de mais, mas sem dúvidas para os fãs como eu é como ter um livro sagrado nas mãos.

(paguei pau meeeeexmo)


A Edição da Companhia das Letras está linda, a edição do livro foi composta de uma maneira inovadora, mas que não comprometeu a leitura, onde a tipografia é azul escura sob um papel amarelado, além disso foram desenvolvidas artes para as capas dos CD's da Banda descritos no livro, capas que eu adorei. A diagramação é bem organizada e facilita em muito a leitura, já que o livro foge do estilo habitual. Na obra também encontramos além das ilustrações da Nina Farkas alguns rascunhos feitos pelo próprio Renato.

Enfim, eu amei a leitura e recomendo, sem nenhuma dúvida, principalmente aos fãs. É claro que devo ressaltar que a obra é um livro inacabado e foi avaliada como tal. Pois era o justo a se fazer

E vocês gostam da Legião Urbana, tem curiosidade em fazer essa leitura? Quero muito saber, me contem!!! 
Beijoooos

4 comentários:

  1. fiquei bem tentada a fazer a leitura dele mas acabei escolhendo outro título...
    mas se pintar a oportunidade,lerei... aprecio a musicalidade do Legião e a pessoa de Renato... :D
    bjs, Kris...

    ResponderExcluir
  2. Hey Kris!
    Fiquei louca por este livro desde que vi no evento da Cia na bienal.
    Eu amo Legião (Metal Contra as Nuvens é minha favorita <3), e já sei que vou amar este livro também!!
    Adorei o fato que além de tudo tem ilustrações!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Por gostar da obra da Legião Urbana tenho muita curiosidade em ler o livro - se bem que o fato de ele estar inacabado pode me fazer estranhar um pouco, mas ao mesmo tempo me deixa interessada em ler algo diferente.
    Seus comentários me fizeram pensar em como deve ser interessante ler algo escrito tantos anos antes do Renato estourar, o que mostra como desde cedo ele já era essa mente a mil e muito a frente do seu tempo :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kris ^^
    Desconhecia completamente essa lado do Renato então você já pode imaginar o meu queixo caído ao saber que a Companhia das Letras lançou essa obra inacabada dele!
    Realmente, esse cara tinha uma mentalidade linda e única, ele se foi antes deu nascer mas sinto uma saudade dele, é uma perda que os brasileiros sentiram para sempre. :(
    Fiquei bem interessado em ver como essa banda The 42nd St. Band é construída e qual foi o momento em que o enredo se tornou inacabado. Mas antes preciso me preparar psicologicamente porque sei que vou chorar horrores!
    Nada mais justo a editora fazer um trabalho diferenciado com essa obra pois o Renato Russo foi/é um artista diferenciado e único. <3
    Parabéns pela resenha Kris e continue nessa amor pelo Renato Russo até o fim dos tempos. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥