Resenha: O Matuto - Zíbia Gasparetto (Ditado por Lúcius)

15 dezembro 2016



Edição: 1
Editora: Vida & Consciência
ISBN: 8577224961
Ano: 2016
Páginas: 416
Sinopse:Um matuto que não sabia ler nem escrever, herdeiro de enorme fortuna, parecia ser uma presa fácil para um advogado que planejava ludibriá-lo e para o tio do rapaz, que, julgando-o morto, pretendia ficar com sua herança. Os fatos, porém, surpreendem a ambos.
Este romance de agradável e proveitosa leitura nos faz meditar e compreender mais as lutas da vida, encorajando-nos a manter a confiança na grande bondade e inteligência de Deus.


Logo no início da leitura somos apresentados ao nosso protagonista, que no inicio do livro é chamado de Raimundo. Personagem fortemente real, sem bons modos ou educação, porém super dotado de força de vontade, bondade e daquela sagacidade inocente tão inerente nas pessoas que são criadas longe dos ambientes urbanos. O dito Matuto, uma figura cativante.
Raimundo foi parar num vilarejo no interior do mato grosso, chamado Dente de Onça, ainda infância. Foi levado pelo pai que devido a alguns acontecimentos resolvei levar uma vida de reclusão e levou consigo o filho, mantendo-se até mesmo lá no remoto vilarejo, certa distância dos outros habitantes. Criou o filho na mais completa ignorância, do passado, das letras, das religiões, de qualquer coisa que não fosse a vida ali. E foi assim que Raimundo cresceu ouvindo do pai que não deveria confiar nos homens da cidade e muito menos em nenhuma mulher. Até que um dia o pai morreu e certo tempo depois aparecem no vilarejo dois homens questionando sobre o seu passado. E é assim que ele descobre que o seu nome real é Geraldo, que seu pai era um respeitado médico na capital paulista e que a mãe, que ele acreditava ter morrido quando ele era pequeno, havia acabado de morrer, deixando para ele uma grande fortuna.
São nessas condições que Geraldo parte para São Paulo, rumo a um mundo desconhecido e cheio de novidades. Será possível para um matuto dar-se bem nessa selva de pedra?


O início da leitura de O Matuto me deixou apreensiva, pois o personagem principal, Geraldo, me cativou e eu temi por ele estar circulado de pessoas gananciosas que só queriam tirar vantagem dele, porém não demora pra gente perceber que ele sabe como se cuidar. Apesar de ser um jovem bom, com pouca instrução e nenhuma maldade, Geraldo sabe se defender, assim como consegue facilmente avaliar os seres humanos e descobrir em quem pode e em quem não pode confiar. Sua sinceridade, coragem e boa índole atraem para ele grandes e boas amizades o que acaba o levando a descobrir pouco tempo depois que existe um segredo por trás da separação dos seus pais. Segredo esse que ele decide descobrir e fazer justiça, mesmo que com as próprias mãos e é a partir daí que a trama de fato se inicia.

Ao longo da narrativa somos apresentados a vários personagens, alguns desses são tão benevolentes e tão bem descritos e desenvolvidos que é como se durante a leitura, das partes em que eles participem nós recarregássemos nossas baterias com as suas palavras. Outros trazem em si os piores sentimentos dotados aos humanos e são tão bem descritos quanto os anteriores.

O Matuto é um romance muito bonito e bem completo, na história encontramos, drama, suspense, amor e várias lições de vida. Uma das principais se refere a discriminação social. Ao longo da leitura a trama nos mostra como não devemos julgar as pessoas pela sua aparência, seu modo de vestir, seu grau de instrução, que as pessoas tem mais o que oferecer e que isso vem de dentro. 
Outra lição forte presente na obra é em relação a vingança e os danos que ela pode acometer à vida de quem a alimenta. 
Como é de praxe a obra ainda esclarece sobre a doutrina espírita, mas como sempre sem tentar persuadir o leitor a segui-la, mas sim esclarecendo sobre a realidade em relação a essa religião que infelizmente é ainda nos dias atuais, alvo de tanto preconceito.

Como sempre a escrita da Zíbia e do Lúcius é muito agradável, com uma linguagem clara, coesa e de fácil entendimento. Existe algo na escrita de O Matuto que me fez acha-lo um pouco diferente dos outros títulos que eu li dessa união de autores, talvez por nessa obra a narrativa desenvolver-se completamente no plano terrestre e não se alterar entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos como é mais comum. Porém a estruturação da trama ainda é a de folhetim, onde os personagens sempre se entrelaçam e em algum momento acabam se esbarrando, pois existe uma história principal, e outras histórias de apoio que auxiliam no desenvolver desta. 

O livro é de 1984 e bateu a marca de 354 mil edições vendidas, recebendo assim essa nova edição que está maravilhosa, com uma capa muito bonita, mais moderna. As páginas seguem o padrão da editora, diagramadas de maneira bem organizada, são brancas, com o texto escrito com uma tipografia de tamanho agradável, de modo que facilitam a leitura. A revisão do livro está impecável como sempre.


Sem sombras de dúvidas eu recomendo a leitura, com prazer, para todos. O Matuto é uma obra linda e agradável, capaz de transmitir ao leitor os mais belos sentimentos; Paz, Amor, Esperança, Amizade são só alguns que emolduram essas páginas. Então se você já é leitor desse gênero, tenho certeza de que você vai adorar e se você não é, mas que conhecer e pretende se aventurar, acredito que esse seja um dos livros ideais para esse inicio. 

Como estamos às vésperas de natal, não posso deixar de dizer que esse é um excelente presente de natal. Espero que vocês tenham gostado da resenha, não deixem de deixar as suas opiniões ou duvidas nos comentários. Beijooos ♥

15 comentários:

  1. Oi!
    Adorei sua resenha e conhecer o livro. Não conhecia mas achei o enredo muito legal.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca li nada da Zíbia. Minha tia é que gosta muito, ja leu todos pelo que saiba, mas nao lembro de já ter visto esse na estante dela. Irei indicar. Eu no momento nao irei ler mas gostei demais da sua resenha. Então tei colocar na minha lista. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha tia também gosta, se tiver oportunidade lê mesmo é uma ótima surpresa

      Excluir
  3. Nossa, eu não conhecia o livro, mas gostei da sinopse e você ainda disse que ele é ótimo para dar de presente de natal, eu amei ainda mais e tive ainda mais vontade de ler! Parabéns pela ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, a premissa da obra é muito legal, sim.
      Proporciona uma leitura bem gostosa.
      Beijos

      Excluir
  4. Oiii Kriss, como vai linda?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, e essa foto, sem falar que a achei a capa de tirar o fôlego hein ahauhaauhau mas o enredo em si não me animou muito para ler.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs, obrigada pela visita.
      Fico feliz que gostou da resenha que pena que o enredo não te animou.
      Beijoos

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Tenho uns dois livros dessa autora, mas nunca iniciei a leitura. Confesso que esse livro me chamou bastante a atenção, principalmente quando você diz que ele é um romance completo. Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem relaxante Faby.
      Eu sempre gosto dos livros da zíbia pra recarregar a bateria.
      Beijoos

      Excluir
  6. Que livro leve!
    Adorei a história, tem cara que deixa uma ressaca.... Livro completo, interessante, com conteúdo, que bom que foi resgato e ganhou uma edição nova, costuma dar muito certo!
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã tem um livro da Zibia mas nunca me interessou sua leitura. Vendo essa resenha dá pra perceber que eu posso sim dar uma chance. Não curti muito o livro, nem a capa. Mas gostei da resenha e de saber que posso ler algo da autora sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem teu comentário, mas obrigada pela visita

      Excluir
  8. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra da Zibia, mas adorei a premissa de O matuto e adicionei na minha lista de leituras!
    Adorei suas impressões e fiquei bem intrigada por você dizer que é um livro completo. Acho que a leitura vai me agradar bastante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,
      Espero que se um dia ler consiga se divertir e se encantar pela historiam beijos.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥