Resenha: Dois Mundos - Simone O. Marques (Tesouros da Tribo de Dana #1)

04 janeiro 2016





Informações Técnicas
Edição:1 Editora:Tribo das Letras
ISBN: 9788567208947
Ano: 2015
Páginas: 210
Sinopse:
"As mudanças chegaram em ondas. A primeira destruiu armas, eliminou qualquer tipo de tecnologia que possibilitasse reconstruí-las. A segunda destruiu todos os templos religiosos e, então, a terceira onda veio devastadora... desastres naturais varreram a terra, países inteiros simplesmente sucumbiram sob maremotos, terremotos, furacões e tornados. Uma jovem é considerada a responsável por todas as mudanças e pode ser a única capaz de trazer de volta a esperança para mortais e deuses..."


Livro recebido em parceria com a editora Tribo das Letras


Antes de começar a resenha eu vou esclarecer que este livro já havia sido lançado anteriormente com outro nome "Os Deuses do Mar" por duas editoras diferentes a Modo e a Literata, agora nessa edição pela tribo das letras ele recebeu uma nova capa e sofreu a alteração do título. Esclarecido isso voltamos a resenha.


Resenha


Marina é uma Jovem, que descobriu aos treze anos que é o receptáculo de três Deusas, Dana, Morrigan e Brigida. Nesse ínterim ela é levada a morar em uma comunidade que vive em uma fazenda em meio a Chapada dos Veadeiros, lá as pessoas vivem o mais naturalmente possível, assim como os povos celtas viviam, convivendo com druidas, druidessas e com os guerreiros de Dana, jovens treinados desde cedo para combaterem em defesa da Deusa Dana e consequentemente de Marina.
Nesse mesmo tempo se espalha o rumor pelo mundo de que uma Jovem é a reencarnação da Deusa e que ela coloca em risco o patriarcado, o que faz com que os sacerdotes da outra religião persiga e mate várias jovens, na tentativa de evitar o retorno do matriarcado. E é ai, onde tudo começa.
Indignada com isso Marina começa a desejar mudanças no mundo e elas vão acontecendo, em ondas na primeira todas armas de fogo derretem e não podem mais ferir ninguém, na segunda todos os templos religiosos ruem e por fim a força da natureza entra em ação nos quatro cantos do planeta, avassaladora, a tecnologia mundial entra em colapso e o que resta da humanidade precisa voltar a viver como no principio das eras e é aí que a história começa.

Dois mundos é uma distopia fantástica, dividida pelo ponto de vista de dois arcos diferentes, O de Marina, Arthur e Briam (dois guerreiros de Dana) que após uma crise de rebeldia de Marina, acabam sofrendo um acidente e indo parar em um outro mundo, onde terão que juntar os Tesouros da Tribo de Dana, antes de voltar para casa e o que mostra a visão de Pedro, o oráculo de Dana, que se arrisca em uma viagem de São Paulo para a Fazenda Tribo de Dana e observa além da desolação do caminho, os sinais de novas mudanças.
Os personagens, assim como os conflitos desenvolvidos na história são muito interessantes, Marina é uma jovem, bem idealista, que cresceu numa vida comum e não se conforma muito de sua vida ter mudado e ela agora ser tratada e temida como um ser inalcançável por todos. Tudo o que ela quer é ser uma garota normal. Já Arthur e Brian, são dois jovens guerreiros, que nasceram na fazenda Tribo de Dana e não tem nenhuma noção de como era o mundo antes das mudanças acontecerem, pois dentro da fazenda, quase nada mudou. Porém Briam, passa a desenvolver outros conflitos, quando se vê dividido entre a suas obrigações de guerreiro com a Deusa Dana e os sentimentos que ele passa a desenvolver em relação a Marina. 
Pois no desenrolar da história vamos entender direitinho no que consiste para marina ser o Avatar da Deusa. Já sobre Pedro, pouca coisa fica clara, além da sua condição de oráculo, mas acredito que ele volte sendo um personagem mais importante em algum dos outros livros.

É sempre complicado pra mim ler obras que utilizem a temática pagã, pois eu não consigo observar a utilização desses Deuses e suas características, como mera mitologia, sabendo que eles são honrados e respeitados como a religião de muitos, inclusive a minha. Isso faz com que eu já tenha um certo conhecimento de causa sobre eles e suas representações e acabe tendo um olhar bastante crítico sobre esse ponto nesse tipo de literatura, e por isso muitas vezes eu me decepciono drástica mente. Porém com a obra da Simone, aconteceu justamente oposto, me encantei com a escrita, pelo domínio da autora sobre essa temática pagã e também pelo respeito dela em relação a essa doutrina.

A Simone conseguiu elaborar uma obra distópica mesclando na medida certa elementos fantásticos a conceitos reais, tanto no desenvolvimento do cenário e da trama, quanto no desenvolvimento dos personagens e isso tornou a leitura empolgante e ao mesmo tempo reflexiva. O Livro é completo, tem ação, aventura, fantasia, romance, o que contribui para uma história dinâmica e intensa. Eu li Dois Mundos, rápido e terminei a leitura cheia de ansiedade para colocar as mãos na sequência, pena que parece que vai demorar um pouco ainda. A edição da TDL está bem interessante, a diagramação traz detalhes muito bonitos nas páginas e a revisão está ao meu ver impecável. A Capa está bem sóbria, eu a achei bonita, porém bem simples, passaria bem despercebida por mim em alguma livraria.
Salvo isso eu curti muito a leitura e recomendo o livro à todos principalmente aos fãs de literatura fantástica e aos pagãos, mal posso esperar para ler outra obra da autora. ♥


Espero que vocês tenham curtido a resenha e deixem suas opiniões nos comentários.
Beijos 

32 comentários:

  1. Grata pela bela resenha e feliz que tenha gostado da história!! =D <3 Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Olha primeiramente parabéns pela linda resenha, porque tu escreve muito bem.
    Adorei saber um pouco mais desse livro, pois eu não conhecia e agora que estou entrando nesse mundo distópico fiquei bastante curiosa em conhecer. Me parece ser um bom livro pelo que tu disse e espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim que tiver oportunidade viu? Parabéns, deixou uma leitora bem interessada rs

    Agora me fala uma coisa, você disse que é uma série né?
    Tem eles em ebook? Se tiver me dá um toque no facebook please.
    Gostaria de ler =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/memorias-literarias-5-um-picante-ano.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Kris,
    Independente de eu não professar a religião, mitologia é um assunto que me agrada muito e eu também acabo conhecendo um pouquinho, por conta da minha curiosidade e volta e meia me decepciono com a abordagem que é feita ao tema.
    Que bom que esse livro não decepciona.
    Também achei a capa sóbria, não me chamaria a atenção.
    Ótima dica,
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, nunca havia visto nada sobre essa obra e esse é o meu primeiro contato! Confesso que me chamou atenção e ao mesmo tempo não sei, meio que não teve aquela vontade toda de ler, gostei da temática, mas não sei se a história é algo que eu irei gostar... Acho que preciso procurar mais antes de tentar me arriscar sem saber se é o tipo de leitura para mim! Mas a resenha ficou muito boa.
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. O livro somente pela capa também me passaria despercebido ,achei bem simples não curti tanto , mais a historia em si me interessou ,achei a premissa interessante e mesmo contendo elementos ao qual não aprecio tanto em o livro creio que iria gostar deste o que me desanimou um pouco e saber que tem continuação e ainda não foi publicado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Kris.
    Eu não conhecia a obra nem a autora, e gostei bastante da temática, adoro livros fantásticos e esse parece ter muitas coisas que eu gosto muito, oráculos um mundo mais natural, busca por artefatos, gostei muito.
    Mas não gostei da sinopse, tudo bem que explica bem o livro, mas se parece muito com um sucesso que vai estrear no cinema em breve.
    Beijo
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Tudo bem? Qual é o filme? Ele tem mitologia e culturas celtas num mundo distópico? Que interessante! Preciso ver!
      E como curiosidade: Dois Mundos foi escrito em 2008. Essa é a terceira edição, é que antes ele se chamava Deuses do Mar (é como está registrado na Biblioteca Nacional) e com a nova editora passou a chamar Dois Mundos. =)
      Ficarei feliz se quiser experimentar o livro. =) Beijo!

      Excluir
  7. Oi!!!
    Não conhecia o livro e achei a premissa muito interessante, até por ter uns elementos de realidade. Sua resenha traz com clareza o que encontrar nas paginas e as emoções vividas. Pena que terá que esperar a publicação da continuação para saber mais da história, esta é a parte ruim de livros com sequências.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Conheci essa escritora num evento em Jundiaí, comprei um dos livros dela, mas ainda não li. Ela não tinha esse no dia, mas me recomendou a leitura, exatamente porque viu que eu era wicca. Adorei a sua impressão da leitura, me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Gostei da premissa do livro e a sua resenha confirmou que trata-se de uma obra bem completa e tornando-se uma ótima distopia.
    Infelizmente o livro não me atraiu no momento. Estou dando um tempinho desse gênero.
    Mas achei curioso a mudança de nome com a publicação pela nova editora. Diferente isso né?
    Valeu a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oi!!

    Eu não conhecia esse livro ainda e realmente a capa é bonita , mas é simples. Eu até daria uma olhada mas não sei se compraria.
    Eu gostei do enredo, mas não sou fã de distopias sempre acabo arrastando a leitura e acaba ficando cansativo. Saber que ele é um livro de leitura fácil e rápida me deixa mais animada. Quem sabe quando lançarem o próximo livro eu não dou uma chance.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Kris
    Não conhecia esse livro nem a autora e adorooo livros de fantasia e olha que esse livro já me pegou logo pela sinopse..ser o receptáculo de uma deusa já não é lá muito legal mas de três??? Só sei de uma coisa preciso ler esse livro \o/
    É uma serie?
    Bjs linda!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html#comment-form

    ResponderExcluir
  12. Distopia e deuses junto? Já quero ler imediatamente. Gente, adorei essa premissa, parece ser uma leitura incrível! Que bom saber que você gostou da obra, por ter um olhar mais crítico e tal.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Kris Lindona eu amo Distopia, pelo visto a autora colocou muitos elementos na história, estou bem curiosa com esse enredo afinal tanto poder na mão de uma jovem, e ainda com Deuses, dica mais que anotada vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa dele. Parece ser algo diferente do que estou acostumada. Estou bem ansiosa para saber como é a historia da Marina. Com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu adoro distopias e achei a premissa dessa muito interessante!
    Nunca li nenhum livro que fale sobre a temática pagã e coisas desse tipo por isso fiquei curiosa com a história.
    Que bom que o livro te agradou, e que a escrita da autora te encantou!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    Li apenas um livro da Simone, mas me apaixonei pela escrita dela. Li um livro de Deuses um dia desses e claro que fiquei ainda mais curiosa agora para ler o da Si! E ela ainda traz distopia e deve ser mesmo maravilhoso.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a obra e torci o nariz por a sinopse ter um quê de A 5ª Onda, mas me surpreendi por ter um lado fantástico na histórias envolvendo druidas e coisas pagãs (tenho muita curiosidade sobre os druidas), é interessante ver que os fatos ocorreram da mente de uma jovem idealista é algo bem diferente e legal!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Tudo bem? Puxa estava lendo os comentários e tinha até perguntado a uma leitora do blog qual era o filme de que ela estava falando e agora vejo que deve ser a 5ª onda. Então compreendi o que ela quis dizer. rsrsrsrsr
      As temáticas são diferentes, embora tenha essa referência às ondas, mas o que é mais interessante é que meu livro é de 2008.
      Espero que um dia conheça o livro. =) Beijos!

      Excluir
  18. Morro de vontade de ler esse livro, acredito ser maravilhoso. Conheci a Simone e pelo papo que tive com ela, deu pra ver que ela sabe do que tá falando nesse livro.

    ResponderExcluir
  19. Oie!!!

    Estou atualmente em uma vibe distópica. Tenho lido muitas distopias boas, o que só tem me feito querer ler mais ainda. Dois Mundos me pare ser uma ótima leitura. Por isso estou indo adiciona-la no meu skoob já!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Li esse livro quando se chama Os deuses do mar mesmo, acho que minha edição é da Modo. A capa dessa edição nova ficou realmente bem simples, acho que a que eu tenho chama mais a atenção. Acredito que você gostou do livro bem mais do que eu, achei que faltaram algumas explicações essenciais e aí não consegui me envolver tanto. Nem pensei em distopia quando li... rs... Achei muito legal você ter esse conhecimento da temática pagã e ter considerado que a autora a explorou bem, que dominou e respeitou essa doutrina.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi,

    Eu não conhecia este livro, mas sua resenha ficou tão boa que já o coloquei na lista de desejados.

    Beijos,

    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha Kris, cuidadosa e caprichosa como sempre, parabéns pelo trabalho tão primoroso, quiçá todos os blogueiros fossem como você! <3

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Adorei esse livro. Fiquei muito curiosa com a menina, Marina ser o receptáculo de 3 deusas e como ela conseguiu transformar os seus desejos em realidade. Também quero saber o que acontece com os meninos e em como é esse novo mundo, que a Marina desejou. Quero ler em breve!
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse é o meu primeiro contato com esse livro, nunca havia ouvido falar dele antes, já a temática mitológica é o contrario. Ele me parece ter um enredo bem estruturado, mas sobre a sua religião, entendo que talvez as vezes fique um pouco irritada com algumas abordagens, pois geralmente somos apresentados a mitologia, a esses deuses, somente como histórias por nossos pais ou nas aulas de filosofia do colégio e não somos ensinados a ter o mesmo respeito como é com as outras religiões, que nos são apresentadas como tal e aí os escritores acabam não tendo o cuidado de serem fieis a mitologia e escrevem o que querem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Adorei sua resenha - mesmo o livro já tendo sido lançado por outras editoras, ainda não conhecia...
    Embora o livro não seja meu estilo de leitura, achei a ideia interessante e até pensaria em dar uma chance a obra. Pelos seus comentários, me lembrei de uma amiga que irá adorar a leitura (vou até mandar o link da resenha para ela dar uma olhada *-*). Tenho certeza de que ela vai adorar a leitura!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi, Kris!
    Quando comecei a ler a sinopse, fiquei com um pé atras, por ele ser parecido com a 5º Onda. Mas depois de ler a sua resenha vi que estava errada.Essa é a primeira vez que leio uma resenha do livro 'Dois Mundos' e estou apaixonada pela historia. Nunca li nenhuma distopia com deuses.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Que estranho isso de ser lançado por 3 editoras rsrsrrs
    Mas é a primeira resenha que vejo desse livro, e achei muito bacana, principalmente pela protagonista ser receptaculo de tres deusas diferentes, e ser uma distopia fantástica.

    Gostei muito da história, e vou adc aos meus desejados, espero que possa ler ele em 2016 também ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá... tudo bem??? bom eu fiquei bem curiosa com a leitura do livro ainda mais falando de mitologia algo que desconheço, mas tenho interesse em conhecer... e como foi bem recomendado, acho que não custa nada dar uma lida... gostei muito da proposta do livro... e por ser literatura fantástica, mas com um quê de distopia... meu interesse aumentou... não leio muita fantasia, mas tem uns livros que simplesmente te chamam e aconteceu com esse... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥