Edição: 1ª
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481094
Ano: 2015
Páginas: 176
Sinopse: Dona Bartolotti tem uma estranha mania: encomenda tudo que vê pela frente. Já recebeu em casa uma enciclopédia sobre animais em 17 volumes, 100 quilos de tachinhas, um moinho de oração tibetano, uma assinatura de revista sobre criação de peixes e outras esquisitices. Mas ela nunca soube muito sobre crianças. Por isso, leva o maior susto quando recebe um filho pelo correio – Konrad chega tímido, dentro de uma lata de conservas. Dona Bartolotti acaba se encantando pelo menino e não quer devolvê-lo – mesmo quando os homens da fábrica de conservas começam a procurar por ele em toda parte... Com muito humor, Christine Nöstlinger, ganhadora do Prêmio Hans Christian Andersen, conta a história emocionante de Konrad, nomeado para o Prêmio Alemão de Literatura Juvenil.
Minhas opiniões sobre o livro:
Mais um livro da Biruta, e dessa vez encantamento total.
Nem preciso falar que é lindo, ou preciso?
Capa bonita, folhas grossas, ilustrações maravilhosas, tudo o que já é de praxe na Editora Biruta, complementando uma história linda, com crítica social forte e enredo totalmente original.
Dona Berti Bartolotti é uma mulher abandonada pelo marido, o senhor Konrad August Bartolotti.
Artesã, ela vive a vida como bem entende, até que recebe em casa uma encomenda contendo uma criança.
O menino é treinado para ser extremamente educado, a criança perfeita. Mas isso deixa a senhora Bartolotti um tanto apreensiva.
Seu "namorado" Egon (com quem ela se relaciona apenas às terças e sábados, e a quem ignora no restante da semana.) encantado com a educação do menino, resolve que Konrad deve ter um pai, e que será ele, Mas antes quer opinar sobre como Berti deve agir. A mulher, entretanto, não tem a mínima intenção de deixá-lo controlar sua vida, ou a do filho.
Dona Bartolotti conhecia toda uma série de palavras de que não gostava nem um pouco. Além de devidamente, bons modos, séria e regularmente, não gostava de: finalidade, conveniente, dia a dia, instrutivo, decente, decência, hábito, dona de casa, adequado e devido.
Logo após conseguir se adaptar à vida com um filho e um pai, Berti recebe o aviso de que a encomenda foi enviada por engano, e homens de azul e prateado começam a persegui-la para reaver o menino.
A autora encerra de forma extremamente inteligente e muito crítica a história, que gira muito em torno de temas como o bullying e a adequação social, que eu achei interessantíssimos para um pequeno leitor crítico.
Durante a história, Christine deixa pistas do que houve na vida de Berti para que ela preferisse uma vida à margem da sociedade, ao invés de aceitar de cabeça baixa todos seus dogmas.
É uma temática muito adulta, inserida numa linda, leve e divertida história infantil. Muito boa para ensinar aos pequenos a respeitarem a individualidade alheia e de si mesmo, sem seguir padrões pré estabelecidos.
Leitura deliciosa, livro lindo, moral condizente com os temas atuais de respeito ao estilo de vida alheio. Simplesmente perfeito.
Konrad é um livro para pequenos, que os pais podem muito bem aproveitar e (porque não?) absorver.
Tiro certeiro da Biruta. Tomara que seja amplamente distribuído, lido e compreendido.
Essa é só pra fazer inveja a vocês, que eu li com pé na areia, com calorão de 30 graus em pleno inverno. Hauahuhahauhahahuahuahahua.
PS: Isso é suco de lima da pérsia. Não me julguem.
Oi Amanda!!
ResponderExcluirAdorei o enredo do livro e que ilustrações FOFAS!! Agora, fiquei com inveja de você na praia! Aqui em SP tava muito frio esses dias hahaha Mais um livrinho para a lista de futuros presentes para os pequenos <3
Beijos
LuMartinho | Face
Lu, mas eu sou de SP, acredita? Tava em Bertioga. hauhauhauhahuahu
ExcluirLu, mas eu sou de SP, acredita? Tava em Bertioga. hauhauhauhahuahu
ExcluirOi Amanda, eu acho uma gracinha esses livros publicados pela Biruta, eles tem um capricho enorme! Fiquei muito curiosa com essa leitura, e essas ilustrações estão incríveis. Parabéns pela sua resenha que está ótima!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Olá :) Nunca li nenhum livro da editora Biruta, :/ mas, sinto muita vontade, os livros possuem assuntos muito legais, fazem refletir sobre determinadas situações, a linguagem é voltada para as crianças, entretanto, é muito boa para os adultos. :D Adorei a proposta do livro citado, diferente e atrativa. :) ótima resenha! beijos! *-*
ResponderExcluirBlog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks
poxa, mais uma vez fiquei super a fim de ler mais um título da Biruta. Ela vem se superando a cada novo título lançado... amei as ilustrações, a temática que ele aborda e a forma como a história é contada ^^
ResponderExcluirbj, Mandy..
Amanda, que livro mais fofo.
ResponderExcluirAmo esse livros infanto juvenis, pois adoro os aprendizados que eles nos trazem.
Fiquei encantada.
Lisossomos
OI Amanda...
ResponderExcluirVoce leu em alto estilo hein...rs
Esses livros da Biruta são sempre fofos e fáceis de ler.
Gostei da dica.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirAdoro livros infantis, e embora não tenha o costume de comprá-los, vou mudar isso em breve!
Adorei a premissa desse livro, mas o que me ganhou na cara foram as ilustrações, adorei!
Com toda certeza irei ler esta obra!
Adorei sua resenha!
Beijão!
Obs.: Não fiquei com inveja porque odeio praia hahahaha! Sou uma carioca às avessas xD
www.livrosdajess.com
Olá
ResponderExcluiracho muito fofa essas capas da editora biruta, eles capricham de mais, e eu só fico babando de mais, achei muito legal o assunto do livro
Bjks
Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Oiiie
ResponderExcluirQue livro mais fofo, amei as ilustrações.
Eu adoro quando um autor faz criticas através de histórias tão lindas e reflexivas.
Amei e quero um para mim.
bjs
Que delícia de livro e de experiência de leitura, em pleno inverno! Hahaha. Onde é que tem um sol desse, flor, de 30 graus?! Aqui no Sul é uma tristeza… Pela minha janela, vejo a chuva geladaaaaa lá fora.
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e adorei. Vou solicitá-lo quando puder, porque gostei muito da crítica social que você mencionou que a autora soube fazer.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oi Amanda, tudo bem?
ResponderExcluirA Biruta arrasa nos seus livros né?
Achei a diagramação desse livro muito fofa, as ilustrações estão lindas! E a história parece ser bem bacana, com uma temática interessante e que pode ensinar muito os pequenos!
Beijão :*
http://www.livrosesonhos.com/
Eu adoro livros com ilustrações, fiquei muito curiosa para conferir essa obra! *---*
ResponderExcluirParece muito divertido!
beijos
www.apenasumvicio.com
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirA Biruta sempre tem livros que deixam belas lições e pelo visto esse livro também não foge a regra. Fiquei com vontade de conhecer essa narrativa.
Beijos.
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirJá li outra resenha do livro e adorei, Konrad parece ser uma criança adorável. Adorei saber que o livro tem ensinamentos, é ótimo para crianças e adultos.
Beijos
brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/
Oi Amanda, tudo bem?
ResponderExcluirNão é um livro que eu compraria, mas achei bem interessante, além de ter essas ilustrações, que adoro.
Bjs
A. Libri