Ficha Técnica
Edição: 1ª
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481353
Ano: 2015
Páginas: 168
Sinopse:Heitor estava cansado de escrever só para o seu blog, o Blog do Le-Heitor. Estava em busca de uma história da qual fizesse parte. Uma história de livro, mesmo… Mas
durante essa busca surge mais um problema: a biblioteca do seu bairro está ameaçada de demolição!
E na luta pela proteção de sua biblioteca, o garoto acaba recebendo uma ajuda inusitada: os personagens dos seus livros prediletos sairão das páginas para participar dessa difícil batalha.
Minhas opiniões:
Não é novidade pra ninguém que eu sou fanática por livros infantis, e mais ainda pelos lindos livros que a Biruta publica.
Então, também não é novidade nenhuma eu dizer que estava roendo as unhas pra pegar esse infanto-juvenil nas mãos.
Envelope recheado de marcadores que vão para as outras meninas do BT, e a cartinha da sempre atenciosa Ana. (Que é minha mesmo! Huahauhahuau)
Quando o livro chegou, também não foi novidade nenhuma ver que ele era lindo. O cuidado habitual da Biruta no trabalho gráfico está também neste livro, todo em azul e laranja. Capa, tipografia e ilustrações.
Tranquilos, eu sei que como fotógrafa eu sou uma ótima jogadora de Hóquei.
Agora, vamos à leitura. Parafraseando a Lilian ( do Poesia na alma, que também estará na nossa BT. \0/): É um bom livro pra trabalhar com os alunos.
A premissa é ótima: Heitor é um menino de doze anos que tem um blog sobre leitura. A fim de criar sua própria história, ele vai até a biblioteca de seu bairro e descobre que ela corre risco de ser destruída, e passa a contar com a ajuda de vários personagens de histórias maravilhosas para evitar que isso aconteça. O menino passa a ser ativo nos protestos contra o fim da biblioteca, e a tônica política é bem bacana.
A ferramenta de trazer diferentes personagens de outras histórias para o livro é maravilhosa, e me lembrou o Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira, com a diferença que João Luiz não tem a mesma magia de Pedro.
Os diálogos são engessados, ainda mais quando o menino conversa com adultos, e as falas de Heitor pouco se parecem com o que se ouviria de um menino de doze anos, mesmo os mais letrados.
O enredo, mesmo que interessante ficou para mim enganchado nessa falta de naturalidade e de fluidez, e me chateou bastante. Demorei três dias para ler o livrinho de cerca de 160 páginas, o que me fez crer que seria melhor como ferramenta didática, de conscientização dos pequenos em sala, do que como uma obra para diversão.
O livro foi inspirado em fatos reais, que ocorreram em São Paulo, no bairro do Itaim, em 2010. No livro há alguns recortes de jornal sobre o ocorrido e fotos da Biblioteca que foi salva.
O blog do personagem existe de verdade, e você pode encontrar aqui.
O livro foi inspirado em fatos reais, que ocorreram em São Paulo, no bairro do Itaim, em 2010. No livro há alguns recortes de jornal sobre o ocorrido e fotos da Biblioteca que foi salva.
O blog do personagem existe de verdade, e você pode encontrar aqui.
OI Amanda!!
ResponderExcluirEu amei a ideia do livro e amei que é uma história real! Adoro livros infanto-juvenis e gosto sempre de ter um ou outro na manga pra dar de presente para os filhos das minhas amigas, acho que até já disse isso aqui!! Adorei o livro <3
Beijos
LuMartinho | Face
UAU. Apesar de estar no BT, não tinha parado pra pesquisar sobre a história e os bastidores dela. Só tinha visto a sinopse e me agradado dela... Agora fiquei com mais vontade ainda de ler... Apesar dos pontos negativos que vc ressaltou na trama... pode ser que comigo ele 'engrene', né??? ^^
ResponderExcluira edição é linda mesmo *-*
A parte mais legal é ser inspirado em fatos reais (: chega até a ser interessante de ler mesmo sendo um livro infantil, só por conta desse fato. Que pena que não foi tãaao bem desenvolvido ): mas é muito fofo!
ResponderExcluirxx,
Le Flamant Rosé
Olá
ResponderExcluireu vi o post do book tour, mas não sei em que blog foi, rsrs, achei bem legal a proposta do livro, mesmo ele não fazendo meu tipo de leitura vou anotar a sua dica
Bjks
Passa Lá no meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirNão gosto muito de livros infantis, mas até que gostei do enredo desse livro. Apesar de não ter gostado de alguns pontos, talvez eu não veja da mesma forma e acabe gostando da leitura. Mas isso é leitura futura, porque estou cheia de livros não lido ainda :/
Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/
Amanda, também sou apaixonada por livros infantis/juvenis.
ResponderExcluirTambém pensaria em trabalhar ele em sala de aula, pois parece ser ótimo.
Adorei a diagramação.
Nunca li nada da Biruta e adoraria começar por esse se possível.
Lisossomos
Oi Amanda, tudo bem?
ResponderExcluirUma pena o livro não ter te agradado tanto! Acredito que se o autor tivesse inserido diálogos e falas correspondentes a idade do personagem a leitura se tornaria bem melhor!
Beijo :*
www.livrosesonhos.com
Opa acho legal ser inspirado em fatos reais, mas é uma pena que você não tenha gostado tanto quanto queria.
ResponderExcluirapesar de gostar de livros infantis eu não me interessei tanto por esse, por isso passo a leitura.
Seguindo o Coelho Branco
Esse livro tava sendo lançado em um evento deles que eu fui, não tive a oportunidade de comprar, mas achei a história interessante e estou louca demais pra ler. Adoro o trabalho que a Biruta faz.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Olá.
ResponderExcluirTudo bom?
Estou participando de um book tour desse livro e não sabia que ele era baseado em fatos reais.
Uma pena que ele não te agradou tanto como leitura de diversão. Mas acho bacana a ideia ddel ser usado nas escolas como conscientização.
Adorei a resenha.
Beijos
Oi Amanda, nossa adorei saber que o livro foi baseado em fatos reais, eu já tinha ouvido falar dele mas não fazia ideia que era real. Fiquei muito interessada em ler e conhecer mais da história :D
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/