Resenha: Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

08 janeiro 2018



Sinopse:
Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu me amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.
André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.
Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.

Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 8558890455
Ano: 2017
Páginas: 232
Compre sorrisos quebrados na Amazon


Olá, pessoas, boa noite! Eu hoje estou aqui após o meu recesso das festividades de natal, para trazer para vocês a primeira resenha do ano e não teria obra melhor, para abrir com chave de ouro os nossos trabalhos de 2018 do que Sorrisos Quebrados da Sofia Silva.


Sorrisos Quebrados foi a minha ultima leitura do ano e foi também um dos livros mais recomendados que eu li em 2017, é um dos queridinhos da internet e logo no começo da leitura, eu pude perceber o porquê disso. A Sofia escreve com a alma e trouxe ao público uma história intensa, que tem em sua essência muitos elementos dolorosos e a entregou de uma forma gentil e poética, despertando nos leitores os melhores sentimentos de esperança.

A história começa narrada pelo ponto de vista da protagonista Paola, no momento que mudou completamente a sua vida, quando o relacionamento abusivo em que ela vive com seu marido alcança índices alarmantes e ele atenta contra a sua vida de maneira vil e cruel. Porém Paola resiste e precisa lidar pelo resto da vida com as marcas físicas e psicológicas que resultaram daquela fatídica noite. O que a leva a se mudar para uma clínica de recuperação em busca de paz, sossego e longe dos olhares para as marcas do seu rosto. Lá por acaso, ela acaba conhecendo André e sua filha Sol, uma dupla que assim como ela, também carrega muitas cicatrizes emocionais. A conexão entre Paola e Sol é imediata e as duas acabam se tornando inseparáveis. Um encontro onde uma supriu as necessidades afetivas da outra naturalmente e esse elo acaba aproximando também André e Paola. Porém, mesmo com a melhora após o tempo de tratamento, André ainda representa tudo o que Paola mais teme, mas o amor e o cuidado dele pela filha fazem com que Paola acredite que vale a pena enfrentar seus medos. O que ela não imagina é que quanto mais se aproxima de André e Sol, ela passa também a representar um dos maiores temores dele. E eles irão descobrir como apesar das adversidades juntos eles são mais fortes.



Eu simplesmente amei a escrita da Sofia, ela escreve de maneira sutil e clara, sua narrativa é poética, não no sentido de escrever com versos, mas no sentido de escrever com doçura, de escrever com a alma. Ouvi muitos elogios em relação a isso e também me senti encantada, pois esse é um grande diferencial, ao se escrever um livro que envolve um tema tão brutal quando violência contra a mulher.
Eu li críticas no que se referiam à escrita, que achei infundadas, pois apesar de Portuguesa a escrita da obra não foi feita em português de Portugal, e sim no nosso português porém, o português é limpo e não coloquial, a narrativa é feita sem vícios de linguagem e nem gírias, algo que de maneira nenhuma configura um problema.

(Sendo ácida no meu parênteses, acho que as pessoas andam ficando mal acostumadas a obras mal revisadas e sem copidesque que abusam de gírias do inicio ao fim, e começando a achar que o errado é certo e o certo é errado.)

A trama me prendeu desde o prólogo, que me impactou de tal forma que tive que parar a leitura pra comentar com as minhas amigas que eu não esperava aquilo. O sofrimento da Paola é brutal e a Sofia a conduziu de forma tão natural à superação. Nada de formulas mágicas, mas trabalho e crescimento pessoal, dia após dia. Paralelamente a história da Sol e do André também é muito rica e profunda, mas não vou adentrar nela, pois esse é um dos mistérios do livro que vocês merecem descobrir durante a leitura. Porém devo salientar que a construção do André é magnifica, não só por ser um pai carinhoso que cuida da filha, mas principalmente por reconhecer que não está fazendo nada demais por isso, visto que tantas mulheres cuidam sozinhas dos filhos e não recebem nenhum louro por isso.
Pois é o empoderamento feminino está presente na obra, não só na figura da Paola que lida com seus problemas e seus defeitos físicos e passa a se aceitar, mas também  através da figura do André, que a impulsiona à isso.




Ah, mas nem só de drama se trata Sorrisos Quebrados, porque esse romance esquenta e como todo bom casal que se preze tem química dentro e fora da cama. O livro tem cenas eróticas, que misturam o doce ao ardente de uma forma tão gostosa. 
Esse também, foi um dos únicos pontos no livro para o qual eu tive algumas ressalvas, achei que para alguém tão traumatizada a parte sexual do livro foi rápida demais e intensa demais, acho que algumas práticas foram um pouco "avançadas" pra alguém que tinha os problemas que ela tinha. Salvo esse detalhe, que é mais uma opinião pessoal que qualquer coisa, essa foi uma leitura maravilhosa, que eu recomendo a todos e que eu tenho certeza que ainda vai conquistar muita gente. Pois ela agrada desde as leitoras de que amam um romance bem doce até as que amam o bom e velho hot.

Eu ainda volto aqui trazendo os meus quotes favoritos do livro pra vocês, porque marquei vários. Espero que vocês tenham gostado da resenha, não deixem de me deixar seus comentários dizendo se vocês pretendem ler ou se já leram, o que acharam da leitura. 

Beijoos ♥


16 comentários:

  1. Oi Kris tudo bem?
    Sou suspeita em falar do trabalho da Sofia pq já conheço ela desde a época q ela escrevia resenhas, e ja nessa época fazia resenhas com uma sutileza característica dela.
    Comecei a acompanhar essa série no wattpad, e posso garantir que a escrita da autora evoluiu cada vez mais, amo esse livro, e já to ansiosa pelo próximo do Diogo e da Emília, mesmo que o meu livro mais aguardado da série seja o ultimo kkkkkk.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. simplesmente amei,a Sofia Silva é muito talentosa e o livro é maravilhoso,mas ler resenhas como essas,deixa a gente orgulhosa de ter lido um livro tão bom,e também tenho orgulho do seu talento amiga,continue arrasando. <3

    ResponderExcluir
  3.   adoro te convido a conhecer o meu https://vivendo-na-suica.blogspot.ch/2017/12/raclettetipico-suico.html

    ResponderExcluir
  4. Oi kris.
    Realmente sorrisos quebrados é um livro que encanta, todo falatório e realmente verdadeiro porque Sofia sabe conduzir temas pesados sem cair no clichê ou vulgaridades que estamos acostumados a ler.
    Agora é aguardar o segundo que acho que vai ser incrível tbm

    ResponderExcluir
  5. Olá Kris
    Sorrisos Quebrados com certeza é o livro do meu ano, em 2017 só escutei falar dele e ainda não consegui fazer a leitura dele, só escuto coisas maravilhosas sobre o livro, que ele é tocante e tem muitos aspectos fortes..Preciso comprar esse livro logo definitivamente...

    ResponderExcluir
  6. Oi Kris, tudo bem?
    Sempre achei a capa deste livro incrível, uma arte bem feita. E sempre li que a carga dramática do livro era bem pesada que por vezes, era necessário respirar um pouco para prosseguir a leitura, mas já tive uma impressão diferente na sua resenha, tem um drama sim, mas acho que é uma leitura possível de ser feita de forma tranquila.
    Eu também concordo com os pontos que levantou, as pessoas estão acostumados com traduções de livros carregadas de vícios, o que ao meu ver dificulta muito a leitura. E também concordo que ninguém supera de forma tão rápida traumas do tipo sofrido pela protagonista.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii linda, menina eu tenho muita vontade de ler esse livro, por causa que a autora aborda o assunto sobre relacionamento abusivo e isso me atrai, pra saber como tudo aconteceu, dica anotada e suas fotos são tão incríveis! Esperarei os quotes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente ainda não li este livro, mas já está aqui na fila. Teve um livro que li com uma moça também traumatizada por conta de abusos, e tive esta mesma sensação em relação ao romance. Independente disso, quero ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Eu estou a tempos querendo ler este livro, principalmente porque quero saber como a personagem principal supera o relacionamento abusivo, tinha amado tudo na resenha até descobrir que ela meio que "supera rápido de mais" para ter relações intimas, acho que é a maior falha de histórias que tratam deste tipo de tema.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Kris!
    Fico muito feliz em saber que gostou de Sorrisos Quebrados. Eu adorei esse livro por todas as mensagens positivas que ele deixou e pelos momentos de reflexão que me levou. Logo de cara o prólogo acabou comigo. Terminei aos prantos, soluçando mesmo.
    Achei a leitura incrível e estou muito ansiosa para ler os próximos da série, tenho certeza que irei me apaixonar. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Que blog lindo, já estou seguindo. Ainda não li esse livro, mas imagino que deva ser emocionante, apesar das poucas páginas. Certeza que vou marca vários quotes também kkk adorei a resenha e que bom que gostou da leitura.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  12. Quero ler esse livro, tem muita gente que ama e fala super bem. A história parece ser super emocionante, mas não sabia que tinha cenas mais hot, bom saber!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  13. Gostei demais da sua resenha! Não sabia de muitas coisas sobre o livro que gostei bastante de saber, e também me deixou com mais vontade ainda de ler! Amo demais essa capa! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oiii Kris

    Só escuto elogios sobre esse livro, acho a capa e a edição maravilhosas e pela resenha se nota que a história também é realmente muito boa. Ótima dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu ainda não li o livro, mas tenho certeza que vou gostar da história pq sempre leio resenha positiva. Eu fico feliz quando vejo assuntos como esses sendo abordados em histórias. Fora que eu teria ele só pela capa! hahaha

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Acho que todas as resenhas que vi até hoje foram positivas. Isso me deixa muito curiosa para ler, mas também com medo de criar expectativas muito altas e me decepcionar.
    Adorei saber que a autora tem uma escrita tão boa e sensível, acho que deve ser mesmo uma leitura envolvente e emocionante. Além disso, achei muito legal o livro estar escrito no português brasileiro, mas de maneira culta e com uma boa revisão. Aliás, concordo plenamente com o comentário que você fez sobre as pessoas estarem mal acostumadas com esses livros mal revisados e cheio de gírias.
    Adorei sua resenha e este livro está na minha lista de desejados. Estou só esperando passar um tempo para controlar minhas expectativas hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥