Edição: 1Editora: ValentinaISBN: 8558890250Ano: 2016Páginas: 272Tradutor: Maria Alice Araripe de Sampaio DoriaSinopse:O famoso naturalista Charles Darwin, na aurora de sua carreira, realizou uma viagem que lhe permitiu avaliar a extraordinária riqueza do mundo natural. Para ele, não haveria vida sem evolução e não haveria evolução sem diversidade! Um século depois, aquele que se tornaria um grande antropólogo, Claude Lévi-Strauss, partiu, ainda muito jovem, para a descoberta dos povos da Amazônia e compreendeu que a diversidade cultural era crucial para a evolução do homem. Neste livro, Pascal Picq imagina que os nossos dois cientistas partem novamente para a aventura, para a redescoberta do Novo Mundo. Entretanto, Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss teriam dificuldade em reconhecer esse Novo Mundo, a tal ponto as diversidades natural e cultural foram danificadas. À medida que as espécies desaparecem e as culturas e as línguas morrem, é o nosso futuro e o da Terra que são prejudicados. Darwin e Lévi-Strauss nos avisaram. Por que não os compreendemos? Podemos, enfim, ouvi-los? Um apelo fascinante a uma conscientização urgente e salutar.
Hoje eu estou aqui pra trazer para vocês uma resenha não tão convencional aqui no blog, por ser de uma leitura mais acadêmica do que recreativa. O livro em questão é A Diversidade Em Perigo do antropólogo Pascal Picq.
Pascal Picq aborda profundamente a questão da extinção das espécies, não os grandes animais, que normalmente são mais falados, mas as pequenas espécies, que muitas vezes não são tão falados e por isso muitas pessoas não sabem que o seu desaparecimento, acarretará grandes problemas para todo o ecossistema. Incluindo nós Seres Humanos.
Beijoos
Oi Kris, tudo bem? É de fato uma leitura que foge totalmente da minha zona de conforto, mas também esquadrinha um assunto que chama minha atenção.
ResponderExcluirVou adicionar o livro na minha lista de leitura.
Beijos
[SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
Quanto Mais Livros Melhor
Oi, Kris
ResponderExcluirLi muito sobre Darwin e Lévi-Strauss na Faculdade e na especialização, gostei de sua resenha, objetiva, direta ao ponto e apresentou bem o livro. Nunca li nada de cunho acadêmico da editora Valentina, geralmente, procuro outros editoras, mas o livro me deixou curiosa para saber mais da abordagem.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro da editora. As únicas vezes que li um livro assim foi no ensino médio, faz muito tempo. Gostei muito da resenha, ela me fez querer ler esse livro.
Beijos.
Oiê! Esse não é o tipo de leitura que eu costumo ler e temo que a acharia um pouco enfadonha, apesar do tema ser bastante interessante. Sempre fico pensando na possibilidade de extinção humana quando vejo as pessoas falando sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Muito se fala nisso como se fosse uma obrigação do ser humano, mas eu sempre penso que é mais do que isso. Preservar o planeta é uma necessidade, uma questão de auto preservação.
ResponderExcluirBeijos
Olá,
ResponderExcluirGostei da indicação do livro mesmo sendo mais acadêmica e menos recreativa, mas aborda um tema que me chama muito a atenção.
Muito se fala na preservação da biodiversidade, mas o que vemos sendo aplicado na prática é totalmente contrário. O desenho Bee Movie retrata muito bem essa questão das abelhas estarem sumindo e o que isso pode gerar para fauna e flora.
Adorei saber suas impressões e espero poder ler no futuro.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Vi antropologia na faculdade, das temáticas que mais gostei de estudar... nossa, Strauss foi esmiucado na academia hahaha tbm acho interessante a abordagem de Darwin, ms não conhecia essa obra nem recordo de ter visto esse autor na faculdade...
ResponderExcluirVou ficar atenta aos artigos e demais obras dele, a leitura parece interessante...
Bjs...
Oie
ResponderExcluiro livro não parece ser muito atraente opara mim se comparar com o que costumo ler mas parece ser uma leitura muito interessante e a edição está muito legal mesmo
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirInfelizmente no meu curso não tive aula de antropologia então as únicas coisas que sei sobre as espécies e evoluções aprendi na escola. Achei este livro bem diferente e super interessante para quem se interessa pelo tema.
Gostei muito da sua resenha!
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)
Olá Kris, esse não é o meu estilo habitual de leitura, mas gostei do tema e da forma que ele parece ser tratado e sua resenha ficou bem legal me deixando com curiosidade de lê-lo. Dica anotada.
ResponderExcluirhttp://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/
Oi Kris!!
ResponderExcluirNormalmente não me interesso por obras mais acadêmicas, mas este livro realmente é muito interessante, fiquei com vontade de ler, ainda mais depois que vi uma matéria em que fala da quase extinção de um tipo de boto aqui no Brasil que caso ocorra vai acabar com o ecossistema local.
Bjs
Eu tô muito apaixonada pelo seu blog, sério. Ele é lindo, as fontes são ótimas, é tudo fofo e bem organizado! Sobre o livro, desde a capa o titulo e a sinopse eu já me senti interessada. Faço Ciências Sociais, então esses autores são sempre muito citados e seria ótimo poder ler algo assim fora do currículo da academia
Flores no Outono
ResponderExcluirHey,tudo bem ??
ResponderExcluirBom eu confesso que não é o tipo de livro que normalmente leio, mas sou bem eclética com essa questão de gêneros e adorei saber desse livro, com certeza vou procurar saber mais sobre o livro é colocar ele na minha lista. Ótima resenha!!!
Beijos Literários.
www.blogparadaliteraria.com.br
Olá,
ResponderExcluirNão costumo ler este tipo de livros, mas fiquei curiosa. Apesar de às vezes ser um pouco cética com o assunto, gosto de pensar que tudo tem muitas variáveis a serem consideradas.
euinsisto.com.br/
Olá!
ResponderExcluirQue temática interessante pra ser abordada! Eu gosto muito de antropologia, sempre levo pro lado social... minha irmã é apaixonada tb, mas ela tem um olhar biológico, que é bastante característico dela. Ainda não tinha visto o livro, mas claro que já estudei sobre darwin e evolução... é realmente muito interessante e importante pra humanidade ser lido...
bjs