Resenha: Serafina E A Capa Preta - Robert Beatty

13 abril 2018


Sinopse: Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar além da Mansão Biltmore. Há espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista. Nenhum dos ricaços lá de cima sabe da existência de Serafina; ela e o pai, o responsável pela manutenção das máquinas, moram secretamente no porão desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem é o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore à noite. Após ela própria ter conseguido – depois de uma incrível disputa de habilidades – escapar do vilão, Serafina arriscará tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore. Braeden e Serafina deverão descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças…

Editora: Valentina
Tradução: Maria Carmelita Dias
Páginas: 240
ISBN: 978-8558890588
Compre o seu na Amazon




Olá, hoje eu trago para vocês a resenha de Serafina E A Capa Preta um dos últimos lançamentos da Editora Valentina.
Serafina e a Capa Preta nos apresenta a pequena Serafina, uma menina diferente de todas as outras que vive com seu pai no porão da mansão onde ele trabalha sem que os outros saibam. Ela passa os dias escondida e a noite perambula pelo castelo caçando ratos e explorando os lugares que ela gostaria de conhecer durante o dia.
Em certa noite ela se depara com uma cena assustadora: Um misterioso homem vestindo uma capa preta persegue uma garota amedrontada pelos corredores do castelo. Prevendo o pior Serafina decide sair do seu esconderijo e ir ao socorro da garota, mas ao invés de ajuda-la ela acaba presenciando o que acontece e tornando-se o alvo daquele estranho sujeito. Mas, como Serafina não é uma menina comum, ela luta com unhas e dentes, acaba conseguindo fugir e esconder-se até que seja seguro. No dia seguinte ela relata ao seu pai a cena que presenciou, porém ele não acredita e acha que tudo não passa da imaginação da filha, que por ser solitária passa muito tempo a ler e fantasiar.
Serafina então decide desobedecer seu pai pela primeira vez e procurar ajuda para a quela menina em um dos moradores da mansão e parte em busca do jovem Braeden Vanderbilt, o sobrinho dos donos da mansão e é a partir daí que começa a aventura. Porém, paro meu resumo por aqui, pois não vou dar spoilers.

Eu achei a premissa da obra muito interessante e a fantasia muito bem construída, porém infelizmente não morri de amores pela leitura. O começo da trama não fluiu muito bem pra mim, sempre tenho problemas com narrativas muito extensas e devido ao fato de inicialmente Serafina viver muito só, ela não tem com quem conversar e assim temos poucos diálogos. Mas, um pouco antes da metade do livro a história vai tomando outra dinâmica e fluindo melhor, porém até alcançar essa parte eu já havia me desanimado um pouco e acabei demorando bastante para concluir essa leitura.

A Obra apresenta um enredo muito rico e bem elaborado. Além de toda a ação e aventura , vamos encontrando também mistérios e os desvendamos gradualmente ao longo da leitura, quais os mistérios que envolvem as origens de Serafina, quem é o Homem da Capa Preta e o que ele faz com as crianças, coisas que pra vocês descobrirem terão de ler. 

O Robert Beatty amarrou muito bem as questões levantadas no decorrer da trama e se mostrou dono de uma criatividade espetacular, não apenas por ter criado toda uma excepcional mitologia, mas também por trazer para as crianças uma personagem que rompe padrões. Que apesar da pouca idade não é frágil e não espera ser salva, pelo contrário, ela é a heroína.
Para mim, esse é o tipo de representatividade que as nossas meninas precisam.
Esse é sem dúvidas, um dos livros que eu guardarei com carinho para que Alice o leia daqui há alguns anos e também pretendo o reler futuramente, para tirar a prova se dessa vez, não fluiu apenas porque eu não estava no momento.

O trabalho gráfico da Editora Valentina está maravilhoso! A Capa do livro é linda, assim como a diagramação que além de agradável a leitura é cheia de detalhes lindos que fazem alusão a história. E a revisão do livro está impecável, uma característica que é de praxe em todas as obras da editora. Sem dúvidas eu recomendo a leitura, tenho certeza de que as crianças irão amar e espero que os de vocês que fizerem a leitura gostem muito.

Espero que tenham curtido a leitura, beijos ♥

9 comentários:

  1. Eu gostei muito desse livro e estou ansiosa esperando pelos próximos volumes. Adorei a tua resenha e concordo com você, é uma obra que precisamos hoje em dia, chega de princesas esperando para serem salvas!

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Parece um bom livro para crianças. No meu caso passo a dica de hoje.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Kris, tudo bem?
    Eu fiquei interessada em conhecer esse livro depois de terminar a leitura da sua resenha, pela capa eu acreditava que era uma história boba para crianças. A parte de ter poucos diálogos também me irrita muito, ainda mais quando estamos achando tudo muito lento, ainda assim quero dar uma chance para o livro.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A capa realmente está fofa! Mas o livros da editora não fazem meu estilo, pelo menos por enquanto rs
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, assim como você acho a premissa dele interessante e instigante, devida a tantas perguntas que tenho só em ler resenhas dele. Quero saber quem é o homem da capa preta e o que ele pretende com os raptos, assim como quero saber o motivo do pai da Serafina esconder ela. Gostei de saber a sua opinião sobre a obra e reforçou a minha vontade de ler. :)

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Esse livro foi muito bem indicado e ainda esse ano quero ler , já esta no meu carrinho de compra. Nem sempre caimos de amores por um livro,mas sempre leio torcendo para que mesmo assim, seja um aleitura agradável.
    O livro está lindo esteticamente.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adorei esse livro e o que mais me deixou encantada na narrativa é o autor conseguiu deixar a trama envolvente e segurou as informações soltando apenas no tempo certo.
    Mal posso esperar pra conhecer as próximas histórias envolvendo essa garotinha esperta.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse livro me chamou atenção assim que lançou por sua sinopse. Amo fantasia e ele me pareceu recheado dela. Pela sua resenha, percebi que acertei e fiquei com mais vontade de ler ainda. Espero conseguir em breve!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi, que pena que o começo foi arrastado, mas adorei saber que o resultado final foi positivo. É sempre importante esses livros sobre representatividade, e eu gosto de obras ricas em detalhes. Esse livro já está na minha listinha de futuras leituras

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥