Resenha: Um Eduard - Luciano Quemello Borges

16 abril 2018


Um homem atormentado e uma psicóloga são os personagens centrais de uma obra que trata dos conflitos contemporâneos, sejam os amorosos ou os superficiais, numa época em que o encantar-se, o apaixonar-se, o gostar e o amar se confundem. O livro traz à tona a reflexão sobre o medo de acreditar na existência de alguém ideal para se envolver, os encontros e desencontros com corações de isopor e as cansativas paixões de porcelana, quase sempre influenciadas pelas redes sociais e pelos aplicativos de conversas

Edição: 1
Editora: Papirum
ISBN: 9788567640044
Ano: 2017
Páginas: 173
Adquira o seu diretamente com o autor - @LucianoQuemello


Olá, hoje eu trago para vocês a resenha da obra nacional Um Eduard, escrita pelo autor Luciano Quemello Borges. Uma obra onde o autor desenvolveu um personagem tão paradoxo que confesso que é difícil eu ter certeza se o admiro ou o detesto.

Um Eduard nos apresenta parte da história de Eduard, digo partes pois o personagem faz questão de ser uma grande icognita. Mas, passamos a acompanhar a história dele quando ele passa a consultar-se com Claire, uma psicologa, que enfrenta sérios problemas no seu casamento e que provavelmente devido a isso, acaba se envolvendo mais do que o correto nos relatos do seu paciente.
Eduard é um homem promiscuo, com graves problemas de relacionamento social e tendência ao alcoolismo. Vive sua vida envolvendo-se com várias mulheres, mas sem deixar que nenhuma se aproxime dele o suficiente. Em sua cabeça ele  não está usando essas mulheres, porque elas também o usam. Uma das poucas mulheres com quem ele tem um envolvimento mais profundo, acredito que o que o personagem tem mais próximo de uma amizade, é Larissa, uma garota de programa, com a qual além de sexo, ele troca eventualmente algumas reflexões. Uma vez que ambos se identificam com os papeis marginalizados perante a sociedade que eles representam.

A História é narrada em boa parte do tempo em primeira pessoa e varia entre o ponto de vista de Eduard e \Clare. Mas, a partir de uma determinada parte a narrativa torna-se a leitura do diário do protagonista.
A Escrita do Luciano é muito agradável, limpa e de uma clareza excepcional. Em muitos pontos além de tudo isso ela é poética, também. É fácil perceber a influência Bukowskiana na escrita do autor. Ouso até dizer que o próprio Eduard tem em si muito de Bukowski, dono de uma alma artística e de uma personalidade muito conflitante, que causa nas pessoas ao redor sensações contraditórias.
Os diálogos do livro são ricos e exploram uma nuance profunda da natureza humana. ´


Porém alguns pontos me incomodaram um pouco durante a leitura, um deles foi o excesso de elogios, por parte de todos, a um personagem bastante problemático. Não que ele não possuísse lado bom, o possuía assim como todos, mas isso não significa que os aspectos negativos foram apagados. E o excesso de elogios direcionados a ele por terceiros, pareciam descrever outra persona. Por mais gentil e atencioso que Eduard fosse, seu comportamento com as mulheres eram errados, suas motivação, em um momento importante do livro, foram erradas, mas em momento algum nenhum dos outros personagens se incomodou ou o criticou sobre isso, de maneira efetiva. Logo, o que mais me incomodou em relação ao Eduard, não foi ele em si e sim a maneira condescendente que ele era tratado por todos.
Paralelamente, gostei muito de como o Luciano desenvolveu a Larissa. Colocando a personagem de uma maneira natural e a tratando com respeito e atenção. Uma forma de mostrar que essas mulheres que vivem por ai, são bem mais do que apenas profissionais do sexo e carregam em si uma grande maturidade e muito conhecimento sobre a vida. Achei essa uma boa forma de representar um grupo que é extremamente marginalizado e sofre os piores preconceitos todos os dias.


Enfim, discordei de alguns argumentos explanados na obra, refleti com outros. Achei desconfortável em alguns momentos a dinâmica Profissional-Paciente entre os personagens, mas Um Eduard ainda é uma leitura interessante e profunda. Recomendo a vocês que leiam e tirem suas próprias conclusões.
O Luciano Quemello Borges é um autor muito talentoso e cuidadoso com o seu trabalho. Apesar da edição da obra ser simples, o trabalho de revisão da obra foi impecável. A Linguagem do livro é firme e proporciona uma leitura rápida e fluída. Além do autor desde o início ter sido muito gentil, nessa parceria.


Espero que tenham gostado da resenha, beijos ♥

Um comentário:

  1. Não conhecia o livro e gostei muito da sua sinceridade na resenha. Os pontos que você mencionou eu achei muito válidos e provavelmente teria as mesmas impressões que você.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥