Resenha: Golfinhos e Tubarões - Taís Cortez

08 dezembro 2014

Edição:
Editora: Chiado Editora 
ISBN: 9789895104390 
Ano: 2013 
Páginas: 419
Sinopse:
Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles. Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições. Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, frequentando aulas diferentes de tudo o que já viu. Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la. O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...

Resenha

Eu desejava revê-lo. Tocar sua pele e conversar com ele. Queria rever aqueles olhos tão tristes e descobrir a razão daquela tristeza”

Eu recebi a oportunidade de ler Golfinhos e Tubarões através do 7° Book Tour que foi organizado pela própria autora Taís Cortez e quero desde já agradece-la pela oportunidade.

O Livro nos apresenta a Vitoria uma garota que foi adotada aos 5 anos por um jovem casal, muito atarefado e que não lhe dedica muita atenção. Tendo passado sua vida toda sendo praticamente criada pelos empregados que são trocados periodicamente, para que ela não se apegue mais a eles que aos pais adotivos. Ao completar 15 anos ela começa a sofrer mudanças e essas acabam por afastar os poucos amigos que ela tem.
Porém é aos 18 que após uma fatídico episódio Vitoria vê sua vida mudar completamente, ela descobre que possui poderes extraordinários, que podem comprometer a sua vida e a dos que estão ao seu redor. Os pais adotivos assustados arrumam um modo de afasta-la e é aí que surgem Lisa e Vitor e a propõem ir morar com eles e conhecer outras pessoas assim como ela.

Vitoria então é levada para o colégio Aprendum e é aí que começa a sua jornada em busca de descobrir a sua essência, a sua história e como dominar seus poderes. Lá ela faz amizades (daquele tipo de amizades que queremos pra gente) e conhece Alex , por quem se apaixona, porém ele sempre esquiva-se dela, e ela nem sonha o porquê, existem muitos segredos a serem revelados...
Porém você só vai saber se ler o livro.


Eu demorei um pouco pra me apegar na leitura, pois notei de cara que o enredo traz alguns elementos extremamente familiares a outras sagas conhecidas, como Harry Potter e a Saga Crepúsculo, o que me passou a forte impressão de estar lendo uma fanfic (e eu não curto muito). Porém, depois que consegui contornar esse probleminha a leitura fluiu normalmente.

Outra coisa que me incomodou um pouquinho foi a cronologia do livro não ser muito explicada e acabar por nos confundir um pouco, por exemplo, em uma parte o livro fala que as mudanças em Vitoria começaram a aparecer aos 15 anos e as descreve, e poucos parágrafos depois a personagem afirma(em pensamento) que tem 18 anos, mas não houve nenhum elemento que nos indicasse que haviam passado 3 anos entre um paragrafo e o outro. 

Exceto esses por menores a leitura é bem agradável, a escrita da Tais é fluída e aconchegante, os personagens são bem descritos, a trama do livro prende e nos faz ler uma página atrás da outra, na expectativa de descobrir logo o que a história irá nos revelar. E por isso mesmo o livro tendo mais de 400 páginas, a leitura acaba sendo rápida.
Uma das coisas que sempre me deixou curiosa em relação ao livro era o título, e essa explicação para mim foi muito interessante, mas não vou contar (hauhauha). Outra coisa bem original é que nessa trama os antagonistas dos vampiros não são lobisomens e achei ótima essa inovação. 
Também não vou contar quais são, vocês vão ter que ler pra ficar sabendo... :)

Sobre a parte editorial do livro eu gostei muito, sempre achei a capa muito bonita e pessoalmente é mais ainda, tem muito a ver com a história. A diagramação da Chiado é muito boa, as folhas amareladas facilitam a leitura, o tamanho da fonte também é agradável e notei poucos erros de revisão ao longo da leitura.

Classifiquei 3/5 e recomendo a leitura!



Espero que tenham curtido a resenha, beijos.

7 comentários:

  1. Essa capa nem é tão no estilo que eu gosto, mas sei lá, tem uma coisa nela que sempre chama a minha atenção. Acho que até mais que a sinopse! hehe... Quem sabe eu não acabe dando uma chance ao livro, né, ainda mais agora que quero ler mais nacionais!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
  2. Não achei a capa bonita, não mesmo ahaha tá mais para intrigante, esses olhos misteriosos, mas gosto é gosto. Admito que por capa eu não levaria, não me chamou a atenção, mas pela sua resenha já muda um pouco a coisa. Haha.

    Beijos | www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Kris!
    Eu sempre fico decepcionado por esse livro não ser uma grande aventura no fundo do mar rsrsrs
    Tipo filme da sessão da tarde rsrs

    Apesar de tudo que você destacou, o livro parece ser bom. Só que do jeito que sou, eu já me perderia na cronologia antes mesmo de começar a ler.

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO AMO AMO histórias em que os personagens tem poderes sobrenaturais kkkkk acho que conseguiria ler esse livro facilmente, apesar dos detalhes negativos que você citou. Só não gostei muito dessa capa.. mas enfim, sempre dizem para não julgar um livro pela capa, então.. beijos Kris!

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  5. beeeem, eu não curti.. xD
    Tipo, não me interessou a premissa, nem curti a capa... enfim...
    mas que bom que pra vc foi um boa leitura ne^^

    ResponderExcluir
  6. Parece ter bastante segredos mesmo, com esse poder dela e descobrir sua essência. Gostei da escula Aprendum . Também percebi algumas coisas familiares.
    E também achei a capa linda. Espero poder ler em breve :)
    Abraços Kris,
    ThayQ;
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Desde que fui apresentada a esse livro tive muita curiosidade em lê-lo. Nunca tinha conseguido comprar, até essa BF... rs... Ótima resenha Kris! bjs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥