Editora: Conrad
ISBN: 8587193511
Ano: 2002
Páginas: 232
Páginas: 232
Sinopse: Nos últimos meses de 1995 e começo de 1996, o quadrinista e repórter Joe Sacco viajou quatro vezes a Gorazde, área de segurança delimitada pelas Nações Uniadas durante a Guerra da Bósnia que esteve à beira da destruição total durante três anos e meio. Cercada por forças sérvias, a população de Gorazde, em sua maioria muçulmana, sofreu ataques pesados e privações severas para defender a cidade, enquanto o restante do leste da Bósnia era "limpo" de sua população não-sérvia.
Mas tanto quanto Área de Segurança Gorazde é o relato de um ataque terrível, é também o retrato de pessoas que lentamente se permitiam acreditar que a guerra chegava ao fim e que eles tinham sobrevivido
Mas tanto quanto Área de Segurança Gorazde é o relato de um ataque terrível, é também o retrato de pessoas que lentamente se permitiam acreditar que a guerra chegava ao fim e que eles tinham sobrevivido
Minhas opiniões sobre o livro:
Eu tenho um gosto bem estranho pra livros, sei bem disso.Mas Área de segurança é um relato incrível. Mesmo. Ainda que você não tenha o mínimo interesse por conflitos em terras distantes. Ainda que você não curta quadrinhos. Este livro é sobre pessoas. Sobre Esperança. Sobre Trivialidades. Sobre tentar tocar a vida. Tudo isso enquanto se espera a guerra acabar.
Em sua obra Joe Sacco nos apresenta não a cobertura de uma guerra, mas a expressão de seres humanos, a vida de pessoas, seus sonhos que insistem em continuar vivos.
O traço forte e marcante de Sacco nos ajuda a adentrar neste mundo denso, e sentir como se tivéssemos conversado com cada uma daquelas pessoas, como se aqueles depoimentos fossem ouvidos por nós mesmos.
Eu acho que li esse livro pela primeira vez com uns quinze ou quatorze anos, e desde então sempre que releio descubro uma nuance diferente.
É tudo muito vivo, muito honesto e muito pungente. As expressões que Joe imprime em suas personagens, os relatos de esperança e de medo, tudo palpável demais.
Joe Sacco publicou também dois livros sobre o Conflito na Palestina ( Eu tenho "Uma Nação Ocupada" - feito com a mesma carga emocional deste.) e um sobre Sarajevo, que eu adoraria ler.
O autor é muito preocupado em tentar manter sua opinião "gringa" de fora, e focar nas diversas opiniões de quem vive a guerra na pele. Gente pacifista, nacionalista, individualista, estão todos ali.
Por mais que eu fale, não consigo descrever o impacto desta obra.
É tão repleta de sutilezas. É devastadoramente triste, e bem humorada. Singela e forte. É HUMANA, e por isso tão cativante.
Se você puder, leia. É uma daquelas coisas que muda sua visão de mundo, que te faz ter empatia.
E se não fizer, você não é mais meu amigo. Huahauahuahau.
Bejo e quejo.
eu chorei lendo Gorazde. Tenho os dois da Palestina, Derrotista e o de Sarajevo, comprados numa promoção do Submarino, os 5 por 30 reais... Ainda pretendo resenhar alguns deles no blog, e costumo trabalhar em sala de aula com eles tbm...
ResponderExcluirRealmente, se a pessoa não se sensibilizar ao ler, eu é que quero distância de alguém assim...
bjs, Mandy ^^
Né não, Val?????
ExcluirAhh! Não sei se eu leria esse livro não. :S
ResponderExcluirNão gosto desse tipo de história sabe, acho fascinante, de certa forma, mas não tenho prática nesse tipo de leitura.
Beijos | Pretty Things!
Amanda esse é o tipo de livro que eu não leio.
ResponderExcluirNão curto muito leituras relacionadas a guerras.
É muito sofrimento e me dá uma ressaca desgraçada.
:*
Eu curto essa ressaca...
Excluir