Resenha: O Diário de Marise de Vanessa de Oliveira

01 julho 2014

Edição: 1
Editora: Matrix
ISBN: 8587431684
Ano: 2006
Páginas: 414
Sinopse:
Marise é o nome de trabalho de Vanessa. Em casa, uma mãe dedicada. Na faculdade de enfermagem, uma aluna esforçada. Nos hotéis e motéis onde atende, uma garota de programa muito requisitada por conta dos anúncios de jornal, nos quais vende com criatividade sua beleza e seus atributos, sozinha ou em dupla. Neste diário, ela fala sem censura de seus programas, das taras de seus clientes, da cafetinagem, das orgias, das casas de swing, da vida nas ruas e nas boates. Vanessa também mostra a relação com a família e as amigas, as frustrações com os homens que amou, como entrou nessa vida. E fala de vários dos 5 mil programas que já calcula ter feito.


Minha Opinião sobre o Livro:

 Como eu já havia comentado na postagem do Li até a Página 100 sobre esse livro, ele é uma Biografia em forma de diário e mesmo não sendo fã de biografias dessa eu gostei.
A leitura nos dá a impressão de conversar com a autora e estar ouvido ela contando a história dela pra gente, assim como podemos perceber que ao invés das impressões errôneas que muitas pessoas têm em relação a profissionais do sexo, elas são pessoas assim como nós. Com altos e baixos que chegaram até ali devido a algumas decorrências da vida.
No livro a Vanessa relata como foi a sua infância, os maus tratos e desatenção com que era tratada
 pelos pais. Da gravidez precoce, da necessidade que passou quando sua filha era bebê e ela precisava muitas vezes roubar comida no supermercado para alimenta-las. Conta como acabou entrando na prostituição, como era o seu dia-a-dia e é lógico fala sobre seu relacionamento com os clientes, mas esses relatos são sutis, naturais como os que ouvimos quando conversamos com uma amiga.
Na narrativa a Vanessa não explora a sexualidade em si, mas a sua vivencia. Ela nos conta ainda sobre seus relacionamentos amorosos pessoais e suas frustrações com o sexo oposto, sobre seu relacionamento com a filha que é uma das coisas mais bonitas que há no livro.
Uma das coisas mais interessantes no livro é a maneira que a Vanessa mostra o seu tino comercial em diversos momentos da sua vida. Uma "Marketeira" nata, que mesmo sem nenhuma especialização no ramo conseguia vender muito bem a sua imagem. Usando isso ao seu favor e determinando assim um tempo para acumular o quanto era necessário para abandonar de uma vez o ramo da prostituição.
O Livro passa uma história de vida, de uma mãe que foi capaz de tudo para alcançar o bem estar da sua filha.
Recomendo a leitura!
                 

Esse Livro foi uma cortesia da Editora Matrix


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥