Eu ouço - Lynyrd Skynyrd

11 janeiro 2014

Estava eu aqui pensando sobre o que postar e então me arrebatou uma ideia de criar uma nova #TAG aqui no blog, chamada: Eu ouço. Nela eu vou compartilhando com vocês algumas bandas e cantores que eu escuto e as que eu for descobrindo e me apaixonando.

 Então pra abertura resolvi falar de uma banda que até dois anos atrás era desconhecida pra mim e que hoje eu curto muito.


  

Lynyrd Skynyrd, esse nome parece um trava línguas né? Sem nem uma vogalzinha.

Quem me apresentou ela foi meu namorado, na época que eu estava grávida (e com os nervos a flor da pele). Na verdade ele não me apresentou a banda, ele deixou um DVD comigo para que eu entregasse a um amigo dele e eu muito enxerida resolvi assisti e quase que não entrego ao dono rsrsrs.

A banda tem uma melodia que é difícil de explicar, mistura country com blues e um vocal limpo e melodioso que acaba transportando quem esta ouvindo pra um lugar lindo. As músicas são consideravelmente grandes, mas quanto mais eu ouço, mais dá vontade de ouvir. Faz mais aquela linha de rock clássico, mas não encontro nenhuma outra banda que dê para assimilar. Minhas músicas preferidas são Free Bird e Simple man ♥
A história da banda é muito interessante também.
Quem não conhece o som, recomendo que procure, vale muito a pena. Já apresentei a alguns amigos que gostaram muito.
Quanto a história, já que essa é a minha paixão, eu vou deixar um breve resumo aqui pra vocês, é só clicar em Leia mais...


A história

A Banda teve outros nomes como:  My Backyard, Noble Five, Wildcats, Sons of Satan, Conqueror Worm, Pretty Ones, e One Percent.
Mas depois foi nomeada dessa maneira como maneira de “homenagear” o professor de ginástica dos integrantes da banda que os perseguia, por causa dos seus longos cabelos, algo que ia contra os rígidos valores da escola tradicional. Então um dia em um show Ronnie Van Zant, vocalista e fundador da banda apresentou a mesma em um show com o nome de Leonard Skinner e após uma votação feita com a platéia a banda recebeu o nome com o qual alcançou sucesso.
"Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!", disse Ronnie. A platéia conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, segundo Gary, 'para preservar a identidade do culpado'."
A banda se enquadra no gênero Southern Rock é estadunidense. Inicialmente era formada por Ronnie Van Zant, Gary Rossington e Allen Collins. O baixista Leon Wilkeson e o tecladista Billy Powell, ex-roadie, passaram a integrar o grupo em 1972, pouco antes do lançamento do primeiro disco, Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd. O disco de estréia foi muito bem sucedido, tendo singles como “Free Bird” e “Gimme The Steps”. Isso os levou a serem convidados para uma turnê ao lado do The Who que os fez ficar famosos por todos os EUA.
O segundo disco saiu logo em 1974, intitulado Second Helping e dessa vez tendo como single “Sweet Home Alabama” que os levou a conquistar o disco de ouro. Robert Burns foi substituído por Artymus Pyle e o álbum seguinte manteve o Lynyrd nas paradas com o “Single Saturday Night Special” Em 1976 após o álbum Gimme Back My Bullets a banda passou por mais mudanças na sua formação, Ed King dá lugar a Steve Gaines nas guitarras e são adicionadas as back Vocals The Honkettes (Jo Jo Billingsley, Leslie Hawkins e Cassie Gaines). E então foi lançado One More From The Road, um disco duplo ao vivo que foi um dos maiores sucessos comerciais da banda. Onde Free Bird em versão ao vivo volta a estourar nas rádios.
Em 1977 lançam Street Survivors, aproveitando o sucesso do disco anterior e esse, ganha o disco de ouro logo no lançamento e os singles "That Smell" e "What’s your name" se tornam hinos no país.
Porém nem tudo são flores na história da banda em 20 de outubro de 1977 acontece um trágico acidente de avião. O avião da banda um Convair 204 que se dirigia em direção ao estado da Louisiana para mais um show da turnê, com 26 pessoas à bordo incluindo roadies e a tripulação cai em uma floresta perto do Mississipi. Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines morreram na hora, Cassie Gaines, uma das back vocals e irmã de Steve também morre no acidente. Allen Collins o guitarrista, por pouco não tem o braço amputado devido a uma infecção decorrente da tragédia
O disco Street Survivos havia sido lançado apenas uma semana antes e trazia na capa a banda em meio a fogo, o que fez com que a gravadora a pedido de Teresa Gaines viúva de Steve o recolhesse e o relançasse com outra capa após o acidente. O que faz com que hoje em dia a primeira capa seja uma raridade. O acidente expôs mais ainda o Lynyrd Skynyrd à mídia, contribuindo para que os álbuns já lançados vendessem mais alguns milhares de cópias e surgissem algumas coletâneas.

Três anos depois os sobreviventes da tragédia lançam outra banda Rossington Collins Band, sendo encerrada pouco tempo depois.
Em 2008 a banda anuncia a sua volta com outra formação e em 2009 lança o álbum God e Guns , em 2012 lançam Last Of A Dyin' Breed. A Banda se apresenta atualmente com Johnny Van Zant o irmão mais novo de Ronnie nos vocais e canta os clássicos da banda e também músicas da nova formação.

Formação clássica
  • Ronnie Van Zant - Vocais e fundador
  • Gary Rossington - Guitarra Ritimica/Solo e fundador
  • Allen Collins - Guitarra Ritimica/Solo e fundador
  • Larry Junstrom - Baixo
  • Bob Burns – Bateria
Formação atual
  • Johnny Van Zant - Vocais (1987-presente)
  • Gary Rossington - Guitarra Ritimica, Guitarra Solo (1964-1977, 1987-presente)
  • Rickey Medlocke - Bateria (1970-1971), Guitarra Solo (1996-presente)
  • Mark Matejka - Guitarra Solo e Ritimica (2006-presente)
  • John 5 - Guitarra Ritimica(estúdio) (2008-presente)
  • Johnny Colt - Baixo (2012-presente)
  • Michael Cartellone - Bateria (1999-presente)
  • Peter Keys - Teclado/Piano (2009-presente)
  • Dale Krantz Rossington - Backing Vocal (1987-2005, 2006-presente)
  • Carol Chase - Backing Vocal (1991-2005, 2006-presente)




6 comentários:

  1. ai, acho legal demais essa banda :D
    minha preferida é Simple Man hehe
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita ,muito lindo seu espaço.

    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, Lynyrd Skynyrd é muito amor, né???? A minha favorita é simple man também. Não tem como não amar.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço essa banda, mas baixarei os áudios com certeza. Vlw linda! Bjs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥