Resenha: Que fim levou Juliana Klein? - Marcos Peres

20 fevereiro 2016


Ficha Técnica
Editora: Record
Edição: 1ª
Ano: 2015
ISBN: 9788501104298
Páginas: 352
Classificação: 4/5
Sinopse:
O segundo romance de Marcos Peres, premiado autor de O evangelho segundo Hitler

A morte de uma professora de filosofia revela a rivalidade – a princípio, filosófica – entre duas famílias proeminentes nas duas principais universidades do Paraná. A história é narrada por um psicólogo que conversa com uma misteriosa paciente, alocada no quarto 206 de uma clínica psiquiátrica. Seria possível que o assassinato tivesse como causa desavenças acadêmicas entre os Koch e os Klein, ambos clãs que migraram da Alemanha para o Sul do Brasil? Ou teria algo a ver com um segredo enterrado no passado? 
Em meio a discussões sobre Nietzsche e Santo Agostinho, somos conduzidos pelos meandros desse mistério por um dos escritores mais promissores da nova geração

Oie, povo!

Li este livro na virada de 2015 para 2016 e simplesmente esqueci de postar aqui, por motivos de: sou louca mesmo.
Ando com a cabeça sei lá onde nesses últimos meses, então desculpem qualquer coisa. Hahahahah.


Resenha
Li "Que fim levou Juliana Klein?" no fim do ano passado, e por descuido meu deixei quase que grudadas as leituras de dois romances policiais nacionais publicados pela mesma editora.
Eu já estava me auto flagelando antes de ler o livro, me perguntando por que havia cometido tamanha atrocidade, mas me enganei.
Nenhum livro encerraria melhor o ano do que este delicioso e inusitado policial, tão bem conduzido pelo autor.
Aludindo à Shakespeare, Allan Poe, e citando Nietzsche (sim, Nietzsche), de alguma forma, Peres consegue fazer da luta incessante  e permeada de mortes entre as famílias filósofas Koch e Klein, algo leve.
Creia. É possível.
O detetive “caipira” de Maringá, Irineu de Freitas, por um problema de contingente, se vê envolvido na trama Curitibana, e tenta, de 2005 a 2011, a cada morte Koch/Klein, desvendar o ocorrido.
Não que seja algo misterioso, visto que Koch e Klein são inimigos há décadas, desde Frankfurt. É tudo uma questão de encontrar o Kein ou Koch certo. Mas o motivo é o mais importante,  é o que sempre foge a Irineu. E é esse o grande mistério da obra. Por quê?
Com diálogos deliciosos e teorias fascinantes, é daqueles livros pra degustar cada pedacinho, a fim de não terminar muito cedo. Mas é tão saboroso que quando vemos, está findo, nada resta.
Encerrar com “Que fim levou Juliana Klein” foi encerrar com grande estilo, e com um gostinho de satisfação na boca, em ler algo tão interessante e inusitado, das mãos de um autor nacional.

Recomendo enormemente. Pra quem gosta de policial, pra quem gosta de filosofia, pra quem gosta de livros leves. Não tem erro. O livro é bom, goste você do que gostar. 

13 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    É um livro vamos se dizer um pouco diferente do que costumo ler e gostaria muito de ter a oportunidade! Sua resenha foi direta e objetiva, adorei a capa. Eu te entendo sobre esquecer as resenhas para postar ou livros kkkkkkkkkkkkk
    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Tenho bastante curiosidade em ler este livro justamente por ser de um ator nacional. Não que eu duvide da capacidade se nossos autores, mas quero ver como ele conseguiu desenvolver a história.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Você indicou o livro independente do gênero que a pessoa goste de ler né, que bom que para você a leitura foi bastante atrativa! Mas para mim aobra não me atraiu e não é de um gênero que eu goste e tenha o hábito de ler então no momento passo a indicação.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Olá Amanda, eu não conhecia a obra e adorei a temática. Fiquei muito interessada em ler.

    Parabéns pela resenha :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar neste livro por ai e achei super interessante a obra, ela tem uma premissa interessante e sua resenha positiva me deixou curioso! ><

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu li esse livro no ano passado e achei a trama construída pelo autor bem interessante, ainda que não tenha me fascinado.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie! Amei ler sua resenha! Você escreveu com tanto carinho e entusiasmo que me pergunto o motivo de ainda não ter lido a obra. Todos os seus comentários me deixaram muito empolgada e ansiosa para conhecer o enredo apresentado pelo autor. Parece ser uma leitura impactante e, com certeza, será uma ótima experiência. Não estou acostumada a ler romances policiais, mas este sem dúvidas é um ótimo livro para se aprofundar no gênero :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  8. Hoje estou lendo muitas resenhas de livro interessantes. Não conhecia essa obra,muito obrigado pela resenha. ADOREI a premissa e sua resenha tá incrível,PARABÉNS!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa muito sugestiva, interessante mesmo.
    E como adoro um bom livro policial, ele já está na minha lista.
    abrs

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros policiais, então acho que essa seria uma leitura bem proveitosa para mim também. Acho essa capa maravilhosa, bem chamativa. Por se tratar de um nacional só me deixou mais curiosa.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Deve ser um daqueles livros 'inteligentes". Imagina só, um enrendo permeado de discussões entre o pensamento de Nietzsche e de Santo Agostinho. Deve ser incrível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    O livro parece bem complexo, me deixou bem curiosa!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Adoro quando um livro tem esses diálogos deliciosos! Não conhecia o livro, mas fiquei interessada pois curti a premissa.
    Bjs

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥