Resenha: Quando o Vento Sumiu - Graciela Mayrink

03 agosto 2015


Ficha Técnica
Edição: 1
Editora: L&PM Editores
ISBN: 9788525432742
Ano: 2015
Páginas: 264
Compre em Pré-venda R$ 35,00
Sinopse:
Quando o vento sumiu - Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele. No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer?Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo?
Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro.
E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente?

Resenha

Oi Galera!
A resenha de hoje é super especial porque ela sai pra vocês em primeira mão, já que ele ainda está em pré-venda e eu recebi a oportunidade da L&PM Editores de ler a prova do livro, que será lançado agora em Agosto :
Então vamos a resenha, que é o que interessa, mas antes aperta o play e entra no clima.


A História começa  Suzan reencontrando por acaso um dos seus melhores amigos da adolescência (por quem foi apaixonada) em um café na Alemanha, eles interagem e conversam um pouco mostrando que já não existe mais a cumplicidade de outrora. Daí então, a autora nos leva a uma viagem no tempo onde poderemos entender o que foi essa amizade.
O Flashback começa nos mostrando os três amigos se reencontrando, para o primeiro dia de aula da Universidade da Guanabara, onde Suzan cursa Turismo e Mateus e Renato Engenharia Civil. Eles são amigos desde os tempos da escola e mesmo com grandes diferenças sociais e comportamentais sempre se deram muito bem.
Renato Torres é um playboyzinho, filho único de uma família rica, tem tudo o que quer nas mãos, vive sofrendo pressão da parte do pai para ser mais responsável, mas só quer saber de surfar e ficar com garotas.
Mateus Alves também é filho único, mas é bem o contrário, esforçado, responsável e estudioso. Sentiu na pele as intempéries da vida e o preconceito depois que o pai foi preso por estelionato, anos antes, e ele viu sua vida mudar quando sua mãe teve que largar a vida de dondoca pra pegar no batente.
Suzan Carvalho é a filha mais velha de um casal de classe média. Uma garota comum, estudiosa, sonha em abrir sua própria agência de viagens e é perdidamente apaixonada por Renato. Seu pai é funcionário na empresa do pai dele e sua mãe beira a loucura com a sua obsessão de casar a jovem com o futuro herdeiro dos Torres.
Os três levam uma vida comum para jovens da sua idade, estudos, lazer e vários conflitos pessoais permeiam as suas vidas até que uma noticia inesperada na vida de um deles é capaz de sacudir as estruturas de tudo o que envolve essa amizade.

Quando eu solicitei a prova desse livro eu não esperava me encantar tanto com a história. E essa leitura foi me ganhando aos poucos, até que quando percebi estava imersa e completamente conquistada. Quando comecei a leitura o livro me lembrou muito o poema a quadrilha de Drummond.

Pra começar o livro me passou uma enorme sensação de nostalgia, ao lê-lo senti o gostinho dos infantojuvenis que eu lia nos anos 90/2000 (minha infância e adolescência), onde os autores sabiam onde queriam chegar com suas obras, o publico que queriam atingir, a mensagem que queriam passar e faziam isso da melhor maneira possível. Nos dias atuais esse tipo de infantojuvenil é também chamado de New Adult, pois ele descreve as experiências de jovens no início da vida adulta. Ah e o livro não contém cenas de sexo.
Outra coisa me cativou foi o fato da autora honrar o Brasil com a sua obra, descrevendo com primazia lugares que ela realmente conhece e nos dando ao longo da narrativa várias curiosidades sobre esses lugares. O que desperta em nós leitores uma maior identificação com a obra, além da vontade de conhecer esses lugares (pra quem não conhece pessoalmente). Essa é uma das coisas que eu mais admiro na leitura nacional e sinto falta na contemporânea.

E se isso por si, não bastasse, a escrita da Graciela é sutilmente cativante. O livro é narrado em terceira pessoa o que nos permite ser espectador onipresente da história e estar a par do cotidiano dos personagens. Esses por sua vez são muito bem desenvolvidos e não só os protagonistas, como também os coadjuvantes têm personalidades tão bem definidas que podemos compara-los facilmente com pessoas do nosso convívio, o que ao meu ver torna a obra mais realista ainda. Desses acho que as minhas preferidas foram: Xuxu Rebeca, a irmã louquinha da Suzan e a Paulinha, a amiga louquinha e de cabelos coloridos da Suzan. Dá pra perceber que eu adoro personagens louquinhas, né? Hauhaha, porque será?

A Narrativa inicialmente nos faz crêr que a historia vai falar apenas de um triângulo amoroso, mas ela acaba por nos surpreender completamente ao mostrar que vai muito além de apenas isso.Quando O Vento Sumiu lida com recém-descobertas, desilusões, preconceitos, erros, acertos, acertos de conta devido aos erros e também segundas chances. É uma história forte e real sobre o que é tornar-se adulto e ter que lidar com as expectativas que criam sobre você e também compreender que pequenas atitudes, quase sempre, terão uma forte repercussão em nossas vidas. E que ao contrário dos contos de fadas às vezes as coisas não terminam bem. O fim da leitura inicialmente choca, para em seguida surpreender e encantar de uma maneira que eu não vou contar para não roubar de vocês essa sensação. Só digo que eu gostaria que a vida real nos proporcionasse a possibilidade que a Graciela proporcionou na sua trama.
Recomendo a leitura sem dúvidas, é uma história realista com a qual você irá se encantar, sorrir e se emocionar! Espero que tenham gostado, não deixem de nos contar nos comentários. Beijooo

"E se você pudesse escolher o final da sua história?"

14 comentários:

  1. :D Que resenha! E é mesmo uma honra poder ler o livro antes de ser lançado... Eu ficaria muito feliz! A capa é muito bonita e fiquei com um gostinho de QUERO LER, fazendo assim eu colocar na lista dos livros que quero. :)

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu tenho um livro da autora, mas ainda não li por falta de tempo. Tenho uma super curiosidade de conhecer a escrita dela e achei esse livro uma graça!
    A premissa parece interessante e depois de ler sua resenha, tenho certeza que vou ler essa obra!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda!
    Apesar de não curtir muito livros que tenha triângulos amorosos por não tem tido uma boa experiência de leitura com um livro, me interessei por esse livro, a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    adorie essa capa, mas não faz muito bem o meu estilo e está com um preço bem salgadinho, 35,00 Dilmas? kkk tô fora
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii, eu tenho a autora no facebook e já li algumas coisas sobre ele e me interessei bastante por ele :D

    Abraços!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa capa está linda <3 E o melhor é que te agradou em diversos pontos, como a escrita cativante, a descrita dos lugares fazendo sentir lá e pelos personagens ter características tão comuns. Bom se gostei? Amei!! Estou mais que ansiosa para desfrutar desta leitura que de conquistou tanto.
    Bjs Kris!

    ResponderExcluir
  7. Oie!!!
    Adorei a ideia do livro, amo livros que tratem dos antes e depois e que tratem também desses tramas juvenis porque parece que tudo de importante nos acontece nessa época.
    Amei, amei e fiquei super curiosa!!
    ;**

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não consegui me interessar pelo livro. Eu costumo gostar bastante de literatura nacional e latina, mas esse não me despertou. Talvez lendo-o eu venha a gostar. Veremos.

    Beijo! ;*

    ResponderExcluir
  9. Oi Kris, tudo bem?
    Amei essa capa, tão delicada.
    A premissa do livro também me atraiu bastante, quero ler para ver se também sentirei essa nostalgia que vc sentiu...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Adoro esses livros que nos dão uma nostalgia danada, rsrs. Não conhecia a obra, mas adorei saber sobre ela! Quero ler, com certeza, beijos.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Kris, eu meio que tenho um pé atrás com triângulos amorosos, mas você falou tão bem do livro que fiquei encantada e morrendo de vontade de ter o prazer dessa leitura.
    Quero muito!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kris. Adoro a Graciela como pessoa, tive o prazer de conhece-la, porém nunca li nenhum de seus livros. Tenho que confessar que Quando o Vento Sumiu não despertou muito o meu interesse. Mas quem sabe futuramente eu o leio e ele supere minhas expectativas?!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oláa, nossa me interessei demais pelo livro, a premissa dele chamou muito minha atenção e sem contar que a capa é maravilhosa. Sua resenha me deixou bem curiosa :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá; já estava apaixonada pela capa do livro, e agora, depois de ler sua resenha, estou com uma vontade enorme de lê-lo. Parece uma história muito boa, bonita e gostosa de se ler. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥