Resenha: Sob Águas Escuras - Robert Bryndza

08 maio 2018


“Puxado pelo peso das correntes, o corpo afundou rapidamente. Ela descansou ali, quieta e serena… durante muitos anos.”
Quando a Detetive Erika Foster vasculha, com sua equipe, um lago artificial nos arredores de Londres em busca de uma valiosa pista de um caso de narcóticos, ela encontra muito mais do que eles estavam procurando.
Do fundo do lago são recuperados dois pacotes: um deles contém 4 milhões de libras em heroína. O outro… o esqueleto de uma criança.
Os restos mortais são de Jessica Collins, uma garota desaparecida há 26 anos e que foi a principal manchete de todos os noticiários da época.
Erika, então, precisa revirar o passado e desenterrar os traumas da família Collins para descobrir mais sobre o trabalho de Amanda Baker, a detetive original do caso – uma mulher torturada pelo seu fracasso na busca por Jessica.
Muitos mistérios envolvem esse crime, e alguém que não quer que o caso seja resolvido fará de tudo para impedir que Erika Foster descubra a verdade.
O autor de A Garota No Gelo e Uma Sombra Na Escuridão nos presenteia com outra eletrizante aventura da Detetive Erika Foster.
Edição: 1
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582355022
Ano: 2018
Páginas: 300
Tradutor: Marcelo Hauck
Livro cedido em cortesia pela editora

Olá people, hoje eu estou aqui pra trazer para vocês a resenha do Thriller Sob Águas Escuras de Robert Bryndza. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor que já tem publicados aqui no Brasil A Garota no Gelo e Uma Sombra na Escuridão, ambos pela Editora Gutemberg e que apesar de alguns adendos eu curti muito.



No início da obra encontramos a detetive Erika Foster em meio a inspeção de um lago artificial em uma pedreira de Londres. Ela busca drogas que servirão como provas para colocar um temido traficante na cadeia, porém o fundo do lago acaba lhe rendendo bem mais do que ela procura e sua equipe acaba resgatando de lá também, envolto em lona e correntes um pequeno esqueleto.
Os restos mortais pertencem a pequena Jessica Collins, uma garota de 7 anos que sumiu inexplicavelmente 26 anos. O caso do desaparecimento de Jéssica rendeu muita repercussão pública e mudou drasticamente a vida de várias pessoas além de sua família, entre elas a de Amanda Baker oficial responsável pelo caso na época e de Trevor Marksman principal suspeito do seu desaparecimento na época. Por isso quando seu corpo é reencontrado, é como sacudissem um vespeiro, pessoas importantes veem seus segredos em risco e mais uma vez a policia tem nas mãos um caso difícil, que Erika faz questão de estar a frente.

Eu gostei bastante da escrita do Robert, apesar de achar que as divisões de capítulos não favoreceram a obra, o autor escreve capítulos muito curtos, que poderiam facilmente ser atados uns aos outros e formarem um só, porém isso em nada influencia na leitura, só na estética da obra mesmo.
A Escrita do Robert é simples e objetiva e o cabo chefe da trama é a construção dos seus personagens, todos eles são muito bem desenvolvidos, desde os componentes da equipe investigativa, quanto os familiares da vítima e os suspeitos, porém é lógico que devo dar o destaque merecido a protagonista forte e decidida que ele criou.
Jéssica é uma estrangeira na Inglaterra, algo que por sí só já é complicado de lidar e ainda consegue ser bem sucedida na sua profissão, mesmo não havendo lido os livros anteriores, pude perceber o quanto a sua personalidade é forte e que isso influenciou durante as outras obras, para que ela esteja onde está (uma espécie de castigo, por ter desacatado a um chefe). E nessa obra a personagem deixa claro a sua intensidade. Coisa que me cativou.

A Trama em si começa incrivelmente bem, forte e imponente, principalmente por apresentar um tipo de crime que mexe muito com as pessoas, a violência contra a criança, porém no decorrer do desenvolvimento foi decaindo e se encaminhou para um desfecho que, ok, soluciona o mistério. É perturbador até, mas que perdeu seu brilho devido a maneira tão simplória em que nos foi colocado, uma vez que a resolução para um crime que ficou insolúvel por tantos anos deu-se de uma maneira tão simples. Ou talvez eu já esteja acostumada demais com o gênero, que estou difícil de me surpreender, mas ainda assim eu curti a leitura e sem sombras de dúvidas recomendo para todos os fãs do gênero e admiradores de detetives duronas.
Eu conclui a leitura com muita curiosidade para ler as outras obras da série da Erika e também para ler mais livros do autor, que sem dúvidas é um nome que nos reserva grandes surpresas no gênero policial.

Espero que tenham gostado da resenha, beijos e me deixem suas opiniões nos comentários.

15 comentários:

  1. Eu fiquei agoniada com essa capa O.O
    Apesar de conter todos os elementos que me atrai, pois amo mistério, não fiquei tão interessada assim. Ainda mais com as ressalvas que citou. Mesmo assim tenho que admitir que essa capa me causou arrepios rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas amigas zoam essa capa, dizendo que parece ranho de menina catarrenta kkkk

      Excluir
  2. Apesar de morrer de vontade ler eu ainda não conheço a escrita do autor e olha que só vejo elógios quanto a seus livros.
    Acredita que eu gosto de livro com capítulos curtos?! Acho que dá mais velocidade a leitura rsrs. O fato do livro abordar a violência contra a criança me deixa curiosa, mesmo que o desfecho tenha sido fraco, como parece ser o caso. É um livro que quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu também não gosto de capítulos muito extensos, mas acho que quando o autor escreve vários capítulos seguidos de uma ou duas páginas, quando esses não diferem entre si o suficiente, para a mudança, deixa a obra com um ar amador.

      Excluir
  3. Oiii Kris

    Esse é o tipo de gênero que é sempre complicado quando a gente se acostuma, pois algumas tramas acabam soando repetitivas ou simplòrias demais mesmo. Eu li o primeiro dessa série e gostei, achei bem promisso. Tenho vontade de conferir esses outras volumes publicados, mas quero dar um tempo no gênero pra não saturar, então vai ficar pra mais adiante. Vamos torcer para que o próximovolte a surpreender.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, não acho. Como Romances policiais são meus favoritos sem pre os leio, acho que inclusive é um dos estilos que mais leio e tem autores que sempre me surpreendem.

      Excluir
  4. Oi Kris, primeiro, eu adoro esta capa.
    Triller é um de meus gêneros favoritos e quando envolve crianças, mexe muito com meu psicológico.
    Eu acho normal os livros não terem sempre o mesmo ritmo intenso, acho que nunca li um assim, mas esta é uma leitura que quero muito fazer.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é normal que no gênero Romance Policial os livros não sejam tão intensos, mas quando o estilo do livro é Thriller, que se caracteriza justamente por ser uma história rápida e intensa é sim!
      Muita gente se confunde, mas Thriller não é um gênero e sim um estilo de escrita.

      Excluir
  5. Gostei do enredo, mas deu uma aflição dessa capa, além de achar que não combinou muito, já que a criança sumida tinha apenas 7 anos... Mas não sei se leria por causa do final ..

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei nisso no inicio da leitura, mas a protagonista tem sonhos que justificam a capa ;)

      Excluir
  6. Olá tudo bem? Eu amei a capa desse livro é o meu gênero favorito de leitura, ainda não conheço a escrita desse autor mas, pela sua resenha já percebi que irei gostar muito da história.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kris, não tinha visto o livro ainda, e que pena que o final foi apenas ok. Não acho que o fato de você ler muito do genero tenha algo com isso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá Kris, eu já estava bem curiosa com esse livro e pelos seus comentários, apesar da queda da narrativa no final, parece ser um livro bem bacana *-* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Uau, que capa maravilhosa!
    Amei sua resenha e fiquei muito curiosa, já anotei o nome para adquirir em breve..
    Terminei A garota no trem essa semana e amei, e eles parecem ter semelhanças. Espero amar esse livro quando comprar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Realmente só vejo elogios para as obras do autor, por isso sempre tive curiosidade por mais que não seja um gênero que curta muito. Sua resenha trouxe pontos importantes, o que gostei de ver principalmente as "falhas". De fato para quem lê muito, quer algo que surpreenda e saia do óbvio. Acho que por não ter maior contato, para mim o desfecho pode ser surpresa, então dica anotada <3 Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥