Resenha: Amigos Para a Vida - Andrew Norriss

06 abril 2019


Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.

Edição: 1 Editora: Valentina ISBN: 9788558890809 Ano: 2018 Páginas: 208


Eu ia deixar pra fazer essa resenha pela manhã, mas Amigos Para a Vida me encantou tanto que eu tive que vir ao computador para escrever minhas opiniões no meio da madrugada, enquanto a leitura ainda estava quente na minha cabeça.

Quando comecei a leitura, não sabia ao certo do que a história de tratava, peguei o livro às cegas, ou melhor apostei no que vi, achei a capa tão maravilhosa que o abracei, não havia lido resenhas e li a sinopse bem superficialmente, por isso cada página que lia ia me apresentando uma surpresa. Isso me faz querer ser bem superficial na resenha, para que caso vocês decidam se aventurar por essas páginas, tenham o mesmo prazer que eu tive de ir degustando cada uma delas. 
Paralelamente, estou tão entusiasmada com tudo o que li e pude absorver dessa obra, que gostaria de contar tudo e debater cada capitulo dessa história com vocês.

No início da leitura conhecemos Francis, um garoto especial que nutre um grande fascínio pelo mundo da moda, além de ser também um estilista nato, algo que o leva a não se encaixar nos "padrões sociais" da escola, e fazem dele um garoto solitário e também alvo de Bullying.
Certo dia enquanto desfruta de sua solidão durante o intervalo das aulas, ele vê uma garota aproximar-se dele, Ele não imagina o quanto essa garota é especial E toda a mudança que ela trará a sua vida.
Jéssica será a responsável por fazer com que a vida de Frances mude completamente e não volte mais a ser como antes. a partir da convivência com ela, ele terá a chance de fazer novos amigos e descobrir que as vezes basta amizade, carinho e atenção são o remédio para o que antes parecia irremediável.
Ao longo da história somos apresentados a Andy e a Roland dois adolescentes que apesar de bastante diferentes de Francis e Jessica, assim como entre si, também sofrem com os mesmos problemas e tem mais em comum do que imaginam. Juntos esse quarteto descobrirá o poder de uma amizade verdadeira.

A narrativa de Amigos Para a Vida é maravilhosa, o autor conseguiu abordar questões tão densas e profundas de uma maneira muito delicada. Ainda não conhecia a escrita do Andrew Norris, mas não exito em declarar que ele conquistou em mim uma fã. A escrita do livro é extremamente fluída e a narrativa é de uma sutileza tamanha, que ouso dizer que o autor desenvolveu o seu enredo de maneira quase poética (pela doçura, não pela rima) A trama é doce e emocionante, os personagens são perfeitos; singelos e profundos, acho pouco provável que o leitor não se apaixone por cada um deles.

Eu amei a leitura me emocionei e refleti muito sobre tudo o que a obra me doou sobre o tema abordado. Amigos Para a Vida é o tipo de livro que a gente tem que levar para a vida, de fato.
Sem sombra de dúvidas eu recomendo a leitura para jovens, adultos, pré-adolescentes, adolescentes, idosos... 
Enfim é o tipo de livro que eu recomendo que todas as pessoas deveriam tirar um pouquinho do seu tempo e ler, para poder através dele compreender o quanto uma simples palavra e/ou gesto de apoio é capaz de fazer pela vida de uma pessoa. Essa é uma leitura com um conteúdo muito significativo para pais e mestres. Comprem para os seus filhos, mas permitam-se lê-la também.

Espero que tenham gostado da resenha, não esqueçam de me deixar suas opiniões nos comentários. Beijos

Um comentário:

  1. Eu acho uma gracinha essas histórias de amizade, sabe?! Geralmente elas são aconchegantes e dão uma esquentadinha do coração! Estava procurando por histórias leves para ler nessas férias!
    https://sonhoemnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥