Resenha: Mulheres - Carol Rossetti

16 novembro 2017




Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação.
“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui.
Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.
A Cara de quem era louca pra ter esse livro *__*


Oi Gente, 
Hoje eu vim aqui trazer para vocês a resenha de um livro lindo que eu ganhei de presente da linda Alice do blog Seguindo o Coelho Branco, que é o livro Mulheres da Carol Rossetti. 
Eu devorei o livro sem pena, assim que ele chegou e posso dizer que fiquei sem palavras para descreve-lo devido a tamanha beleza. 


Eu já conhecia o trabalho da Carol como Ilustradora e escritora das redes sociais, onde ela atua e milita trazendo para os seus seguidores maravilhosas imagens e textos que estimulam o feminismo, a autoaceitação e a quebra de padrões e preconceitos, entre outras coisas. Você sem dúvida já deve ter visto alguma das ilustrações dela passando no seu Feed.


Os textos e as ilustrações da Carol são inclusivos e passeiam por diversas temáticas que precisam ser muito debatidas na atualidade, como gênero, religiosidade, homofobia, intolerância, bullying, empoderamento feminino e etc. Sempre estimulando os leitores a serem tolerantes com as diferenças, pois cada ser humano é único e merece ser quem ele é, sem ser obrigado a se enquadrar nas normas da sociedade.

Enquanto nós vamos lendo Mulheres, e vendo essas personagens Cis, Trans, agêneros, etc, evamos nos identificando com elas e identificamos também, pessoas que conhecemos e situações vivenciadas no decorrer de nossas vidas. O livro relata o quanto é complicado ser mulher, o quanto é mais complicado ainda ser mulher e não corresponder aos padrões impostos pela sociedade.
Essas situações não ocorrem só no Brasil, mas em todo o mundo, porém como os relatos são feitos por uma mulher que mora aqui, essa identificação é muito mais próxima a nós, pois vivemos os relatos do livro no nosso dia-a-dia.

Apesar de abordar temas polêmicos e que podem despertar bastante intolerância nos tempos atuais, em que as pessoas lançam pedras sem ao menos se dar ao trabalho de analisar o que estão atacando, o livro Mulheres se destaca pela sua doçura quase que poética e pela ousadia, passando sempre um ideal sólido, com todo o respeito e sem nunca deixar de também exigir o respeito que cada uma de nós, seres humanos merecemos.
A obra não ficou restrita ao Brasil tendo ganhado o mundo e já foi traduzida para diversos idiomas.


O trabalho gráfico da Editora Sextante está maravilhoso e esse livro é uma coisa linda daquelas que dá gosto a gente ter ele ali embelezando um cantinho da estante.

Se você ficou interessando em adquirir Compre agora na Amazon

Espero que vocês tenham gostado da resenha. Já conheciam o livro? Já leram ou ficaram afins de ler?
Me contem nos comentários, quero muito ler as opiniões de vocês.
Beijoos

14 comentários:

  1. Que trabalho belíssimo! <3 - Como autor foi ótimo conhecer! Que coisa linda ser inclusivo! Estou apaixonado pelo trabalho! Extraordinário! Bravo, Carol!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Já vi algumas imagens nesse estilo na internet, e sempre achei muito bacana. Este livro parece ser incrível, muito bem trabalhado, já quero. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Já vi algumas imagens nesse estilo na internet, e sempre achei muito bacana. Este livro parece ser incrível, muito bem trabalhado, já quero. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Que dica maravilhosa.... amei de verdade.... eu até vibrei aqui com os exemplos que você colocou ai, da Alice e da Amanda.... adoro livros ou textos que tratam destes assuntos que geram intolerância... porque isso precisa ser dito... precisa ser gritado aos quatro ventos... sabe o que me deixa mais indignada, é quando uma mulher joga pedra em outra mulher por estes motivos banais... de padrões impostos pela sociedade... me sinto na "obrigação" de ler obra... uma obrigação muito positiva...

    https://diariodemaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha prometido que não iria mais comprar livros já que tenho muitos para ler e você me aparece com esse. Sacanagem, viu? kkkkk
    PRECISO PRA ONTEEEEM

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse livro. Conheci as ilustrações da Carol com a legenda em inglês, fiquei muito feliz quando descobri que ela era brasileira. Acompanho e admiro demais o trabalho dela, é sensacional.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. oii tudo bem ?

    que belo livro faz um tempinho que não via ele e com isso voltou a minha vontade de ler irei adicionar na lista.

    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Uau. Não sabia que o livro é tão intenso. Tenho um marcador do livro - que acho lindo por sinal -. Me sentindo culpada por não ter pesquisado mais sobre o livro. Haha
    Sua resenha ficou ótima e me fez parecer que é um livro extremamente interessante.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Como você disse, eu já vi as ilustrações da autora passando pelo meu feed, e realmente são reflexões interessantes e explanadas de forma sucinta e de fácil entendimento.
    Não sabia sobre o livro, mas gostei bastante da premissa e pretendo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já tinha visto a capa do livro, mas não sabia do que abordava. Agora sei que se trata de uma leitura inspiradora que valoriza a diversidade e a inclusão.
    Com certeza é um livro que todo mundo precisa conhecer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kris! Já tinha visto algumas das ilustrações da Carol no Facebook, não sabia que virou livro! Curti bastante, ela está de parabéns!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Eu conhecia essas ilustrações por vê-las sendo compartilhadas nas redes sociais, mas nunca imaginei que viraria um livro. Tratando de assuntos que deveriam ser simples, mas a "sociedade" complica, ela literalmente desenhou para ver se entendem, rs. E sim, são diversas temáticas que precisam ser muito debatidas na atualidade, mas infelizmente alguns ainda consideram tabus ou algo que não deve ser discutido. Ela faz um trabalho belíssimo <3

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem? Nossa fiquei apaixonada pela capa do livro e principalmente pela premissa!
    Já quero muito adquiri-lo
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, já vi muito falatório a respeito dessa obra, a premissa é muito boa e as críticas positivas me fazem ter vontade de conferir. As ilustrações são muito fofas <3

    Abraços

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥