Resenha: Jardim de Espelhos de Veridiana Maenaka - "Um romance de época 100% nacional."

09 novembro 2015

Se há uma coisa que a essa altura do campeonato quem frequenta o blog já sabe é que eu sou uma leitora completamente apaixonada por romances históricos. E mesmo, até hoje, tendo lido muitos romances de época, alguns até mesmo escritos por autores brasileiros, acredito que salvo “Sinhá Moça” lido por mim há eras atrás, não me recordo de ter lido nenhum outro que fosse ambientado no Brasil, e o fato de Jardim de Espelhos o ser, fez com que a leitura me encantasse ainda mais. Não canso de dizer o quanto me incomoda quando os autores nacionais preferem ambientar as suas histórias fora do Brasil e dar outra nacionalidade aos seus personagens, salvo quando há uma grande razão para tanto, fora isso valorizemos o que é nosso!
O Livro chegou às minhas mãos já tem algum tempo, e devido a uma já passada ressaca literária demorei um pouco até pega-lo para a leitura, hoje após tê-lo lido, me arrependo de ter demorado tanto, mas, pensando bem, acredito que essa história chegou até mim no momento certo, pois estou numa fase que só consigo ler até o fim livros muito bons e Jardim de Espelhos é um desses.

A Narrativa começa nos mostrando a história da protagonista Cristina.
E digamos assim, que ela não nasceu com a maior sorte do mundo. Filha de uma relação entre jovens de família nobre fora do casamento, Cristina nasceu às escondidas numa cidade do interior, e logo após o parto sua avó a entregou aos cuidados de Matilde, a empregada que às serviu durante a gravidez de sua mãe, juntamente com uma boa quantia em dinheiro e uma carta de recomendação, para que ela pudesse conseguir um bom emprego em outra cidade.
Sendo assim, a empregada parte com a bebê e o seu marido vagabundo e se instala em Taubaté, onde consegue uma colocação como auxiliar de cozinha na casa de uma família influente da região. Matilde não tem nenhum instinto materno e acaba sempre tratando a menina muito friamente, e sendo assim, o que ela recebe mais próximo de um carinho materno é a amizade de Dona Clarice a dona da casa, que também tem dois filhos: Guilherme o mais velho e André só alguns meses mais novo que Cristina.

Clarice não só permite, como incentiva que Cristina seja educada junto com seus filhos, o que acaba fazendo com que ela e André criem laços de cumplicidade, que com o passar da idade acabam evoluindo e os levando a se envolver em uma grande paixão, apesar da diferença social. E é esse envolvimento que acaba colocando Cristina em desgraça após alguns anos. 
Onde após ver seus ideais de amor eterno serem frustrados, não receber o verdadeiro apoio de sua suposta mãe e ter de se defender das investidas do padrasto, ela parte para São Paulo, onde após algumas desventuras recebe a ajuda de Olivia Durão e torna-se uma renomada cortesã de Luxo.
Tempos depois ela reencontra André e esse encontro é capaz de reacender a chama da paixão infantil, assim como alimentar a obsessão de voltar a Fazenda Redenção, local onde foi criada, como parte da família. Porém, Cristina não é mais a mesma menina que um dia saiu de lá. Ela esconde muitos segredos em seu coração, e entre eles está: Eduardo Marques, um misterioso e detestável jovem por quem ela nutre uma grande aversão, assim como uma atração maior ainda, desde o primeiro encontro.

Eu sinceramente peguei-me completamente apaixonada pela escrita da Veridiana Maenaka, por diversos motivos. Desde a construção dos personagens, que completamente humanizados fogem aos estereótipos clichés de mocinhos e mocinhas perfeitos, sem nenhum defeito e com pouca personalidade. Os personagens de Jardim de Espelhos são complexamente estruturados e profundos, de modo que eu poderia passar horas aqui relatando para vocês como são um por um, mas prefiro me ater aos que mais me instigaram.

Cristina é uma protagonista bem diferente de todas que possamos imaginar, se há uma característica marcante nela desde o princípio do livro é a ambição, assim como a sua força e garra. Ela não se conforma em viver às margens da sociedade e não mede consequências para alcançar o lugar que ela acredita que merece. Não é submissa e não abaixa a cabeça diante de humilhações, defendendo-se sempre com unhas e dentes. (as vezes até com um cabo de vassoura :D) Mesmo sendo ambiciosa, isso não a torna má, pelo contrário, ela é uma jovem generosa e de bom coração, que apanhou muito da vida e aprendeu a se proteger à sua maneira, e que mesmo assim, ainda fica à mercê da sua personalidade amorosa inúmeras vezes. 
Enquanto André, que no início do livro aparenta ser o dito príncipe encantado, ao longo da história vai perdendo as suas máscaras e mostra que é só mais um playboy de família rica, entusiasta de tudo o que é novidade. Vive falando de amor, mas nem de perto sabe o que é realmente amar. 
Um dos meus personagens favoritos na trama foi Eduardo, mas não vou discorrer muito sobre ele, pois ele é um dos personagens mais misteriosos na história e eu não quero roubar a vocês o prazer de descobri-lo pessoalmente. Só digo que ele mescla doçura e sacanagem numa medida adorável, é impossível não envolver-se com ele.
Outra razão pra eu ter me encantado com a trama da Veridiana foi a maneira que ela elaborou o enredo, onde nós assistimos ao degringolar de uma história de amor adulta, sem diálogos excessivamente românticos e/ou melosos, mas, sim, uma história onde os personagens vão amadurecendo à cada capítulo e ainda conferimos uma crítica social ao machismo da época que levou tantas garotas a prostituição, apenas por terem feito sexo antes do casamento, assim como levou tantas outras a entregarem seus bebês a desconhecidos, obrigadas pelos próprios pais em nome da honra da família, enquanto os homens saiam ilesos e sem nenhuma responsabilidade.
Em suma, Jardim de Espelhos é um livro que além de lindo é questionador.
Ele nos leva a refletir sobre as diferenças sociais históricas que até hoje se refletem em nosso contexto social e muitas vezes ainda são reproduzidas e ainda nos presenteia com uma bela história de vida, recheada de romance, emoção e sensualidade, onde uma mulher amadurece e pode conhecer pouco a pouco várias faces daquilo que é o amor.

A Escrita da autora é sublime. A Coesão e a coerência da narrativa são notáveis, correspondendo perfeitamente a época em que a história se desenrola, mas sem se mostrar enfadonha ou complexa em demasia. As cenas eróticas são sensuais na medida certa, de modo a acrescentar sensualidade na leitura, sem torna-la vulgar. A edição do livro está maravilhosa, diagramação e capas lindíssimas, também não notei erros na revisão.

Recomendo a leitura à todos maiores de 15 anos pelo menos, devido às cenas eróticas, preparem-se para se apaixonar, pois eu fiquei extasiada, classifiquei como 5 estrelas e a autora ganhou, em mim, mais uma fã. Espero ter o prazer de ler outras obras dela.
Quando a gente gosta muito de um livro por mais que a gente fale sobre ele, nunca é o suficiente, apesar da resenha ter dado um belo textão, e essa é a maior prova de quanto o livro é bom, eu me reprimi bastante pra não dar spoiler. Espero que tenham gostado, deixem suas opiniões nos comentários, será um prazer lê-las. 

Beijos

12 comentários:

  1. Oiie
    Sua resenha está ótima, eu já li o livro e fiquei apaixonada pela história e pela escrita do autor, e essa capa é uma graça, boa dica ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, eu amei a tua resenha, achei maravilhosa <333
    Eu ainda não tive oportunidade de ler algum romance de época, mas com toda certeza leria este! Me surpreendeu bastante e achei linda essa capa. Já quero haha
    Beijão
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieeee.
    Quando a gente gosta de um livro ou tu não sabe o que falar ou a gente quer falar tudo que ele é.
    Tua resenha ficou linda.
    Parabéns.
    Eu tambpem gosto de romances históricos, alguns me deixam emocionada.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oik. Kris. Eu cheguei a ler o livro, mas não conseguir ir até o final por falta de tempo, porém apreciei deveras o que li.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro romances históricos e fiquei bem interessada por Jardim de Espelhos, principalmente por ser ambientado no Brasil.
    Adorei a resenha e os pontos que você ressaltou. Fiquei muito curiosa para conhecer a história de Cristina.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu sou uma leitora voraz de romances de época, mas li poucos romances históricos, apesar de gostar muito também!
    Gostei bastante da premissa de Jardim de espelhos e fico feliz que a história aconteça no Brasil, pois concordo com você, sobre valorizar o que é nosso!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. As resenhas que já li sobre esse livro sempre ressalta a qualidade da escrita da Veridiana. Esse livro já resenho para o meu blog, e a Amanda também adorou. Um foto que realmente chama atenção é ambientação no Brasil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Kris. Cheguei a ficar sem ar com esta resenha. Principalmente depois que você mencionou que a história se passa aqui em nosso país. Também gosto muito de romances históricos. E este livro já foi pra minha lista de desejados!

    Valeu pela dica! ;)
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  9. Olá, sempre ouço falarem muito bem desse livro e eu fiquei muito curiosa com ele, a sua resenha me cativou a ir atrás do livro e estou muito ansiosa para conhecer a escrita da autora. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Ouço falar muito bem desse livro e da escrita da Veridiana, acredito que deve ser ótima. Mas eu não aguento mais romances históricos então, vou te que deixar passar por enquanto...

    ResponderExcluir
  11. Oi, flor.
    Diferente de você, não sou apaixonada pelo gênero romances históricos, mas tenho esse livro entre os que desejo ler depois de ver várias resenhas como a sua. Eu gostei da sua opinião, pois soou convincente e completa. O que mais me atrairia nessa história, com certeza, seria a qualidade dos seus personagens. Valorizo muito personagens reais, humanizados, falhos… Sua menção a isso me deixou com água na boca por essa leitura (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiie
    Eu confesso pra vc que não conhecia esse livro, mas mesmo ele parecendo ser muito interessante não me chamou muita a atenção :/



    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥