Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

06 novembro 2015


Autora: Jojo Moyes
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580573299
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.





Resenha


Ufa! Que livro...!

Talvez não seja o início mais propício para uma resenha, mas resume bastante este que foi um livro incrivelmente difícil para mim, pessoalmente; e ainda, tão lindo e brutalmente real.

Jojo nos traz temas delicados como a dificuldade de se resignar frente a condições adversas (e imutáveis), a importância da esperança, mas também de aceitar as decisões tomadas por aqueles que amamos (sem julgamentos e incondicionalmente), e - por fim, mas não menos importante (que merece, inclusive, um TRIGGER WARNING) -, o suicídio.

Eu sou meio crítica quando assuntos assim são discutidos porque acho que eles exigem um cuidado enorme, e não devem ser tratados levianamente. Fico sempre esperando aquele momento de "campos verdejantes e flores" que imediatamente tira o personagem X da crise de ansiedade e cura personagem Y da depressão profunda; qualquer coisa que me faça largar o livro imediatamente porque - oi? - não é assim que as coisas são. Mudanças são paulatinas e nem tudo são unicórnios e arco-íris.

Então, página a página, fiquei esperando que isso acontecesse em "Como eu era antes de você". E, página a página, fui agradavelmente surpreendida. As dificuldades continuavam presentes, e o personagem evoluíam em função delas, e não contornando-as como é comum acontecer.

É um golpe atrás do outro e é lindo. Esteja pronto para uma montanha-russa de torcida, surpresa, risada, dor e lágrimas. Mais que isso, esteja disposto a aceitar que algumas histórias e personagens, como pessoas reais (com suas dores diárias das quais muitas vezes ninguém sabe), saem do nosso controle.

Este livro TAMBÉM está ganhando uma adaptação com um elenco que, na minha opinião, tá de arrasar: nossa linda Daenerys Targaryen, Emilia Clarke, no papel de Lou, e com o Will sendo encarnado pelo gato do Sam Claflin. Eu vou estar na primeira fila, na estreia - acompanhada, sem duvida, de um pacote imenso de lenços.

Um comentário:

  1. Acho o enredo desse livro bem interessante, cheio de revira-voltas e lições de "vamos aproveitar melhor a vida", pelo menos é assim que parece. Fico feliz que tenha gostado, também acho que assuntos delicados e que muitas vezes são tratados como detalhe, deveriam ter um toque especial. Ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas espero conferir a história em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥