Resenha: Filha da Floresta - Juliet Marillier (Sevenwaters Livro1)

25 junho 2015





Edição: 1
Editora: Butterfly
ISBN: 9788588477971
Ano: 2012
Páginas: 616
Classificação: 5/5
Sinopse:
Filha da Floresta - Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da Natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que os transformou de bravos guerreiros em belos cisnes selvagens...
O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos...
Os invasores da floresta, os salteadores de além-mar, os bretões e os vikings, estão todos decididos a destruir este lindo paraíso. Porém, o mais urgente para os guardiões de Sevenwaters é destruir o mal sombrio que se introduziu em seu domínio: Lady Oonagh, uma feiticeira, bela como o dia, mas com um coração negro como a noite.
Landy Oonagh conquista Lorde Colum, mas não consegue encantar a prudente Sorcha e seus bravos irmãos. Frustrada por não conseguir destruir a família, ela aprisiona os jovens guerreiros com um feitiço que somente a força silenciosa de Sorcha pode quebrar. Se falhar, todos continuarão encantados e morrerão!
Mas os seres da floresta veem Sorcha como sua filha e a colocam sob a guarda de um destemido guerreiro, porém o preço dessa proteção é abandonar a segurança de tudo o que conhecia para seguir até terras estrangeiras e hostis... Em pouco tempo, a jovem se vê dividida entre o seu dever, que significa a quebra da maldição que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.



Resenha

Recentemente meu namorado estava classificando os filmes que ele assistiu no Filmow e eu reparando que ele nunca dava 5 estrelas a nenhum dos filmes, mesmo os filmes que eu sabia que ele havia gostado e indaguei o porquê. Ele me respondeu que se ele desse 5 estrelas para qualquer filme que ele achasse muito bom, sendo 5 estrelas o máximo, o que ele daria para aqueles filmes que superassem o muito bom, que fossem realmente excelentes e maravilhosos? Depois disso eu fiquei matutando que eu realmente estava sendo muito "boazinha" e dava 5 estrelas pra qualquer livro que eu achasse muito bom e acabava me sentindo em dívida quando lia um livro que pra mim era glorioso, surreal. Então aprendi, só dou 5 estrelas agora para os livros que eu realmente amar. E já vou estrear isso com Filha da Floresta, pois se ultimamente eu li um livro que mereceu isso, foi ele. Desde já agradeço a editora pela cortesia.

Logo que o livro chegou eu fiquei encantada com a perfeição da edição, o livro é lindo. A Capa é muito bonita e cheia de detalhes encantadores, assim como a diagramação. Porém fiquei um pouco assustada porque o livro é enorme, mais de 600 páginas, mas pasmem, eu o li em dois dias. Porque simplesmente a história voa e te abduz pra dentro dela. Eu ficava dizendo: "vou ler só mais um pouquinho, vou ler só mais um pouquinho... E quando dava por mim já era dia."

Então, Filha da Floresta é o primeiro livro da Trilogia Sevenwaters.
Sevenwaters (ou sete águas) é o nome do lendário reino onde a história é ambientada. Um lugar mítico onde a magia está presente e as pessoas a respeitam. Sorcha é a sétima filha do rei que por sua vez também é o sétimo filho e traz consigo o dom de falar com os seres da floresta. Sua mãe faleceu no seu parto, o que fez, de certa forma, com que o seu pai acabasse se afastando do convívio dos filhos e mergulhando na guerra contra os Bretões, mas esse não é um problema para Sorcha e seus irmãos que crescem livres, em contato com a natureza, desenvolvem seus dons e são instruídos em segredo pelo Padre Brien, que lhes ensinava a escrever, e a usar a ciência em troca de comida e companhia. Tudo corre as mil maravilhas até que o seu pai resolve casar-se outra vez com a malévola Lady Oonagh. E é aí que toda a calmaria some e Sorcha se vê obrigada a seguir o seu destino é então que ela conhece Red e parte rumo a uma nova aventura. Onde cumprir uma degradante tarefa para salvar seus irmãos, talvez seja a coisa mais leve que possa acontecer. Eu queria me aprofundar mais no resumo, mas isso seria impossível sem dar spoiler.

Filha da Floresta é uma leitura mágica e intensa, baseado em parte no conto de fadas dos 6 cisnes contado (ou recontado, provavelmente) pelos Irmãos Griim e na mitologia Celta. A história nos traz a essência dos contos de fadas, onde a realidade se choca com a magia para nos trazer grandes lições. Sorcha conhece a dor e aprende com ela que para cumprir a missão que lhe foi impingida ela precisa se entregar de corpo e alma. E ela é capaz de enfrentar qualquer coisa movida pelo amor que sente pelos irmãos, e isso a leva a conhecer o que há de pior na natureza humana, assim como o que há de melhor também, ao encontra honra, amizade e conhece o amor no lado inimigo, pois não há sombras sem que haja a luz. Essa é apenas uma das lições que a história nos traz, eu gostaria de citar outras, mas seria dar Spoiler.


A escrita da Juliet é muito fluída e penetrante, a leitura te transporta para Sevenwaters, você sofre junto com a Sorcha, é praticamente impossível não criar uma conexão com a personagem. O enredo é muito bem elaborado e intrincado de maneira que, apesar do livro ser bem extenso a história se encaixa perfeitamente e se complementa, fazendo que em nenhum momento ela perca o sentido. A fantasia perfeitamente temperada com outros gêneros, como aventura e romance. O Amor foi colocado na narrativa sutilmente e na medida certa ,de modo que não transformou o livro um romance meloso e ainda assim nos apresentou uma bela história de amor.


Os personagens são muito bem estruturados, além de Sorcha cada irmão tem características marcantes que nos levam a nos apegar a eles também, assim como os personagens que vão sendo apresentados ao longo da história. Os cenários descritos são de uma magnitude imensa, o que influência muito na leitura, pois eles são uma parte essencial da história. O livro termina deixando algumas brechas e indagações, que creio eu, serão preenchida nas sequências. Acredito que os fãs das Brumas de Avalon também gostaram de se aventurar em Sevenwaters.

A Leitura é maravilhosa, muito rica e profunda, bem como a literatura fantástica deve ser, daquelas que encanta, mas que estimula o leitor a pensar por si próprio. Por isso recomendo e convido vocês a fazerem essa leitura, creio que só assim vocês terão a dimensão do teor da narrativa. Eu amei o livro e o acomodei entre os meus favoritos, estou ansiosa pela continuação. Em breve trago a resenha também desses pra vocês.

Beijos e conversem com a gente nos comentários.


15 comentários:

  1. bom, se ele tem aquela pegada estilo de Avalon, então certamente eu vou curtir a leitura... o problema é que é série, e ando fugindo delas ultimamente :(
    fiquei bem curiosa com a história de Sorcha...

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris!
    Filha da Floresta não é o tipo de livro que eu gosto, mas é a segunda resenha que eu leio dele e é super positiva!! Se você achou que o livro é digno de 5 estrelas (Também só dos 5 estrelas para os livros MAIS FODAS), então acho que vale a pena dar uma chance para esse livro, até porque os personagens são bem estruturados e quando a autora consegue fazer isso, me ganha muito. Quero conhecer a narrativa da autora e que mágica é essa em fazer uma trilogia quando o primeiro livro tem mais de 600 páginas!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  3. Oi Kris, eu não sou fã do gênero, mas já li algumas resenhas muito positivas desse livro e fiquei bem curiosa, pois se o livro é bom, não importa o gênero, eu quero ler. Uma pena que estou com muitas leituras pendentes, mas se tiver oportunidade cm certeza vou querer ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  4. Olá :) Resenha perfeita!!! <3 Amei!!! :3 Eu tive a oportunidade de ler esse livro, *--* concordo com você, a história é maravilhosa e envolvente, fiquei encantada com a beleza do livro (físico) e do conteúdo, achei apaixonante a relação entre a protagonista e os irmãos. <3 Esse livro tornou-se favorito. *-* A fantasia ótimas!!! <3 Beijos!!!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  5. Awnn, to doida para ler esse livro! Ele é bem longo e tal, mas estou entrando na onda de literatura fantástica, tua resenha me motivou ainda mais a ler! Estou apenas esperando meu amigo terminar de ler para me emprestar :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu também adorei esse livro! Minha resenha dele ficou gigante. Realmente uma leitura rica e profunda, cheio de momentos de tirar o fôlego e arrancar lágrimas. A edição da Butterfly ficou linda e muito caprichada, um livro de encher os olhos.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Foi uma das minhas últimas leituras e eu concordo que a autora está de parabéns.
    A maneira que ela amarrou a história e fez a gente se encantar por cada personagem.
    Amei mesmo, Juliet é demais!
    Sorcha é um exemplo e a fantasia apresentada é de deixar qualquer um de boca aberta.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oi Kris, tudo bem?
    Ganhei esse livro faz mais de um ano e não li ainda por medo, pois me falaram mal dele, mas a sua resenha me animou, acho que vou ler ele.
    Gostei de saber que a escrita é fluída, principalmente pela quantidade de páginas.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Kris! Já é a terceira vez que tento postar meu comentário, mas tá difícil.
    Pois bem, eu conheci o livro pelo marcador eu tinha os três da série quando pedi pra editora mandar e ela mandou de presente. Não cheguei a ver a sinopse, mas tem essa pegada de Avalon e me lembrou da trilogia Grisha que tem também esse ar, além dos mapas igual ao os Gonnies.
    Vou esperar sua próxima resenha, vai que dá na minha cabeça e leio.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/?
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?!

    Eu concordo com seu namorado... A lógica dele define perfeitamente a ideologia de classificação que sigo. Eu fiquei SUPER curiosa pra ler esse livro, depois do discurso do primeiro parágrafo. A capa tá demais! Mal vejo a hora de me encantar com os personagens e de me aventurar por sevenwaters.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  11. Olá! Achei a sua resenha super interessante, muito bem detalhada. Me interessei muito pelo livro, gosto de livros baseados em "contos de fadas", é bem diferente do que estou acostumada a ler, nunca li nada sobre a mitologia celta antes. Vai estar na minha lista de livros para ler!
    Beijos
    Larissa (http://laoliphant.com.br/)

    ResponderExcluir
  12. Estava pensando isso esses dias que estou muito boazinha dando 5 estrelas a vários livros
    Agora tento me policiar mais
    Não leio muito do gênero mas vc dando 5 estrelas depois que falou isso quero ler.
    Amei essa capa e 600 páginas realmente assusta
    Mas quando é bom a gente ler que nem sente né? rsrs
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Vou acabar lendo contra minha vontade depois de tantas resenhas positivas. A história parece bem promissora, mas acho essa capa horrível. Meu TOC vai me matar D:

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kris!
    Já tinha ouvido falar, bem superficialmente, desse livro e tinha tido certo interesse, mas acabei esquecendo. Sua resenha me deixou mais interessada e decidi que valerá dar uma chance a ele, só que pretendo esperar que saiam os outros livros porque já estou cheia de séries inacabadas e não quero começar outra agora!
    Excelente resenha!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie! ^^
    Adoro livros de fantasia mas não consigo ter uma curiosidade muito grande por esse, eu não sei exatamente o motivo só não fico curiosa, apesar disso irei anotar a sua dica, talvez eu me surpreenda com essa leitura.

    Beijinhos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :|
:-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Seja Bem-Vindo,
Interaja conosco, é um prazer poder saber a sua opinião.


Deixe seu link que retribuiremos a visita.
Não serão aceitos comentários ofensivos ou de span.

Volte sempre ♥